Em janeiro, a Microsoft anunciou a sua intenção de comprar a Activision Blizzard por 68,7 mil milhões de dólares. A concretização do negócio estará dependente dos reguladores e, nos Estados Unidos, é a Federal Trade Commission (FTC) quem será responsável pela investigação.

De acordo com fontes com conhecimento na matéria, a Bloomberg avança que a FTC pretende averiguar se o negócio é prejudicial para a concorrência, centrando a investigação na combinação entre o portfólio de videojogos da Activision e as consolas da Microsoft.

A presidente da FTC, Lina Khan, tem vindo a defender uma abordagem mais rigorosa to que toca ao escrutínio de negócios entre empresas, sobretudo das tecnológicas, que afirma serem capazes de impulsionarem o seu domínio em determinadas áreas de modo a ganharem ainda mais poder noutros mercados.

Recorde-se que, a concretizar-se, a compra da Activision Blizzard será a maior aquisição da Microsoft. Ainda em março do ano passado a gigante tecnológica pagou 7,5 mil milhões de dólares pela ZeniMax Media, a empresa-mãe da Bethesda Softworks. Até à data, o LinkedIn foi a maior aquisição da Microsoft, por um terço do valor agora investido: 26,2 mil milhões de dólares.

Se o negócio obtiver a aprovação dos reguladores, com a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft vai juntar mais um número significante de estúdios ao seu ecossistema de gaming, além séries de videojogos como Call of Duty, Warcraft, Diablo, Overwatch e até Candy Crush.

Sony compra novo estúdio de videojogos. Tecnológica paga 3,6 mil milhões de dólares pela Bungie
Sony compra novo estúdio de videojogos. Tecnológica paga 3,6 mil milhões de dólares pela Bungie
Ver artigo

A rival Sony reagiu recentemente à notícia do negócio, referindo que “espera que a Microsoft cumpra os acordos contratuais e continue a garantir que os jogos da Activision sejam multiplataformas”. Logo no início de fevereiro foi anunciada a compra do estúdio de videojogos Bungie pela Sony, num negócio de 3,6 mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.