Apesar da incerteza que marca o panorama económico nacional e europeu, as empresas portuguesas do sector das tecnologias de informação mostram-se otimistas no que diz respeito às previsões de contratação para os últimos três meses de 2023.

As intenções das tecnológicas evoluem de forma positiva, com 55% das empresas a preverem aumentar as suas equipas no próximo trimestre, face a 8% que anteveem reduzir e a 31% que planeiam manter o seu número atual de colaboradores.

Os dados constam do estudo “Tech Talent Outlook”, apresentado pela Experis, e mostram uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +47% para o quarto trimestre do ano, no sector das TI. O valor já está ajustado sazonalmente e representa uma subida de três pontos percentuais face ao terceiro trimestre de 2023 e de nove pontos percentuais comparativamente com o período homólogo do ano passado, sublinha-se em comunicado.

Estes números colocam Portugal 14 pontos percentuais acima da média da região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e oito pontos percentuais acima da média global, posicionando-o como o sétimo país no mundo com a perspetiva de criação de emprego no sector das TI mais otimista.

Cique na imagens para conhecer mais alguns dados do estudo

Cibersegurança, Suporte Técnico e Gestão de Bases de Dados são as áreas mais procuradas pelos empregadores nacionais no sector das TI, mas 87% das organizações revela dificuldades em preencher as posições abertas.

A segurança e gestão dos dados e dos sistemas das empresas, bem como a manutenção de um serviço de apoio eficaz revelam-se, atualmente, as áreas tecnológicas mais prioritárias para os empregadores nacionais. Neste sentido, perfis especializados dotados de soft skills como a capacidade de diagnosticar e resolver problemas e recolher e analisar dados relevantes são alguns dos mais valorizados por estas empresas.

Tecnologias lideram intenções para contratar em Portugal nos próximos meses
Tecnologias lideram intenções para contratar em Portugal nos próximos meses
Ver artigo

Apesar do otimismo no que respeita às Perspetivas de Contratação para os últimos três meses do ano, preencher as posições que as empresas lançam para o mercado continua a revelar-se um desafio para grande parte das organizações tecnológicas. Na verdade, 87% afirmam sentir dificuldades em encontrar perfis com as competências necessárias, segundo o Talent Shortage Survey 2023, estudo desenvolvido pelo ManpowerGroup.

A escassez de talento continua a ser, por isso, um dos desafios mais reportados pelos empregadores do sector, que têm vindo a apostar em diversas estratégias para responder às exigências do mercado”, nota a Experis no comunicado.

Evolução positiva em Portugal ao longo de todo o ano

As intenções de contratação dos empregadores nacionais do sector das TI têm vindo a registar uma evolução positiva desde janeiro, contrariando a tendência verificada em 2022, destaca a Experis.

Há cada vez mais escassez de talento em IT para contratar em Portugal
Há cada vez mais escassez de talento em IT para contratar em Portugal
Ver artigo

Nos primeiros três meses de 2023, as perspetivas de contratação em TI situavam-se nos +28%, face aos +67% verificados em janeiro de 2022. No trimestre seguinte, a Projeção para a Criação Líquida de Emprego verificava, em Portugal, um aumento de quatro pontos percentuais, fixando-se nos +32% e aproximando-se do valor do período homólogo de 2022, que estava nos +37%.

De julho a setembro de 2023, os planos de contratação destes empregadores encontravam-se já nos +44%, registando uma subida considerável de 12 pontos percentuais face ao trimestre anterior. As intenções de contratação dos empregadores situavam-se, contudo, ainda abaixo do registado nos mesmos meses de 2022, por uma diferença de sete pontos percentuais, nota a Experis. Para o quarto e último trimestre do ano, os empregadores revelam-se mais otimistas em aumentar as suas equipas, com uma projeção que ultrapassa em nove pontos percentuais as intenções registadas no mesmo período do ano passado.

Contratações nas TI em todo o mundo

A Projeção para a Criação Líquida de Emprego no setor tecnológico a nível global apresenta-se com um valor positivo de +39%, mantendo as perspetivas do trimestre passado. Ainda assim, quando comparada com o período homólogo de 2022, esta projeção reflete uma descida moderada de cinco pontos percentuais.

Todos os 41 países e territórios inquiridos apresentam projeções positivas, com Portugal a ocupar a sétima posição na tabela a nível global, oito pontos percentuais acima da média global. Com os valores mais otimistas destacam-se países como Porto Rico, com +57%, os Estados Unidos da América, a fixar-se nos +56%, e o México e a Noruega, ambos com uma Projeção de +53%. Mais cautelosos estão a Roménia e a Polónia, com +16%, e a Bélgica e a Argentina, com +17%.

Na Região EMEA a projeção do sector das TI é de +33%, situando-se apenas três pontos percentuais acima da registada no último trimestre e oito pontos percentuais superior à verificada no período homólogo de 2022.

O estudo da Experis entrevistou mais de 5.300 empresas tecnológicas, em 41 países e territórios.