Quando em 2014 Bill Gates passou a liderança da Microsoft a John Thompson, Satya Nadella assumiu o cargo de Chief Executive Officer, tornando-se a cara mais conhecida da gigante tecnológica dos últimos anos. A empresa acaba de apontar Satya Nadella como o novo presidente, sete anos depois de ocupar a cadeira de CEO. Já John Thompson regressa à sua posição anterior, a de Lead Independent Director, ou seja, faz a ponte entre o presidente e os diretores independentes.

A Microsoft referiu ainda que Satya Nadella manterá o seu papel de CEO na empresa, algo que não acontecia desde 2000. Antes de largar o cargo de CEO, Bill Gates também acumulava as duas funções de liderança.

A promoção de Satya Nadella é mais um voto de confiança da gigante de Redmond no seu trabalho, tendo ajudado na recuperação da empresa depois do desastre do negócio mobile com a compra da Nokia, assim como o mercado das pesquisas. Ajudou ainda a dar nova vida ao Windows, reformulando as operações em torno da computação em cloud, aplicações para equipamentos mobile e inteligência artificial. Também refrescou o Office com maior foco na cloud e sistemas operativos, refere a Bloomberg.

Microsoft prepara-se para revelar a próxima geração do Windows e deixa pistas num novo vídeo
Microsoft prepara-se para revelar a próxima geração do Windows e deixa pistas num novo vídeo
Ver artigo

Nos últimos anos a Microsoft tem vindo a restaurar o seu estatuto de gigante tecnológica, subindo o seu valor na bolsa, com um valor de mercado próximo dos 2 biliões de dólares.

Satya Nadella está na Microsoft desde 1992 e liderou diversos negócios da empresa. Antes de se tornar CEO em 2014, substituindo Steve Ballmer, liderava os negócios da cloud e enterprise, áreas com as melhores performances da tecnológica. Como CEO, o agora presidente da empresa foi responsável pelas aquisições do LinkedIn em 2016 por 26 milhões de dólares, a Nuance Communications por 20 mil milhões de dólares e mais recentemente, na área dos videojogos, a ZeniMax por 7,5 mil milhões de dólares.