Ainda este ano a Verizon avança nos Estados Unidos com uma rede móvel de quarta geração suportada em tecnologia LTE. A infra-estrutura será a principal concorrente da rede WiMax da Clearwire.
Está é a conclusão de um estudo da PricewaterhouseCoopers apresentado no Mobile World Congress. Segundo a consultora, os serviços de dados foram responsáveis por um aumento de 50% nos negócios das operadoras.
A fibra na rede fixa e os avanços no 3G na rede móvel darão num futuro próximo garantias de banda muito mais larga. A PT está envolvida nos dois projectos mas não se compromete com timings.
Em causa está a campanha "Carnaval em Roaming", através da qual a operadora dá descontos de até 40 por cento nas chamadas efectuadas a partir do estrangeiro.
Com a adesão dos operadores às tecnologías de 4G ensombrada pela crise económica a Alcatel-Lucent criou uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento de aplicações que tirem partido da largura de banda fornecida pela tecnologia LTE.
A Vodafone confirmou hoje que irá comercializar na sua rede o novo telefone da HTC equipado com o sistema operativo da Google. Portugal será um dos países contemplados, nos próximos meses.
O primeiro modelo a sair para o mercado com a plataforma integrada será o N97, já no terceiro trimestre. A disponibilização da ferramenta nos terminais permitirá chamadas gratuitas entre contactos Skype e a preços económicos para linhas fixas e móveis.
Carregador universal para telemóveis em 2012
Este é o objectivo de 17 empresas, entre operadores e fabricantes. Dentro de 3 anos os carregadores dos telemóveis serão todos iguais e mais amigos do ambiente.
Do total de países que iniciaram as transmissões de TDT apenas cinco fazem-no de forma efectiva, tendo terminado as emissões em sinal analógico. Portugal só dará esse passo no próximo ano.
Depois de testar a tecnologia que permitirá multiplicar por três a velocidade actual das ligações móveis de dados a Vodafone testou uma funcionalidade que pode acelerá-la.
Não é o cenário de crise que afasta as empresas da maior feira mundial para tecnologias de rede GSM. De Portugal cinco empresas assentam arraiais em Barcelona com stands próprios ou partilhados e outras 30 participam no Brokerage event.
As três operadoras móveis estão a testar o HSPA+, a tecnologia que permitirá triplicar a velocidade das ligações móveis de dados. A TMN e a Vodafone já tinham revelado, agora também Optimus confirma.
Apesar de o anúncio oficial da empresa estar marcado para a próxima semana, já são conhecidos alguns detalhes acerca da loja virtual da Nokia, um espaço onde os utilizadores Symbian poderão comprar aplicações para os seus telemóveis.
A PT vai passar a integrar na oferta um modem ADSL sem fios da D-Link, empresa que faz o balanço da actividade em Portugal e apresenta os objectivos para 2009.
A Sonaecom anda empenhada em melhor a eficiência dos seus activos no que respeita à capacidade para oferecer serviços. Isso parece indicar dois movimentos de devolução de espectro à Anacom.
O sector das comunicações electrónicas foi responsável por 79 por cento das queixas recebidas pela Anacom, algo como 26.099 reclamações, diz o regulador.
A Vodafone planeia terminar o primeiro semestre do ano já com uma oferta de banda larga até 21 Mbps, revelou a empresa que recentemente fez testes à tecnologia HSPA+ 64 QAM.
A Wit vai ao World Mobile Congress a Barcelona mostrar a aplicação que desenvolveu para o iPhone, apadrinhada pela Vodafone e já certificada pela Apple.
A empresa portuguesa irá apresentar no Mobile World Congress uma nova solução de navegação destinada a telemóveis. A plataforma conta com a colaboração da Blom e está pronta a ser comercializada.
Já existem mais de 4 mil milhões de utilizadores de telemóveis em todo o mundo. O número foi avançado pela GSMA que prevê a evolução do mercado até aos 6 mil milhões de ligações em 2013.
Ainda não é assim mas será quando forem publicadas em Diário da República as alterações ao regulamento da portabilidade. Erros e atrasos dão ao cliente o direito a ser indemnizado.