O ministro das obras públicas acredita que Portugal tem boas condições para fazer nascer um cluster industrial na área das telecomunicações, em torno das RNG e da TDT.
Custará algo como 11,10 euros e estará à venda em Maio no país sul-americano. O seu lançamento surge no âmbito de uma parceria entre o governo de Chávez e a China para o desenvolvimento energético e tecnológico das nações.
A lei que define o regime aplicável à construção, acesso e instalação de redes e infra-estruturas de comunicações electrónicas é hoje colocada em consulta pública.
O director-geral da associação Porto Digital explicou ao TeK os detalhes do projecto hoje apresentado e a ligação com uma iniciativa anterior que também visava dar fibra à cidade, onde foram investidos 4 milhões de euros.
Baptizada com o nome Lei Nokia, a reforma da Lei de Protecção das Comunicações Electrónicas finlandesa prevê que as empresas possam investigar e filtrar, sem ordem judicial, os emails dos seus funcionários. A norma é alvo das criticas da oposição.
O Grupo DST anuncia hoje um investimento de 80 milhões de euros para desenvolver uma rede de fibra óptica no Porto. O projecto envolve a Porto Digital e mil quilómetros de rede.
Em Dezembro do ano passado o número de clientes activos de UTMS era 47,7 por cento superior ao valor observado no final de 2007. Os números são da Anacom que contabiliza agora 14,910 milhões de assinantes de serviços móveis.
A Zon aroveitou a apresentação de resultados para detalhar os seus planos para a banda larga móvel pré-paga e fixa, onde está a estender o acesso aos 100 Mbps.
O mercado mundial de telemóveis viu os resultados baixarem no final do ano passado. A Nokia e a Motorola foram as que sentiram mais a quebra trimestral, indica a Gartner.
Em causa está a nomeação de João Couto para a presidência da Associação dos Operadores de Telecomunicações. O administrador da Vodafone faz-se acompanhar ainda por membros da PT, da ONI e da Zon, que se estreia na direcção da Apritel.
O VoIP continua a ganhar terreno na rede fixa. Em Dezembro representava 2,3 por cento do total de chamadas feitas no trimestre, número corresponde a 15 milhões de comunicações.
Segundo a União Internacional das Telecomunicações, dois terços das subscrições de contratos móveis provêm das regiões mais pobres do mundo. A nível europeu, a Suécia é o país mais desenvolvido no que se refere às TIC.
A empresa vai pedir à Anacom que transforme a sua licença de operadora de serviços móveis para grupos fechados numa licença semelhante às da TMN, Vodafone e Optimus.
A TMN foi a primeira a avançar, estando os novos preços já em vigor. As concorrentes Vodafone e Optimus só mexem nos valores a partir da próxima quinta-feira.
Os operadores móveis americanos poderão ficar sujeitos a uma nova taxa anual pela exploração de espectro que na próxima década renderia ao governo mais de 4 mil milhões de dólares.
Mesmo depois de rejeitadas as duas propostas para o quinto canal de TV, o Governo acredita que existem condições para que este avance, definindo-o como essencial para a TDT.
Portugal terminou 2008 com 2,29 milhões de subscritores de serviços pagos de TV. O cabo continua a liderar mas perdeu terreno para o satélite e restantes tecnologias.
Foi aprovada na generalidade uma Proposta de Lei que pretende eliminar ou atenuar as barreiras legislativas que podem abrandar o ritmo de desenvolvimento das redes de nova geração.
A partilha de investimentos nas redes de fibra óptica é mais uma vez incentivada pela Anacom que ontem divulgou o relatório de consulta pública para as redes de nova geração, onde define também obrigações regulatórias para a PT.
A RNT falhou o prazo definido pelas regras do concurso para o reforço da caução. A entidade reguladora para a área das telecomunicações diz que não vai conceder nova prorrogação.
Só desde o início deste ano a Deco já registou 104 queixas de empresas que vendem serviços para telemóveis, como toques e outros conteúdos. Algumas de utilizadores que nem subscreveram qualquer oferta.
(Alterada) Os clientes da Ryanair já podem usar os seus equipamentos móveis, se viajarem numa das 20 aeronaves da companhia preparadas para oferecer o serviço.