Hoje, no 76º dia da fase principal do leilão do 5G, que definirá a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, as licitações alcançaram os 292,04 milhões de euros, representando uma subida de 892 mil euros em relação ao dia anterior.

Sem fugir à tendência das últimas semanas, a faixa dos 3,6 GHz, onde a maioria dos lotes já vale mais de 4 milhões de euros, é a única onde se registam mudanças. Através dos dados disponibilizados pela Anacom é possível constatar subidas nas propostas de 18 dos 40 lotes disponíveis.

Nesta faixa nativa do 5G verificam-se também aumentos a rondar no máximo os 245% em relação ao preço de reserva, como é o caso dos lotes J02 e J24, cujo valor já ultrapassou a valorização registada nos dois primeiros lotes da faixa dos 2,6 GHz, que se mantêm “parados” desde o 36º dia da fase principal. A única faixa que mais valorizou ao longo do processo foi a dos 2,1 GHz, cujo preço subiu mais de 400% face ao valor de reserva.

Ao todo, a soma de ambas as fases do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, já é superior a 376 milhões de euros, ultrapassando o preço de reserva fixado pela Anacom nos 237,9 milhões e o encaixe gerado pelo leilão do 4G em 2011.

Recorde-se que à medida que "braço de ferro" entre operadoras e Anacom se mantém, em particular após a proposta de alteração do regulamento do processo que foi recebida negativamente tanto pela Altice Portugal, como a NOS e a Vodafone, Portugal continua a ser um dos três países da União Europeia que ainda não lançou serviços comerciais de 5G.

Porém, operadoras como a MEO, NOS e Vodafone dizem estar prontas a avançar e já têm campanhas na rua e projetos de cobertura de recintos culturais e desportivos com redes móveis de quinta geração. A Altice Portugal deu a conhecer que vai garantir cobertura 5G no Estádio do Dragão, Altice Arena, Cidade do Futebol e Autódromo do Algarve. No mês passado, a NOS revelou também uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica sobre a cobertura do Estádio da Luz com rede 5G.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 18h47)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.