![Quais os direitos dos consumidores durante a COVID-19 no setor das telecomunicações? Anacom responde](/assets/img/blank.png)
Em plena pandemia de COVID-19 é natural que surjam dúvidas por parte dos consumidores no que diz respeito ao setor das telecomunicações. A pensar nesta realidade, a Anacom lançou esta segunda-feira um guia prático para responder às principais dúvidas dos portugueses, ajudando a esclarecer os seus direitos.
O que posso fazer se não conseguir pagar os meus serviços de comunicações ou será que posso cancelar o contrato sem penalização? Estas foram algumas das perguntas que chegaram ao conhecimento da Anacom através de queixas e pedidos de informação feitos nos livros de reclamações. Outras questões foram ainda recebidas diretamente através dos contactos que a entidade disponibiliza.
![Guia do Consumidor: Tudo o que precisa de saber sobre as comunicações durante a pandemia COVID-19. Guia do Consumidor: Tudo o que precisa de saber sobre as comunicações durante a pandemia COVID-19.](/assets/img/blank.png)
Disponível em formato flipbook, o que se assemelha a um livro "real" e com imagens, o guia tem 22 páginas que pode percorrer. Para além de estar disponível para consulta online, pode também fazer download do guia.
Tal como tem acontecido com várias plataformas online, como a do Eurostat, a Anacom lançou neste mesmo dia uma área dedicada exclusivamente ao impacto da COVID-19 no setor das telecomunicações. Entre os vários temas em cima da mesa, pode informar-se sobre as principais alterações legislativas resultantes da pandemia e conhecer os conselhos da Anacom para evitar fraudes e burlas.
![ANACOM lança área dedicada exclusivamente ao impacto da COVID-19 ANACOM lança área dedicada exclusivamente ao impacto da COVID-19](/assets/img/blank.png)
De acordo com os últimos dados divulgados pela Anacom, entre 27 de abril e 2 de maio o tráfego de voz e de dados diminuiram, mas os valores continuam acima do período pré-pandemia. Em comparação com o período anterior à crise de saúde pública, a reguladora registou um aumento de 55% no tráfego de dados. No caso do fixo, verificou-se uma subida de 59%, já no móvel houve uma descida de 3%. Em linha com os dados da semana anterior, a reguladora afirma que 95% do tráfego de dados continua a ser baseado nas redes fixas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários