
A Wisk Aero quer ser a primeira empresa da área de mobilidade aérea avançada a ter “luz verde” da norte-americana Federal Aviation Administration (FAA) para poder transportar passageiros num veículo totalmente autónomo e elétrico e acredita que o seu novo táxi aéreo é um bom candidato à certificação.
A sexta geração do eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing), com espaço para transportar quatro passageiros no interior, está equipada com um conjunto de 12 rotores, seis frontais e seis traseiros, sendo capaz de percorrer distâncias de aproximadamente 144 quilómetros e de atingir uma altitude máxima de 4.000 pés.
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A empresa, formada em 2019 numa parceria entre a gigante de aviação Boeing e a Kitty Hawk, explica que, com a nova geração de veículos eVTOL quer estabelecer um novo standard no mercado dos táxis aéreos, combinando uma abordagem que se foca na segurança com um sistema de voo autónomo supervisionado remotamente por colaboradores humanos.
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A Wisk Aero ambiciona lançar o seu próprio serviço de táxis aéreos num prazo de cinco anos após receber a devida certificação para operar, esperando levar a cabo cerca de 14 milhões de voos anualmente em 20 mercados um pouco por todo o mundo.
Recorde-se que, para lá da Wisk Aero, outras empresas estão também empenhadas desenvolver táxis aéreos, com soluções desenvolvidas para agilizar a mobilidade urbana: da Volocopter à Joby Aviation, passando ainda por nomes como Airbus.
Por exemplo, recentemente, a AutoFlight, que se quer destacar no mercado da mobilidade aérea com o veículo eVTOL Prosperity I, mostrou como um novo protótipo conseguiu passar num teste de voo, como pode recordar no vídeo que se segue.
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