Da Volocopter à Airbus, passando pela Joby Aviation ou Wisk Aero: várias empresas estão a apostar no desenvolvimento de táxis aéreos. A Archer Aviation quer também entrar neste mercado e recentemente deu a conhecer ao mundo a sua nova geração de veículos eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing).
De acordo com a empresa, o veículo, que toma o nome Midnight, apresenta-se como uma evolução do protótipo que tem vindo a testar ao longo do último ano. Com uma envergadura de mais de 14 metros e um peso de mais de duas toneladas, o modelo Midnight, está equipado com 12 rotores, seis localizados na frente da asa principal e seis na traseira.
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O veículo tem capacidade para transportar quatro passageiros, com um limite máximo de carga a rondar os 454 quilogramas. A Archer Aviation detalha que o Midnight será optimizado para realizar viagens de ida e volta de pouco mais de 32 quilómetros, com uma pausa de 10 minutos para recarregar as baterias.
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A empresa espera começar a testar o táxi aéreo na primeira metade de 2023, mas até lá, o veículo terá de passar por uma série de avaliações. Quando estiver totalmente operacional, espera-se que o Midnight seja capaz de voar a uma altitude de 2.000 pés, com um nível de ruído a rondar os 45 dbA.
A Archer Aviation espera também conseguir a aprovação da reguladora norte-americana FAA (Federal Aviation Administration) em 2024, assim como ter uma frota de táxis aéreos pronta para entrar em serviço no ano seguinte e já fechou uma parceria com a United Airlines. A companhia aérea norte-americana pretende comprar 100 veículos Midnight e lançar um serviço de transporte para levar passageiros de Manhattan até ao Aeroporto Internacional de Newark.
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