Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
A China criticou hoje a decisão “infundada” do Canadá de excluir as gigantes chinesas das telecomunicações Huawei e ZTE da infraestrutura 5G, em nome da segurança nacional.
A decisão era esperada e não surpreende a fabricante que, no entanto, a considera política e resultante da pressão dos Estados Unidos. Os operadores de telecomunicações vão ter um máximo de cinco anos para remover todos os equipamentos Huawei e ZTE das suas redes.
Vários sites institucionais italianos voltaram a sofrer ataques informáticos que foram reivindicados pelo grupo pró-russo Killnet, que já tinha tentado perturbar o Festival da Eurovisão da Canção, realizado na semana passada em Itália, divulgou hoje a imprensa italiana.
O Departamento indica que por “agir de boa fé” entende-se o acesso a sistemas informáticos com o propósito de testar, investigar e/ou corrigir vulnerabilidades, sem causar dano a indivíduos ou ao público em geral.
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) chamou à sede todos os responsáveis das unidades nacionais e das diretorias regionais para analisar o impacto da decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei dos metadados nos processos em investigação.
Os internautas chineses estão a desenvolver formas criativas de contornar o sistema de censura de conteúdo online da China, à medida que cresce a frustração com o extremar das medidas de prevenção epidémica do país.
Olhando para Portugal, um novo relatório do Conselho Irlandês para as Liberdades Civis indica que, em média, um internauta tem os seus dados expostos mais de 200 vezes por dia, com a Google a ser responsável pela maioria dos acessos (31%).
De acordo com um porta-voz da Google, dado à apreensão da conta bancária pelas autoridades, a subsidiaria russa não consegue pagar aos seus funcionários e fornecedores, muito menos cumprir outras obrigações financeiras.
Apesar da melhor forma de se proteger seja evitar clicar em endereços suspeitos, mesmo enviados por amigos próximos, há outras formas de se proteger contra possíveis ataques.
Na sessão plenária desta quinta-feira, os eurodeputados aprovaram elementos-chave da proposta de tributação apresentada pela Comissão Europeia, em particular, a timeline de implementação com um prazo-limite até o dia 31 de dezembro de 2022.
Os especialistas da Kaspersky indicam que, em Portugal, 17% das pessoas inquiridas confirmam ter sido vítimas de incidentes de perseguição, por parte de um companheiro, com recurso à tecnologia.
O processo foi movido por causa de um alerta AMBER que, alegadamente, terá sido reproduzido num volume excessivo sem qualquer aviso prévio. A vítima está agora dependente de um aparelho auditivo.
Os dados monitorizados pela plataforma TendersTool mostram que MEO, NOS e Vodafone foram as empresas que mais venderam ao Estado no primeiro trimestre, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Uma das plataformas do Júri Nacional de Exames poderá ter sido alvo de acesso indevido por um pirata informático, mas o Ministério da Educação garante que a área alegadamente invadida tem apenas informação do “domínio público”.
A banca tradicional continua sem conseguir dar uma resposta eficaz à concorrência crescente das fintech, que se revelam mais ágeis na capacidade de agradar aos clientes. Um novo estudo mostra que a capacidade de trabalhar dados é o seu grande trunfo.
A Comissão Europeia deixou mais um alerta à necessidade de os Estados-membros adotarem as leis de copyright da União Europeia, assim como os direitos do Mercado Digital Único. Os países visados têm agora mais dois meses para transpor as normas europeias.
As poeiras marcianas têm sido um dos grandes inimigos da missão que levou a sonda InSight a Marte, para recolher dados e imagens sobre o planeta vermelho. O problema tem-se agravado e sem energia solar a InSight não funciona, um destino que parece irreversível.
O suspeito tem nacionalidade italiana e foi apreendido pela polícia espanhola. O alegado pedófilo contactava as vítimas através de jogos como Fortnite, Call of Duty e World of Warcraft.
Apesar das perdas registadas, Changpeng Zhao, CEO da Binance, quer que a equipa responsável pela criptomoeda Luna dê prioridade aos investidores que perderam dinheiro durante o “crash”.
Pouco se alterou no mapa europeu de infeções em relação à semana passa, mantendo-se a Europa ocidental a vermelho escuro, que corresponde à existência de mais de 300 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes. A Espanha volta a registar aumentos de infeções.
Tráfego desviado, rede de serviços russos desligados e mais censura. Uma análise da Internet Society mostra o que mudou nos últimos meses depois do início da guerra na Ucrânia.
As notícias de fraudes com NFTs multiplicam-se e têm sido notícia pelo volume de vítimas e de perdas financeiras envolvidas. O SpaceDoodles chamou a atenção da equipa da Char49 que desmontou o esquema.