Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
O Google Domains passa agora a estar disponível em 26 países, contando com várias ferramentas e funcionalidades concebidas para ajudar os utilizadores a registarem os seus domínios e a criarem os seus próprios websites.
Uma porta-voz da Meta esclarece que a multa está relacionada com falhas no arquivo de registos e não com quaisquer problemas que envolvam a proteção de dados pessoais dos utilizadores.
A agência alemã BSI afirma que a empresa de cibersegurança Kaspersky poderá ser coagida por agentes do Governo russo para usar a sua infraestrutura para lançar ciberataques. A empresa russa já respondeu, referindo que a acusação tem como base política e não de segurança.
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) defende que o Estado deve ter “o controlo pleno” sobre a gestão e operação dos equipamentos da rede de transmissão que suportam a rede de emergência SIRESP.
Depois de ouvir as queixas dos utilizadores, o Twitter decidiu voltar atrás nos seus planos para mudar a forma de ver publicações. Para já, a rede social indica que vai remover os separadores que tinha planeado enquanto explora outras opções.
Ao todo, a Intel planeia investir 80 mil milhões de euros na União Europeia nos próximos 10 anos, na investigação e desenvolvimento da indústria de semicondutores. A tecnológica vai construir uma fábrica na Alemanha por 17 mil milhões de euros.
As melhorias internas foram detetadas nas versões coloridas, Starlight Blue, Nova Pink e Galactic Purple. O mesmo não se verificou nos modelos vermelho (Cosmic Red) e preto (Midnight Black).
Após um aumento no número de ataques registados na Ucrânia nos três primeiros dias do conflito, a Check Point Research revela que as ciberofensivas diminuíram. Os investigadores suspeitam que os hackers estão a focar-se em outros governos centrados na guerra.
A cibersegurança é uma questão de segurança nacional e as ameaças neste campo não se resumem a ataques informáticos a computadores, podendo afetar redes de abastecimento de água ou eletricidade, afirmam especialistas.
Novos dados da ESET revelam que o CaddyWiper apaga os dados dos utilizadores e informação de partições de quaisquer drives que estejam ligadas a um computador infetado.
A Comissão Europeia diz que o certificado digital COVID-19 provou ser uma ferramenta útil e fácil de usar, garantindo as viagens dos cidadãos durante a pandemia. O executivo pede agora aos Estados-membros que comecem a levantar as últimas restrições nas viagens.
A Hackuity é uma nova startup liderada por veteranos de cibsersegurança e oferece uma plataforma que ajuda a agregar e priorizar as fragilidades das empresas para evitar ciberataques.
Nos Estados Unidos, o US Copyright Office voltou a negar um pedido feito pelo criador de um sistema de IA, chamado DABUS, que fez a obra “A Recent Entrance to Paradise”.
A escassez de semicondutores continua a afetar a indústria automóvel. Primeiro de forma mais tímida, agora de forma assumida, os fabricantes começam a arranjar soluções para contornar o problema, eliminando temporariamente funcionalidades e compensando financeiramente os clientes.
A Rússia tem apontado baterias às infraestruturas de comunicações da Ucrânia, mas os engenheiros e data centers correm contra o tempo para manter o país conectado com o mundo.
Um novo estudo do Portal da Queixa revela que embora 71% dos participantes afirmem que sabem identificar esquemas fraudulentos, ainda existe um elevado nível de desconhecimento acerca dos vários tipos de ciberataques que existem, assim como das medidas que devem tomar para se manterem seguros.
Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação, explica o que aprenderam as entidades que gerem fundos de I&D com o Portugal 2020 e o que querem mudar no Portugal 2030. Fala nas dificuldades e oportunidades para tirar mais partido dos fundos europeus e na transição digital da própria ANI
Até 2027, Portugal quer duplicar os incentivos financeiros que conseguiu captar no último programa-quadro europeu de apoio à investigação & inovação. Há mudanças na arrumação do Horizonte Europa que podem ajudar e sectores onde o impacto pode ser maior.
A I&D nas empresas tem crescido. Potenciar os resultados dessa aposta passa agora por continuar a reforçar recursos humanos qualificados, assegurar condições para dar sequência aos projetos financiados, mas também pela maior agilidade destes programas.
EDP, Altice Labs, Ubiwhere e Tekever são algumas das empresas que nos últimos anos conseguiram converter os resultados de projetos apoiados por fundos europeus de apoio à I&D em soluções comerciais. Universidades e centros de I&D são também uma peça chave nestes projetos, como mostram INESC TEC e IS
Os números de balanço da participação de empresas em programas de I&D nacionais e europeus mostram que estas atividades estão a crescer, assim como a colaboração com universidades e centros de investigação. O investimento segue a mesma tendência.