O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Os cientistas desenvolveram um sistema de IA conversacional que é capaz de apanhar certas “pistas” ao longo de uma conversa com um humano, colocando-o depois à prova numa robot humanoide chamada Erica.
Depois de danças, tarântulas e fantasmas cósmicos, vistos entre galáxias e nebulosas, ou mesmo de uma espreitadela a Júpiter, foi a vez de James Webb olhar agora para Marte. E que visão, a do supertelescópio.
Como detalha o astronauta alemão Matthias Maurer, as operações na Estação Espacial Internacional “são um esforço conjunto” e a cooperação internacional é fundamental para que tudo continue a funcionar, mesmo numa época marcada pelas tensões da guerra na Ucrânia.
A empresa de Coimbra dedicada à área espacial tem vindo a colaborar com a Agência Espacial Europeia na observação da Terra e outras missões científicas. A empresa projeta que em 2025, chegue aos 5 milhões de euros de faturação no negócio do Espaço.
Para os jovens astronautas por um dia com quem SAPO TEK falou, o "batismo" de voo em gravidade zero foi uma sensação quase indescritível, marcada por um turbilhão de emoções, proezas e experiências a bordo, muitas fotos, mas também alguns "percalços".
Num voo parabólico de duas horas, o primeiro deste tipo em Portugal, os jovens da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia tiveram a oportunidade de experienciarem entre cinco a seis minutos de gravidade zero.
Como explicou o astronauta alemão Matthias Maurer aos jovens finalistas da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um dia, há muito trabalho e preparação em jogo para ir ao Espaço, mas “se o conseguem sonhar, na maioria das vezes, também o conseguem fazer”.
A cratera Jezero em Marte está a revelar o seu potencial para a investigação da diversidade geológica do planeta vermelho e de astrobiologia. Hoje a NASA partilhou novidades sobre a missão que vai trazer amostras para a Terra com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA).
Esta será a terceira tentativa da agência espacial norte-americana para o lançamento do novo foguetão SLS, integrado na missão de regresso à Lua Artemis.
A PyTorch tinha sido criada numa parceria entre a dona do Facebook e a comunidade de IA e vai agora integrar formalmente uma fundação com o mesmo nome, que se junta à Fundação Linux. Na lista de apoiantes estão várias gigantes tecnológicas.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) concebeu um modelo computacional considerado inovador que pode vir a tornar mais rápido e menos dispendioso o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento do cancro.
Depois do teste aos sinais vitais, após dois meses de inatividade, o helicóptero da NASA voltou a mostrar as suas habilidades em mais um voo por “terras” marcianas.
Problemas técnicos, como fugas de combustível e falta de arrefecimento de um dos motores principais, impediram a descolagem por duas vezes, em 29 de agosto e 03 de setembro.
Investigadores japoneses recorreram à inteligência artificial para testar um novo método de descodificar a relação entre odores e sensações olfativas e encontraram forma de criar “receitas” para novos cheiros.
Os astronautas vão fazer o primeiro “moonwalking” da missão Artemis III, que marcará o regresso da humanidade à Lua nos últimos 50 anos. A Axiom Space vai arrecadar 228,5 milhões de dólares.
O planeta Terra foi o cenário de fundo em vários momentos do passeio realizado recentemente pelos cosmonautas Oleg Artemyev e Denis Matveev, com muitas imagens bonitas de ver.
A plataforma ReMade@ARI reúne 40 parceiros (incluindo o Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através do LaserLab Coimbra) tem um orçamento global de 13,8 milhões de euros, financiado pela União Europeia.
Os investigadores criaram uma nova arquitetura para materiais macios, com novas técnicas de fabricação assente em lixo eletrónico recuperado. O objetivo é obter melhor eficiência dentro da política de reduzir, reutilizar e reciclar materiais eletrónicos.
Segundo o administrador da NASA, a equipa da Artemis I vai reunir-se para avaliar a situação e verificar se ainda existe uma oportunidade de lançamento em breve. Caso chegue à conclusão que, de momento, não estão reunidas as condições, o lançamento poderá decorrer em outubro.
Ainda esta manhã, Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento, tinha dado "luz verde" para começar a encher os depósitos do foguetão com combustível, mas cerca de uma hora depois foi encontrada uma fuga na base, que levou ao adiamento do lançamento.
As condições para o lançamento do foguetão SLS estão reunidas e a expetativa é grande para aquele que, a correr como planeado, se afirmará como um dia histórico para a NASA, marcando o início do programa de regresso à Lua.
Os 26 CTIs já reconhecidos representam um investimento de 340 milhões de euros e integram 3.800 recursos humanos qualificados. Por esta via, estes centros de inovação orientados para a criação de valor económico vão poder garantir uma fonte de financiamento estável e plurianual.
Dois dos três astronautas a bordo da estação espacial chinesa Tiangong (“Palácio Celestial”) completaram hoje uma caminhada de seis horas no espaço, sem incidentes, informou a agência de voos espaciais tripulados da China (CMSA).