O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
As auroras voltaram a roubar o protagonismo celeste em várias partes do mundo, com Portugal na lista de privilegiados que assistiram ao espetáculo. O céu ficou pintado em tons de rosa e as redes sociais foram inundadas de imagens do raro momento.
Dois equipamentos serão lançados em simultâneo a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia. Após a separação, um dos satélites bloqueará a visão do Sol a partir do outro, criando eclipses solares artificiais. É a oportunidade de estudar como as perturbações solares podem afetar a tecnologia
O evento Laschamp foi uma inversão geomagnética temporária que ocorreu há cerca de 41 mil anos. Durante esse período, o campo magnético da Terra enfraqueceu drasticamente, afetando a atmosfera e o clima, possivelmente, levando à extinção de algumas espécies.
Há pelo menos 150 anos que os astrónomos observam a lendária Grande Mancha Vermelha de Júpiter, um anticiclone suficientemente grande para engolir a Terra, mas podem surgir sempre surpresas, especialmente quando o telescópio Hubble entra em ação.
A chuva de meteoros Dracónidas acontece todos os anos no início de outubro e resulta dos detritos deixados pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner enquanto viaja pelo Sistema Solar. O nome reflete o facto de irradiarem da constelação de Draco, visível no céu do Norte logo após o anoitecer.
John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton são considerados os pioneiros na criação da tecnologia de machine learning e a utilização de redes neurais artificiais ainda nos anos 1980.
Enquanto percorre Cratera Gale, o rover Curiosity descobriu novos detalhes sobre como o clima em Marte passou de potencialmente adequado, com evidências de água líquida à superfície, a um ambiente inóspito para a vida terrestre como a conhecemos.
Quando descolar, a missão Europa Clipper percorrerá 2,9 mil milhões de quilómetros para chegar a Júpiter em 2030 e observar a lua gelada Europa, que se crê ter condições adequadas à vida sob a superfície.
Lembra-se da missão DART da NASA? Agora é a ESA a vestir a “capa de super-herói” e entrar em ação pela defesa do planeta contra asteroides perigosos, ao espreitar como andam Dimorphos e o “grande” Didymos com o lançamento da missão Hera, que leva tecnologia portuguesa a bordo.
O foguetão Vega-C da Agência Espacial Europeia (ESA) poderá ser lançado ainda este ano, depois do seu motor ter sido validado pela segunda vez, culminando, assim, os testes de qualificação deste modelo "melhorado".
Num dos sobrevoos que já fez, a BepiColombo conseguiu registar várias características do campo magnético de Mercúrio que levantaram a ponta do véu sobre os mistérios que a missão poderá desvendar, quando chegar à órbita do planeta mais interno do Sistema Solar, daqui a três anos.
A terceira edição da iniciativa Astronauta por Um Dia terminou este domingo com o voo parabólico que permitiu a 30 jovens portugueses experimentarem a ausência de gravidade, tal como os astronautas vivenciam no Espaço.
Os primeiros lançamentos de foguetões do porto espacial nos Açores estão feitos e a Atlantic Spaceport Consortium diz que abrem possibilidades para a criação de um espaçoporto comercialmente aberto em Portugal.
Um vídeo captado pelo astronauta da NASA Matthew Dominick mostra um raro vislumbre do cometa Tsuchinshan-ATLAS visto a partir da ISS. O cometa já é visível no hemisfério sul a partir de hoje e deverá ser visível no norte do planeta a partir de 10 de outubro, embora o ponto mais brilhante esteja prev
Este Verão o gelo marinho do Ártico diminuiu para a sua extensão mínima do ano. O registo mais baixo aconteceu a 11 de setembro último, no sétimo menor de todos os tempos, cerca de 1,94 milhões de quilómetros quadrados abaixo da média de 1981 a 2010.
No dia a dia, de pés assentes na Terra, ter o relógio de pulso uns segundos atrasados ou adiantados não é grave. Mas em viagens espaciais a precisão tem de ser maior. Diferenças de frações de segundo podem ter consequências imprevisíveis.
O laboratório rescindiu o acordo que tinha com a Rússia, mas continuará a trabalhar com o Joint Institute for Nuclear Research (JINR) em Moscovo. Os cientistas que passarem a colaborar com instituições fora da Rússia poderão permanecer.
Não é a primeira vez que Elon Musk revela alterações ao calendário de exploração de Marte que está definido. Agora vai acelerar o envio de naves não tripuladas.
Prevê-se que em 2030 se duplique a procura de lítio, devido ao constante aumento das necessidades das baterias para os automóveis elétricos. A reciclagem poderá ser uma das principais fontes desta matéria-prima.
A startup de Elon Musk anunciou que o seu implante experimental Blindsight foi considerado um “dispositivo inovador” pela FDA norte-americana. O objetivo é devolver a visão a pessoas cegas, nomeadamente a cegos de nascença, que poderão ver pela primeira vez.
A iniciativa do braço filantrópico da Google tem como objetivo lançar mais de 50 satélites em baixa órbita terrestre capazes de obter imagens de alta resolução de qualquer parte do mundo a cada 20 minutos.
Conhecido como 2024 ON, o asteroide viaja a cerca de 40.000 km/h e ficará a menos de 1.000 quilómetros de distância da Terra. Além do asteroide, a noite também vem “acompanhada” de um eclipse lunar parcial e de uma Superlua.
A descoberta revela os processos complexos que ocorrem no "deserto neptuniano", uma região próxima das estrelas com escassez de exoplanetas semelhantes a Neptuno, e na "savana neptuniana", região mais distante onde estes planetas são encontrados com frequência.
Mais de 1,7 milhões de euros estão a ser investidos no projeto de investigação de Inteligência Artificial RA3I, que usa a tecnologia para estudar a mais antiga forma de arte. Em todo o mundo existem milhões de imagens nos mais diversos suportes por analisar e encontrar padrões ajudará a compreender