O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
O sistema planetário Trappist-1, a 40 anos-luz é único porque permite aos astrónomos estudar sete planetas semelhantes à Terra a uma distância relativamente curta. O Exoplaneta Trappist-1 b poderá ter atmosfera, segundo as observações do telescópio James Webb.
Os cientistas acreditavam até agora que os anéis de Saturno não se tinham formado com o planeta e que eram muito mais novos, mas novas investigações sugerem que podem ser muito mais antigos do que parecem.
Se acha que o pó na sua casa é um problema, não sabe o que é lidar com pó lunar. A NASA está a desenvolver tecnologias para resolver este desafio e garantir missões espaciais mais seguras.
Um grupo de investigadores criou um sistema inteligente para auscultadores com cancelamento de ruído que cria uma “bolha silenciosa” para isolar ruídos, permitindo conversar tranquilamente com outras pessoas, em festas e outros locais barulhentos.
O setor espacial vale atualmente 30 milhões de euros na região Norte, havendo 75 entidades que "atuam ou têm potencial para atuar" na atividade, segundo o Plano de Ação para a Promoção da Economia Espacial no Norte.
Uma galáxia surpreendentemente leve, formada nos primórdios do Universo, foi analisada em detalhe pelo telescópio James Webb. Batizada de Firefly Sparkle, revela como estrelas e galáxias começam a moldar-se em fases tão iniciais.
O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.
Além de criar modelos de IA de recomendação na área da saúde auditiva, o projeto Audiology for All também pretende ajudar os portugueses a compreenderem a importância de fazer rastreios de audição regulares.
A CERN e a CLOUD conseguiram replicar em laboratório um fenómeno de novas partículas de aerossol das florestas amazónicas, que estavam em observação nos últimos 20 anos. Descoberta pode permitir a realização de previsões mais precisas sobre o clima no futuro.
Terra e Vénus são semelhantes em tamanho e densidade, de tal forma que há quem lhes chame “gémeos”, embora as suas atmosferas não tenham nada em comum. Será que os cientistas seriam capazes de os distinguir se fossem vistos a anos-luz de distância?
Antes um conceito futurista, a democratização do espaço está a moldar realidades com impacto global. No centro desta transformação estão iniciativas pioneiras que promovem a inovação e tornam o acesso ao espaço mais inclusivo e sustentável.
Enquanto a tecnologia está a transformar o consumo de nicotina com o tabaco aquecido e o vaping, a Suécia está a mostrar como um produto tradicional pode contribuir para um mundo sem fumo. Os Snu são a inspiração para as bolsas de nicotina oral que já são comercializadas em vários países da Europa.
Investigadores da universidade britânica de Cambridge descobriram que o interior de Vénus é "demasiado seco" para que alguma vez tenha tido água suficiente para albergar um oceano na sua superfície.
A monitorização do ar através de satélites e drones, assim como a criação de chuva artificial estão na lista de medidas que o governo da Índia vai usar para combater o pior nível de poluição do ar dos últimos oito anos.
Investigadores desenvolveram um interface de paladar portátil em forma de chupa-chupa que simula sabores e que poderá ser aplicado em aplicações de realidade virtual, aumentada e mista.
O aumento do lixo espacial está a tornar-se uma ameaça constante para a ISS, que tem realizado cada vez mais manobras de desvio para evitar colisões perigosas.
A Agência Espacial Europeia criou um vídeo que permite explorar as várias áreas do planeta Marte e observar o poder transformador que a água terá tido na superfície.
A descoberta abre novos caminhos no estudo da matéria escura, introduzindo a possibilidade de investigar o “nevoeiro de neutrinos”, partículas que coexistem com a matéria escura e dificultam a sua deteção.
Observações do telescópio espacial James Webb revelaram três galáxias ultramassivas que parecem contradizer teorias sobre a formação galáctica no universo primordial, forçando os cientistas a reavaliar modelos cosmológicos.
Como surgiram as duas pequenas luas Fobos e Deimos de Marte? A destruição de um asteroide perto do planeta pode ser a resposta, segundo simulações realizadas com supercomputadores.
Um físico criou um método inovador para tentar provar a existência das cordas cósmicas. Poderiam ajudar a descobrir a teoria de tudo e, num futuro longínquo, até permitir viajar no tempo.