O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Os cientistas descobriram um planeta gigante, batizado de WASP-193b, localizado a 1.200 anos-luz da Terra, que tem uma densidade semelhante à do algodão doce.
A empresa de Elon Musk está a assinalar os 100 dias da cirurgia que implantou pela primeira vez num humano o interface cérebro-computador que a Neuralink tem vindo a desenvolver. Aproveitou a ocasião para confirmar um problema não previsto, logo nas primeiras semanas da experiência.
Uma série de explosões solares levou à emissão de um alerta para a possibilidade de existência de uma forte tempestade geomagnética. O aviso é o primeiro do género em quase duas décadas.
A indicação de que o exoplaneta rochoso quente 55 Cancri e pode ter uma atmosfera substancial veio de medições de temperatura baseadas na energia térmica emitida na forma de luz infravermelha. O telescópio espacial James Webb ajudou na descoberta.
Depois de março ter sido o mais quente de sempre é agora a vez de abril ficar com o título, como o 11º mês consecutivo de recorde de calor. Os oceanos também registaram novos máximos.
Em mais um contributo de inegável valor, o telescópio espacial Hubble apontou as suas lentes à galáxia NGC 4951, registando os braços espirais estrelados e brilhantes que cercam um centro galáctico ativo numa nova imagem.
Cálculos e mais cálculos matemáticos poderão acelerar o tempo e descobrir o nosso “prazo de validade” na Terra? Ninguém sabe, mas o exercício foi feito. Avança um número e mostra as mudanças mais dramáticas dos próximos anos.
O cápsula Starliner da Boeing ficou em terra devido a problema técnico detetado pela NASA numa válvula do foguetão Atlas V. A missão tripulada de teste pode acontecer entre hoje e sábado.
Os cientistas da Predictive Science tentaram prever como seria a coroa do Sol durante o eclipse solar total de abril e geraram uma imagem a partir de supercomputadores da NASA.
Os quatro elementos da Crew 8 estiveram a bordo para movimentar a cápsula Dragon na Estação Espacial Internacional e preparar a chegada da Starliner da Boeing.
A ambição da Valvian é ser uma referência na Europa para a área de biotecnologia. A empresa pretende revolucionar o desenvolvimento de terapias para o cancro com base na inteligência artificial.
A China divulgou as primeiras imagens obtidas pela sonda espacial Einstein Probe, desenvolvida em parceria com a ESA. O telescópio espacial que oferece uma nova perspetiva sobre fenómenos cósmicos violentos, como as colisões de estrelas de neutrões e a atividade dos buracos negros.
Num fenómeno raro, a NASA observou quatro erupções solares irromperem do Sol quase ao mesmo tempo e uma delas pode estar a caminho da Terra. A consequência positiva são as vibrantes e sempre belas auroras provocadas.
Além dos astronautas, a nave chinesa vai transportar equipamento experimental e amostras relacionadas para levar a cabo o primeiro projeto nacional de investigação ecológica aquática em órbita.
Os doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica vão ser os primeiros a poder beneficiar da tecnologia que a Unbabel já está a testar em ambiente real, para devolver a capacidade de comunicar perdida para a doença. O Halo usa inteligência artificial para criar uma representação virtual do utilizador e c
O experiente telescópio Hubble desta vez aventurou-se numa verdadeira “caça aos asteroides”. Mas não aos maiores e sim aos de pequena dimensão, bem mais difíceis de ver. Com direito a vários “photo bombs”, os resultados superaram as expectativas.
Se tudo correr como planeado, o helicóptero chegará a Titã em 2034, voando sobre dezenas de locais na lua do gigante Saturno, em busca de processos químicos pré-bióticos que foram comuns na Terra primitiva, antes do desenvolvimento da vida.
Quase 11 anos após a sua primeira aparição pública, a Boston Dynamics vai mandar para a reforma a estrela da Internet especializada em acrobacias. Mas já é conhecido o seu sucessor, mais acrobático e realístico.
A situação insólita aconteceu no mês passado, quando um norte-americano se queixou no X (Twitter) que um objeto metálico vindo do céu tinha chocado com a casa onde vive, atravessando o teto e dois andares e quase atingiu o filho.
A recuperação do solo e das rochas de Marte está na lista de tarefas da NASA há décadas, mas a data de concretização continua a avançar, à medida que os custos aumentam.
Apesar de serem uma chuva de estrelas menor, com uma taxa de cinco a 20 meteoros por hora, as Líridas são conhecidas por deixarem rastos luminosos e brilhantes, algumas parecendo autênticas bolas de fogo no céu.