A Samsung, a Qualcomm e a Google vão juntar forças para desenvolver uma nova plataforma de realidade mista. A novidade foi anunciada no palco do mais recente Galaxy Unpacked, onde a tecnológica sul-coreana revelou os novos smartphones Galaxy S23 e computadores Galaxy Book.

Segundo Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, as empresas estão a trabalhar para criar uma “nova era de experiências altamente imersivas que esbatem a linha entre produtos físicos e mundos digitais”, que juntam a tecnologia Snapdragon XR, os produtos da Samsung e as experiências da Google.

Para já, ainda não é claro que produtos e serviços é que vão ter suporte à plataforma, mas esta não é a primeira vez que a Samsung aposta nesta área. Em, em 2014, a Samsung anunciou a sua entrada no mercado da realidade virtual, em colaboração com a Oculus, que hoje faz parte da Meta.

Da parceria entre empresas nasceu o Gear VR, um headset de realidade virtual focado na integração dos smartphones da marca. No entanto, o suporte da Samsung ao sistema do Gear VR acabou por ser descontinuado.

Clique nas imagens para recordar o Gear VR da Samsung 

Já do lado da Google, em 2016, a empresa lançou o headset de realidade virtual Daydream View. Porém, em 2019, a tecnológica colocou um ponto final no projeto. Apesar de ter anunciado o fim do suporte ao Project Tango em 2017 para se dedicar ao ARCore, a Google continua a desenvolver soluções na área da realidade aumentada.

No Google I/O 2022 a empresa deu a conhecer ao mundo um protótipo de óculos de realidade aumentada que vão utilizar um sistema de Inteligência Artificial para traduzir e projetar conversas em tempo real nas lentes. A Google já começou a testar o protótipo.  

Clique nas imagens para mais detalhes 

Recorde-se que durante a última Snapdragon Summit, a Qualcomm revelou também o chip Snapdragon AR2 Gen 1, que será utilizado num headset de realidade aumentada que a Niantic, criadora do popular Pokémon Go, está a desenvolver.

As empresas querem que o equipamento se afirme como um design de referência que sirva como um modelo para outros headsets concebidos para consumidores. 

Veja o vídeo 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.