Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Uma investigação revela que o mundo virtual da popular aplicação VRChat também traz sérios riscos para os mais novos e, nele, salas com clubes de strip virtuais, assim como locais onde avatares 3D simulam sexo, que podem ser facilmente acedidos por crianças.
Depois de suspender temporariamente perfis que partilhavam imagens da invasão russa da Ucrânia, o Twitter diz ter cometido erros em alguns casos. Investigadores suspeitam de uma campanha massiva de denúncias perpetrada pela Rússia.
Primeiro o cenário está vazio, mas os comandos de voz vão acrescentando o mar, uma ilha, amigos e até um piquenique. Esta foi a visão hoje apresentada por Mark Zuckerberg para a forma como a Meta e o Facebook querem construir o Metaverso.
O Twitter suspendeu hoje definitivamente a conta do líder do Chega por violar as regras da rede social no que se refere à “conduta de propagação de ódio”, com André Ventura a ponderar “agir na justiça”.
Os websites do Ministério da Saúde, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, assim como parlamento da Ucrânia e de vários bancos foram afetados. Para já, ainda se desconhece a fonte do ataque DDoS.
A Rússia tem sido apontada como promotora de vários ciberataques contra a Ucrânia nos últimos anos e espera-se que a intensidade destas ameaças aumente. Uma equipa de peritos da UE, liderada pela Lituânia, foi montada para prevenir ou minimizar os efeitos de novas ações.
Em novembro de 2020, Cabo Verde também foi vítima de um ataque cibernético à rede tecnológica privativa do Estado, que afetou várias instituições e empresas. Especialista em cibersegurança sugere medidas preventivas para proteger o país.
O formato de vídeos curtos do Reels é o que mais cresce no Instagram e a Meta, a empresa mãe do Facebook, vai agora adotar o mesmo modelo em mais de 150 países, entre os quais está Portugal.
A Netflix disse hoje que leva "muito a sério" a segurança das contas dos seus clientes e que adota "numerosas medidas pró-ativas" para detetar fraudes, na sequência de tentativas de ataques em Portugal.
As novas regras hoje aprovadas pela Comissão Europeia vão permitir a emissão de certificados de recuperação com base num teste de antigénio, ou teste rápido. Até agora era necessário que fosse feito um teste PCR.
Há uma aplicação Android chamada MAGA Hub, descrita como a rede social de Donald Trump, que é falsa e já foi descarregada mais de 100 mil vezes na Play Store.
A tecnologia alargou o mercado da arte em 2021, possibilitando a criação de novos suportes, e a reconstrução de obras antigas, mas aumentaram os ataques cibernéticos e roubos de arte digital, indica um estudo da seguradora internacional Hiscox.
O grupo NOS, a MEO, a Prodevice e a Vodafone também devem ajustar as suas ofertas no prazo máximo de 10 dias úteis, refere a Anacom, podendo disponibilizar as respetivas ofertas.
A empresa está a investigar o sucedido e, embora ainda não tenha certezas em relação à forma como o esquema de phishing ocorreu, acredita que o mesmo terá sido levado a cabo fora do marketplace de NFTs.
Vários portais de instituições públicas e governamentais moçambicanas na Internet estão hoje parcialmente inoperacionais, substituídos por uma página que anuncia um ataque informático.
Mais de metade (55%) das grandes empresas não têm uma defesa efetiva contra ciberataques nem conseguem localizar e corrigir as quebras de segurança rapidamente, de acordo com um estudo da Accenture, hoje divulgado.
Através do iPhone da ativista Loujain al-Hathloul, investigadores conseguiram mapear a forma como o spyware desenvolvido pela israelita NSO funcionava, levando à descoberta de uma vasta rede de espionagem.
O Horizon foi lançado para utilizadores canadianos e norte-americanos no início de dezembro e só está disponível em realidade virtual, mas Mark Zuckerberg já pensa em levá-la para os smartphones.
A Dicci anunciou recentemente o lançamento da sua primeira coleção de NFTs, que estará disponível exclusivamente na plataforma OpenSea a partir do dia 18 de fevereiro. Ao SAPO TEK, a marca portuguesa de moda e joias feitas à mão, conta mais sobre os seus planos.
A empresa está a estudar novas formas de viabilizar a segmentação de anúncios. A publicidade é uma das maiores fontes de rendimento das gigantes tecnológicas.
Ainda na semana passada, a rede social registou alguns problemas a nível internacional, tanto na versão para browser como na aplicação mobile. Ao que tudo indica, o Twitter acabou por mitigar o novo problema, embora ainda não se tenha manifestado acerca da causa.
A Associação de Empresas de Segurança (AES), através das empresas de transporte de valores, alertou hoje para a importância do dinheiro em numerário em cenários de crash eletrónico, a propósito dos últimos ciberataques ocorridos em Portugal.
Várias agências de segurança norte-americanas acusaram piratas informáticos apioados pela Rússia de roubarem informações “sensíveis” sobre programas do Departamento de Defesa e serviços de inteligência dos Estados Unidos, através de ataques “regulares” a empresas parceiras.