Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
A publicação falsa que anunciava a aprovação de um ETF com exposição direta à Bitcoin nos Estados Unidos foi eventualmente apagada e Gary Gensler, presidente da Securities and Exchange Commission, veio confirmar que se tratava de um incidente
A luta entre detentores de direitos de autor e empresas de inteligência artificial promete continuar. A OpenAI, dona do ChatGPT, admite que não é possível hoje treinar modelos de IA sem usar material com copyright.
Há novas medidas de proteção a caminho do Instagram e do Facebook, ao nível dos conteúdos apresentados aos utilizadores mais novos daquelas redes sociais.
A Tencent, maior operadora de videojogos da China, anunciou hoje que os jovens no país asiático vão poder jogar no máximo 16 horas durante as férias de inverno e do Ano Novo Lunar.
A maioria das lojas online em Portugal já está a tirar partido de ferramentas de inteligência artificial para influenciar ou melhorar a experiência dos seus clientes. Os números das compras de Natal refletem bem essa tendência, quantificada num estudo da Salesforce.
O “caminho” para este ataque foi descoberto em outubro e aperfeiçoado desde então. Permite tirar partido dos cookies de autenticação da Google para driblar o sistema de autenticação de dois fatores e entrar nas contas dos utilizadores, sem precisar de conhecer a senha de acesso.
Com acesso a apenas algumas páginas de internet específicas, o novo portal +Inclus@o vai permitir que os reclusos tenham informação sobre o seu processo, apresentem pedidos internos ou fiquem a par das atividades promovidas nos estabelecimentos prisionais. Para mais tarde
A freguesia minhota de Barcelinhos foi uma das mais recentes visadas numa iniciativa que marcou a época de festas, em que o programa Copernicus “premiou” várias regiões do mundo com fotos registadas pelos seus satélites.
Entre as ferramentas de IA que estão a ser usadas para fins maliciosos destacam-se as que permitem “despir” outras pessoas, para criar nudes falsas, e clonar vozes.
A região de Galiza, no norte de Espanha, adotou a proibição dos smartphones pelos alunos nas salas de aula, exceto quando necessários para fins pedagógicos.
Em 2023 registaram-se 79.238 horas de bloqueios e "apagões" causados por Governos. A rede social X (antigo Twitter) foi a mais bloqueada no ano passado, com 10.683 horas de disrupções.
O parlamento aprovou hoje um novo texto sobre metadados negociado entre PS e PSD que condiciona a conservação de dados de tráfego e de localização a um pedido de autorização judicial que deve ser decidido em 72 horas.
A Google está finalmente a pôr no terreno o plano de acabar com os cookies de terceiros e substituí-los por um conjunto de ferramentas que vão continuar a dar informações aos anunciantes, mas protegendo mais a privacidade dos utilizadores. A mudança chega a todos nos próximos meses.
Recentemente, circulou na Internet um novo esquema de fraude com criptomoedas que recorria a um vídeo manipulado por IA “protagonizado” por Anatoly Yakovenko, co-fundador da plataforma de blockchain Solana. O vídeo já foi removido do YouTube.
Os artistas incluem-se numa longa lista apresentada como prova num processo contra empresas como Midjourney, Stability AI, DeviantArt e Runway AI. O caso remonta a 2023, mas ganhou mais atenção no início do novo ano com um documento partilhado nas redes sociais.
Os investigadores da Kaspersky identificaram três esquemas de phishing relacionados com a passagem de ano que usam a promessa de ofertas e promoções para enganar as vítimas.
O incidente, ocorrido num jogo de realidade virtual, terá causado um grande impacto psicológico e emocional na vítima. Os chefes da polícia britânica apelam agora para um reforço da legislação contra este tipo de crimes.
Os temas do espaço, novos lançamentos de smartphones, tablets, TVs e wearables, mas também notícias de Inteligência Artificial, inovação nas áreas da tecnologia e saúde, estiveram no top das notícias mais lidas no SAPO TEK.
A polícia da cidade de Hangzhou, no leste da China, desmantelou um grupo criminoso que utilizava o serviço de inteligência artificial ChatGPT para, alegadamente, realizar ciberataques a empresas e extorquir dinheiro.
Dados avançados pelo mais recente relatório do CNCS indicam também que, em 2022, 54% das empresas afirmaram ter recomendações documentadas sobre medidas, práticas ou procedimentos de segurança das TIC. O valor está acima da média de 37% da UE.
Plataformas como Instagram, Facebook, ou YouTube faturaram nos EUA, em 2022, quase 11 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros) em receitas publicitárias de crianças e jovens, revela um estudo.
A par do ransomware e das burlas através de plataformas como WhatsApp, há uma nova geração de ameaças alimentadas por inteligência artificial que, em 2023, já começaram a ganhar mais espaço nas operações dos cibercriminosos.
Facebook, Instagram, Twitter como X e TikTok acompanharam-nos em 2023 e assim deverão continuar por 2024. Umas a perderem utilizadores, outras a ganharem, enquanto ficam mais parecidas entre si e tentam rentabilizar o negócio, a braços com as questões da privacidade.
São pequenas mudanças, que podem fazer a diferença na hora de assumir responsabilidades, ou resolver um litígio. O serviço de pagamentos eletrónicos aceitou fazê-las depois de negociações com os reguladores europeus.