Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou hoje que eliminou milhares de contas ligadas às forças de segurança chinesas no que poderia ser a maior operação de influência secreta nas redes sociais a nível global.
A construtora automóvel japonesa Toyota Motor suspendeu hoje as operações em 14 fábricas no país, devido a uma falha no sistema informático, sem avançar quando poderá retomar a atividade.
A rede social chinesa TikTok anunciou hoje "alterações significativas" na experiência da plataforma no âmbito da Lei dos Serviços Digitais (DAS), focadas em aumentar a transparência e a segurança dos conteúdos.
Segundo a Check Point Research, em Portugal, o número médio de ataques de ransomware por organização no primeiro semestre do ano foi 1.095. O valor representa um aumento de 9% em comparação com o mesmo período em 2022.
As grandes plataformas começam hoje a aplicar as novas regras do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA na sigla em inglês). Saiba o que muda e que impacto tem a legislação nos serviços online do Instagram, Facebook, Google e TikTok, entre outros.
Dias antes da entrada oficial em vigor da Lei dos Serviços Digitais, Thierry Breton avisa que Bruxelas "aplicará rigorosamente" as novas regras e usará "plenamente os novos poderes para investigar e sancionar as plataformas sempre que tal se justifique".
O modelo é baseado em inteligência artificial e inova na capacidade de processar informação em várias línguas num mesmo processo, como demonstra um vídeo disponibilizado pela empresa.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai acompanhar o processo legislativo da Comissão Europeia sobre Inteligência Artificial, estudando o impacto desta tecnologia na comunicação social, segundo o plano de atividades para 2024, hoje divulgado.
Em média, um progenitor tira cerca de 23 fotos do filho por semana, recorre 77 vezes a um motor de busca para esclarecer dúvidas relacionadas com a parentalidade e reproduz 12 horas de conteúdos por streaming. Ao longo da vida, o uso do smartphone para a educação pode consumir 6,9 terabytes de dados
Com cada vez menos terrenos disponíveis para enterros, Pequim quer reduzir em 70% a quantidade de cemitérios ao ar livre. Em substituição, os chineses propõem “espaços funerários digitais”.
Os dados de uma nova investigação sugerem que é possível que o YouTube esteja a violar um acordo realizado em 2019 com a Federal Trade Commission, além de vários códigos internacionais de proteção da privacidade digital das crianças e até as próprias políticas da Google.
Além de ajudarem na compreensão de tópicos mais complexos, as novidades a caminho do Search Labs da Google permitirão aceder aos pontos-chave de artigos longos online e até dar um “boost” às competências em programação.
Um tribunal russo aplicou uma multa de três milhões de rublos (cerca de 29.000 euros) à gigante tecnológica Google por não apagar informações alegadamente falsas sobre o conflito na Ucrânia.
Apesar de Portugal estar no Top 3 global, os especialistas da NordVPN detalham que há um declínio no que respeita ao conhecimento de cibersegurança e privacidade online, em linha com a tendência registada em outros países.
Depois de já ter respondido a mais de 16.000 perguntas sobre casamento e divórcio, o Guia Prático da Justiça passa agora a responder às dúvidas sobre a criação de empresas, ajudado por um sistema de inteligência artificial que usa a mesma tecnologia do ChatGPT.
Os utilizadores vão poder encontrar facilmente a política de produto, fazer denúncias de violações das regras através de formulários e encontrar relatórios de transparência no novo centro da Google.
Apesar de realçar o potencial do GPT-4 para os processos de moderação de conteúdo online, a OpenAI reconhece que "os resultados e outputs gerados necessitarão de ser cuidadosamente monitorizados, validados e refinados por humanos".
O ministério de Segurança do Estado da China apelou hoje à “construção de um muro sólido” para proteger a segurança dos dados informáticos, após um alegado ciberataque ao Centro de Monitorização de Terramotos de Wuhan.
De acordo com a Zoom, os seus termos de serviço foram atualizados para clarificar que a empresa não usa áudio, vídeo, conversas, partilhas de ecrã, anexos e outras comunicações dos utilizadores para treinar os seus modelos de IA ou modelos de terceiros.
Grupo de queixosos defende que o trabalho da plataforma ultrapassou os limites da "preservação" e acredita que a intenção é agora "providenciar acesso gratuito e ilimitado a música, independentemente dos direitos de autor a que está sujeita".