A proposta aprovada pela Anacom "acelera" a velocidade mínima de download de 10 para 30 Mbps e o upload de 1 para 3 Mbps. O valor mínimo do tráfego mensal passa a incluir uma oferta de 30 GB, em vez dos 12 GB. Falta agora a portaria que concretiza a medida.
Hoje, as licitações da fase principal do leilão do 5G registaram uma subida de 4,777 milhões de euros face ao dia anterior. A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes resulta agora num encaixe potencial de 464,627 milhões de euros.
A NOS fez hoje mais uma prova de conceito com a tecnologia 5G e Manuel Ramalho Eanes explicou ao SAPO TEK que este é mais um passo no desenvolvimento dos casos de uso e que a empresa está pronta para avançar com o serviço assim que forem emitidas as licenças.
A NOS e a Ericsson revelaram hoje que a Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, está equipada com rede 5G. É um teste aos projetos tecnológicos ligados às redes de nova geração.
O programa tem um orçamento de 1,9 mil milhões de dólares, que será sobretudo direcionado às operadoras de telecomunicações que necessitem remover o equipamento da Huawei e ZTE nas redes rurais.
Com a entrada em vigor das alterações feitas ao regulamento do leilão do 5G, as licitações registam no 180º dia da fase principal uma subida de 4,044 milhões de euros. O interesse dos operadores voltou a estar centrado na faixa dos 3,6 Ghz, com subidas de 5% em relação a 12 lotes.
A pandemia acelerou o crescimento desta tendência e fez disparar a subscrição de serviços de streaming para vídeo on demand, uma oferta que vai continuar a atrair utilizadores e que em 2025 já deve contar com 2 mil milhões de adeptos.
A Vodafone Portugal considera que a mudança de regras no regulamento do leilão do 5G é "ostensivamente ilegal e redunda numa violação dos princípios que são traves-mestras dos procedimentos de seleção concorrencial".
No 179º dia do leilão 5G, nas 12 rondas de licitações houve um aumento de 814 mil euros face ao dia anterior. As atenções voltaram a focar-se no lote J, que representa a faixa nativa de 5G de 3,6 GHz.
No 178º dia do leilão 5G, nas 12 rondas de licitações houve um aumento de 805 mil euros face ao dia anterior. As atenções voltaram a focar-se no lote J, que representa a faixa nativa de 5G de 3,6 GHz.
Portugal está num grupo de 18 países da União Europeia que ainda não fizeram a transposição das novas regras das telecomunicações, aprovadas em 2018. Tem agora um prazo limite de 2 meses para o fazer.
Hoje cumpriu-se o 177º dia do leilão 5G e nas 12 rondas de licitações, houve um aumento de 805 mil euros face ao dia anterior. As atenções voltaram a focar-se no lote J, que representa a faixa nativa de 5G de 3,6 GHz.
Os próximos meses prometem continuar a mostrar que os fabricantes móveis de sempre podem não ser os “reis” do 5G. As novas marcas estão lançadas na quinta geração móvel e os mercados emergentes, onde preço é um trunfo valioso, já estão a ser determinantes para ditar vencedores e vencidos.
Nas 12 rondas de licitações de hoje, houve um aumento de 804 mil euros face ao dia anterior. As atenções voltaram a focar-se no lote J, que representa a faixa nativa de 5G de 3,6 GHz.
Para o mês de agosto, segundo dados do Eurostat, Portugal surge em sexto na lista de países com maior redução de preço nos serviços a pacote, aqueles que são mais utilizados.
Houve um aumento de 795 mil euros face ao dia anterior nas 12 rondas de licitações dos trabalhos de hoje. As atenções voltaram a focar-se no lote J, que representa a faixa nativa de 5G de 3,6 GHz.
A Associação de Defesa do Consumidor fez várias contas, considerando que 94% das famílias usam serviços de TV paga e concluiu que mudar de pacote para combinar TV paga com o novo tarifário será, salvo raras exceções, um mau negócio. Na internet, as limitações da tarifa também são importantes, diz a
Nas 12 rondas de licitações de hoje, houve um aumento de 794 mil euros face ao dia anterior. As atenções voltaram a focar-se no lote J, que representa a faixa nativa de 5G de 3,6 GHz.
A seca severa, associada a temperaturas extremas, alimentou vários incêndios de grande dimensão na Califórnia, Estados Unidos, durante o mês de agosto. Alguns deles ainda ardem.
As novas regras do leilão para a atribuição das licenças de 5G serão agora publicadas no Diário da República, entrando em vigor nos cinco dias úteis seguintes.
Hoje, as licitações da fase principal do leilão do 5G registam uma subida de 794 mil euros, passando agora a ultrapassar 366 milhões de euros. O "apetite" dos operadores voltou a estar centrado na categoria J da faixa dos 3,6 GHz, sem fugir à tendência dos últimos meses.
Os dados são da Anacom e também mostram que a fibra continua a ganhar terreno ao cabo, que ainda assim continua a servir 30% dos assinantes de serviços de TV por subscrição, um segmento liderado pela MEO.