A Nikon é o último grande nome da fotografia a apresentar a sua proposta no segmento das câmaras de ação, mas fê-lo em grande estilo. É que o dispositivo consegue gravar vídeos panorâmicos e imersivos, uma vantagem sobre concorrentes como a GoPro.
Quaisquer ideias futurísticas que envolvam sapatilhas irão inevitavelmente parar ao personagem Marty McFly do filme Regresso ao Futuro II. É o caso das SmartShoe 01, que se apertam sozinhas. Mas neste caso não há atacadores.
A Tesla lançou oficialmente em setembro um novo modelo, mas o mais ambicioso dos projetos da fabricante de automóveis elétricos tem tido um parto difícil. Muitos dos que pagaram em antecipação ainda não têm carro.
No início do ano a Qualcomm anunciou que iria produzir uma versão adaptada dos seus processadores Snapdragon para drones. Agora desvenda o que esses drones vão ser capazes de fazer com a sua tecnologia.
A tecnológica não espera até ao arranque oficial da CES - já no início de janeiro - e mostra a Smartthinq Hub, uma coluna que consegue comunicar com outros equipamentos eletrónicos que estejam ligados à Internet ou funcionem com tecnologia Bluetooth.
Durante os meses que passam a bordo da estrutura espacial que orbita a Terra, os astronautas tiram centenas de fotografias a partir de uma perspetiva privilegiada. A NASA escolheu as 15 melhores e mostra-lhe o planeta como raramente o vê.
A empresa de câmaras de ação decidiu juntar dezenas de momentos partilhados pelos seus utilizadores para criar um vídeo de cinco minutos onde pode ver não só algumas das imagens mais arrojadas do ano, como uma das melhores produções multimédia do final de 2015.
E se de repente, em hora de ponta, pudesse "pedir emprestada" uma das rodas do seu veículo automóvel para fazer um monociclo e escapar ao trânsito? A ideia é da Ford que imagina dotar os seus modelos Focus com tais capacidades "transformáveis".
E enquanto pensamos em Marte e Plutão parece que a Lua ainda tem alguns mistérios por desvendar. Muito recentemente foi revelada a existência de um novo tipo de rocha no satélite natural da Terra. Os louros da descoberta vão para os chineses.
Cá em baixo não há essa noção, mas lá em cima, no espaço, existe muito ‘entulho’ a vaguear de um lado para o outro na órbita terrestre. Desde 1957, ano em que foi enviado o primeiro satélite, que o número de detritos no espaço tem aumentado de forma significativa.
Agora que o ano está a terminar está na altura de olhar para trás e percebermos o que realmente marcou os leitores que acompanham o mundo das tecnologias. O TeK revela o top das notícias mais vistas, aquelas que mais puxaram o interesse dos leitores e aquelas que ajudaram a marcar o ano de 2015.
Uma deficiência numa das ferramentas que devia equipar a próxima missão do robot InSight a Marte fez com que a agência espacial norte americana decidisse adiar a partida, que fica agora marcada para 2018
Todos os anos são especiais para a NASA pois as descobertas que faz têm sempre um grande impacto na comunidade científica e no mundo em geral. Em 2015 os grandes destaques acabaram por ser a descoberta de água líquida em Marte e a missão da sonda New Horizons em Plutão.
Chamam-se Google Spotlight Stories, ou Histórias em Foco em português, e são um novo tipo de vídeos em estreia no YouTube. Podem ser desde curtas-metragens animadas, filmes de ação real ou animações clássicas desenhadas à mão, mas sempre a 360° e interativas.
Quem “viveu” os anos 80 passou certamente algumas das noites no café, à frente da máquina de flippers, concentrado no jogo de mãos e alguns movimentos de anca para tentar não deixar cair a bola no fatídico TILT. A experiência pode estar de regresso, agora em modo RV.
A empresa liderada por Elon Musk conseguiu: recuperou um foguetão Falcon 9 depois de ter concluído uma missão de ‘entrega’ no espaço. Veja ainda uma imagem única que mostra o momento de descolagem e de aterragem do rocket espacial.
A Dji é uma das mais conhecidas marcas de drones da atualidade. Abriu este fim de semana a sua primeira loja física e o aparato visual é evidente. São cerca de 800 metros quadrados dedicados exclusivamente às aeronaves e aos equipamentos de imagem.
A startup Magikbee criou um sistema que permite às crianças interagirem com o iPad através de blocos de madeira. O projeto tem tido uma boa resposta da comunidade e está a ser promovido junto de investidores norte-americanos.
Depois de duas versões dos óculos mais dedicadas aos ‘pioneiros’ da realidade virtual, a tecnológica faz chegar ao mercado nacional a primeira versão de consumo do dispositivo. O preço está definido nos 99,90 euros.
A Sony e a NASA têm trabalhado em conjunto, tendo por base o projeto de realidade virtual da empresa japonesa. Com a ajuda dos óculos e de dois comandos de movimento, é possível treinar operadores para o controlo remoto de robots.
Já partiram os dois astronautas e o cosmonauta que vão ser os novos elementos a bordo da ISS. O lançamento decorreu sem falhas, faltando esperar agora que a equipa chegue à estrutura situada no espaço. E há uma curiosidade: levam consigo o novo filme da saga Star Wars.