O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão espacial construído no país, meses após o fracasso de um primeiro lançamento, anunciaram as autoridades locais.
A invenção dos cientistas da Universidade de Coimbra já tem patente internacional e visa converter a energia armazenada nas ondas do mar em eletricidade.
Maio passado foi o mais quente dos últimos 92 anos em Portugal Continental, segundo o IPMA, com temperaturas acima do habitual e precipitação muito inferior ao normal.
No último ano e meio os trabalhos da SpaceX no veículo que vai levar astronautas de volta à Lua seguiram a meio gás, por causa de uma análise de impacto ambiental que está concluída e que deixa a empresa mais perto da autorização necessária para a próxima fase de testes da Starship.
O novo material e o seu método de fabrico representam um passo importante para a aplicação e desenvolvimento de ecrãs flexíveis e resistentes, painéis solares flexíveis e até biossensores wearable.
Parlamento, Comissão e Conselho europeu chegaram a um acordo provisório para estender o período do certificado digital para viajar entre os países da União Europeia, que expirava inicialmente a 30 de junho.
Uma nova investigação permitiu identificar mais de 20 aminoácidos, um dos elementos necessários para a existência de vida, nas amostras recolhidas pela sonda Hayabusa2 no asteroide Ryugu.
A meta final dos cientistas consiste na impressão de um coração tridimensional integralmente funcional, mas os envolvidos do Wyss Institute reconhecem que o objetivo ainda está a vários anos de distância.
O laboratório deverá ser implementado no segundo semestre de 2023 e promete integrar tecnologias disruptivas do projeto Baterias 2030, que reúne mais de 20 entidades cientificas, tecnológicas e empresariais.
De acordo com Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, as equipas de especialistas russos vão continuar o seu trabalho no telescópio especial eROSITA, acrescentando que a agência "vai tomar decisões relevantes num futuro próximo”.
A China lançou um foguetão com três astronautas chineses a bordo para a sua estação espacial, em construção, de acordo com imagens difundidas pela televisão pública CCTV.
A base habitual do astrofotógrafo é a reserva Dark Sky no Alqueva mas as lentes estão apontadas para muito mais longe, a estrelas e galáxias a centenas e milhões de anos-luz do Planeta Terra. O trabalho de Miguel Claro tem sido reconhecido internacionalmente e as fotografias são de cortar a respiraç
O lançamento oficial foi hoje às 13h25 e 10 minutos depois a cápsula da Blue Origin que transportou os seis novos turistas espaciais já estava de volta a Terra, completando mais uma missão com sucesso. A bordo seguia o brasileiro Victor Hespanha que ganhou um sorteio para integrar a missão.
Nos últimos três meses, um dos sistemas que a NASA tem em órbita para estudar Marte deixou de funcionar e foi preciso antecipar em cinco meses a correção de uma falha que já tinha dado sinais de estar iminente.
O "supertelescópio" enviou imagens numa fase de calibração, mas estas serão as primeiras planeadas e captadas depois de ter todos os instrumentos calibrados.
Não é tanto o tamanho que o distingue, mas o facto de com as dimensões minúsculas que tem poder ser comandado à distância para se mover. A invenção de investigadores da Universidade de Northwestern pode assumir várias formas.
Em agosto de 2021 o mundo era surpreendido com a notícia de que chovia no ponto mais alto do manto de gelo da Gronelândia, numa estreia absoluta desde que há registo. Os cientistas sabem agora o que aconteceu e o que podemos aprender com isso.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, disse hoje que é uma prioridade chegar a um modelo de financiamento "mais justo", mas admitiu que este ano "é impossível" haver alterações.
Portugal vai construir um pequeno telescópio para estudar o Sol que será instalado no Chile, onde deverá estar operacional em finais de 2024, indicaram hoje à Lusa os investigadores responsáveis.
A agência espacial norte-americana condensou em 50 pontos os objetivos críticos na preparação da missão tripulada à Lua e depois disso a Marte. Há muito a fazer para garantir transporte, estadia, condições de trabalho e de saúde dos primeiros escolhidos para pisar o planeta vermelho.