O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A ESA já montou o Grand Test Model, a réplica do rover Rosalind Franklin para os testes na Terra, antes do lançamento da versão final em junho de 2023.
Deimos e Phobos são os nomes dos dois primeiros portos espaciais flutuantes da SpaceX, para acolher lançamentos e aterragens do foguetão Starship, que a empresa está a desenvolver para fazer viagens a Marte.
O choque foi notado durante uma inspeção de rotina no dia 12 de maio e não causou qualquer dano nos instrumentos do braço metálico da Estação Espacial Internacional.
Tudo parecia estar a correr bem durante o sexto teste de voo do Ingenuity em Marte, mas uma anomalia pregou um susto à equipa da NASA. Apesar de toda a oscilação inesperada, foi possível manter o helicóptero no ar ao longo de todo o teste e fazer uma aterragem controlada.
A SpaceX continua empenhada na construção da constelação Starlink e enviou mais uma remessa de 60 satélites para o Espaço. Ao todo, a empresa de Elon Musk já completou 28 lançamentos de satélites e mais de 100 descolagens com êxito do Falcon 9.
Esta é a segunda Super Lua de 2021, também chamada de Super Lua das Flores, um fenómeno de ilusão ótica que faz com que o satélite natural da Terra pareça maior do que o habitual. Mas hoje há também um eclipse total a observar.
A imagem captada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA demonstra o Curiosity como um pequeno ponto na vastidão da cratera de Gale em Marte. No momento em que a fotografia foi tirada, o rover encontrava-se a “escalar” o monte Mercou.
No dia 26 de maio os entusiastas da observação do céu têm uma razão adicional para apontarem os seus instrumentos à Lua. É dia de Super Lua, a segunda de 2021, mas com o interesse adicional de ter um eclipse total.
A luz está a ser emitida por uma dúzia de "hotspots" de radiação gama, atingindo os 1,4 triliões de eletrãovolts (1,4 PeV). Para efeitos de perspectiva, é útil notar que o maior acelerador de partículas do nosso planeta só consegue acelerar partículas a 0,01 PeV.
Saiba quando entra em vigor o Passaporte verde, as condições para o obter certificado e em que consiste o documento agora chamado de Certificado Digital Europeu COVID que será essencial para as viagens de férias do Verão.
A NASA espera encontrar água em forma de gelo ou outros recursos debaixo da superfície lunar. O elemento será vital para a estadia e exploração a longo-termo dos humanos.
O documento, agora chamado de Certificado Digital Europeu COVID, vai facilitar as viagens dos europeus, e será gratuito, seguro e acessível a todos. A lei de entrada em vigor está marcado para o dia 1 de julho.
A Europa ainda não finalizou o processo do Passaporte Verde para facilitar as viagens, mas a União Europeia quer aceitar certificados que tenham pelo menos datas válidas, embora os Estados-membros devam verificar a autenticidade do documento.
O nó central do CryoEM-PT vai ser instalado no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, e contribuir para investigação relacionada com o estudo do cancro, de infeções virais, com especial interesse no SARS-CoV2, resistência bacteriana a antibióticos, doenças de Alzheimer e Pa
Vénus é um planeta de rotação lenta, mas com ventos que vão além dos mais devastadores furacões terrestres. Agora, investigadores do IA querem ajudar a compreender o que faz com tudo rode tão rapidamente ao nível das nuvens naquele planeta.
O grupo de signatários de uma nova carta aberta endereçada ao governo, e que inclui ainda membros de associações ambientalistas, políticos, e ativistas de diversas áreas, defende que é necessária a tomada de medidas urgentes para reduzir os níveis de poluição luminosa em Portugal.
Já são conhecidos os oito melhores classificados da 33ª edição das Olimpíadas nacionais que vão realizar um estágio de preparação, seguindo-se a derradeira Prova de Seleção.
A segunda fase da missão Tianwen-1 está cumprida e o rover Zhurong já "amartou" com sucesso esta madrugada para estudar o planeta vermelho. É um momento histórico para a China que se junta à lista de países que conseguiram deixar uma "pegada" em Marte.
A China dá seguimento à próxima etapa da missão Tianwen-1 e vai utilizar novas tecnologias para “amartar” o lander no planeta vermelho a partir das 00h11.
A SpaceX já submeteu um pedido de aprovação à Federal Communications Commission (FCC). Embora não indique uma data específica para a realização do teste de voo orbital, o documento aponta, na melhor das hipóteses, para antes de março de 2022.
O novo sistema desenvolvido por investigadores norte-americanos combina machine learning com implantes cerebrais e uma interface computacional. Através dela, um homem de 65 anos com paralisia conseguiu escrever mentalmente a uma velocidade recorde de 90 carateres por minuto.