O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Dos rovers Perseverance e Curiosity ao lander InSight, sem esquecer as sondas que orbitam o planeta: a NASA tem um conjunto de exploradores que recolhem dados essenciais para perceber as dinâmicas do clima em Marte.
O grupo português ISQ está responsável por acompanhar a segurança das operações do James Webb Space Telescope, considerado o maior e mais complexo telescópio espacial construído até à data e destinado a desvendar as origens da vida.
De acordo com um novo estudo levado a cabo por astrónomos norte-americanos, o asteroide Kamo'oalewa, originalmente descoberto em 2016, poderá ser um fragmento da Lua.
O rover Perseverance encontrou um novo conjunto de rochas marcianas cujo aspeto despertou o interesse dos cientistas da NASA e tem estado ocupado a verificar se este será um bom local para recolher uma amostra.
Portugal participa num projeto internacional que vai avaliar o impacto do ensino à distância na aprendizagem durante a pandemia de covid-19 e das variantes do novo coronavírus nos tratamentos e vacinas.
Com mais de 70 patentes, num investimento de 165 milhões de euros, desde 2013, a parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho está a dar frutos e os mais de 750 profissionais do projeto estão a desenvolver tecnologias que prometem dar resposta às necessidades do futuro da mobilidade.
Entre as mais recentes “entradas” no catálogo oficial das ondas gravitacionais está um sistema binário que conjuga um buraco negro ou com uma estrela de neutrões compacta ou um outro buraco negro de baixa massa.
Já foram criados 562 empregos no âmbito da rede de laboratórios colaborativos que envolve cerca de 300 entidades, 120 são empresas e o número de PMEs associadas está a crescer, revela o relatório anual de balanço.
O sinal Go foi dado poucos minutos depois das 19h, com o início da sequência de separação da Estação Estação Espacial poucos minutos depois. Os astronautas que integram a missão Crew-2 já estão de regresso à Terra.
Esta semana há uma troca de lugares na Estação Espacial Internacional. Esta segunda-feira regressa a equipa que passou os últimos meses no espaço e quarta parte a próxima, depois de vários adiamentos.
A NASA tem regresso marcado à Lua daqui a três meses, mas para fazer diferente. O objetivo é criar estruturas de longo prazo, independentes, com vista a obter o know-how para “chegar mais além”, mais precisamente até Marte. E servir de inspiração às gerações mais recentes.
A tecnologia proposta pelos cientistas da Brown University, nos Estados Unidos, ainda está numa fase inicial, mas os investigadores esperam que o novo material que inclui componentes derivados de madeira seja mais um passo a caminho do desenvolvimento de baterias mais seguras.
A partida dos astronautas para a Estação Espacial estava prevista para este domingo, dia 31 de outubro, mas as más condições atmosféricas obrigaram ao adiamento para dia 3, mas entretanto um "problema de saúde" levou ao cancelamento dos planos da NASA e da SpaceX
De acordo com a Amazon, o lançamento dos protótipos KuiperSat-1 e KuiperSat-2 no novo foguetão RS1 da ABL Space Systems afirma-se como “um passo importante” no desenvolvimento do Project Kuiper, que ambiciona criar uma constelação com mais de três mil satélites de Internet.
Há dois projetos na área da computação quântica com avanços importantes na China e o país consegue aumentar a distância em relação à Google, com uma máquina que supera um milhão a capacidade de Sycamore e com um protótipo que consegue fazer num milisegundo uma operação que um supercomputador normal
O projeto H2E, do laboratório de inovação da Alphabet, quer encontrar uma forma de facilitar o acesso a água potável. Todos os dados, protótipos, software e documentação do hardware do projeto estão agora disponíveis online para todos os utilizadores que queiram dar seguimento à ideia.
A densidade atmosférica mais baixa que o previsto tem sido um desafio para o pequeno helicóptero da missão a Marte. O teste para verificar a capacidade de enfrentar condições de voo mais adversas estava previsto e cumpriu-se com sucesso.
A NASA explica que já foi possível colocar a cápsula Orion no topo do Space Launch System e prevê o lançamento da missão em fevereiro de 2022. No entanto, ainda há todo um conjunto de pequenos passos a dar antes do grande salto a caminho da Lua.
Foi descoberto numa zona conhecida como um berçário de estrelas e está a dar nas vistas dada a idade recente, revelada pelo facto de ainda emitir calor do processo de formação. Mas calma, “recente” no sistema solar é uma classificação para alguns milhões de anos.
A par do desenvolvimento dos protótipos da Starship, a SpaceX está também a trabalhar no sistema de recuperação dos propulsores reutilizáveis dos seus foguetões. A estrutura, à qual Elon Musk chamou "Mechazilla” ganhou recentemente um par de braços robóticos que lhe vão permitir apanhar propulsores
A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. Apesar do lançamento bem-sucedido, a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, não correu como o esperado.
Adicionar uma etiqueta inteligente ligada a uma aplicação para smartphones pode ajudar os pacientes na toma efetiva dos medicamente, sobretudo idosos ou pessoas vulneráveis.