O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A atual tripulação vai realizar experiências científicas, trabalhos de manutenção, caminhadas espaciais e preparar a instalação dos dois módulos adicionais.
São três os manifestos divulgados e assinados em iniciativas ligadas à presidência do conselho da União Europeia. Hoje foi divulgado o Manifesto de Lisboa e amanhã é a vez do Manifesto de Chaves e do Manifesto do Minho, mas os âmbitos são diferentes, como explicou ao SAPO TEK Manuel Heitor, ministro
Os mapas da ECDC mostram a progressão dos casos de COVID-19.
Portugal continental ainda está a laranja mas a parte sul de Espanha já está pintada de vermelho.
A cerca de seis horas após ter descolado, ao início do dia de hoje na China, a nave Shenzhou-12 acoplou no módulo residencial da estação espacial Tianhe. Com a tripulação de hoje, a China aumenta para 14 o número de astronautas que lançou para o espaço.
São três os astronautas que seguem a bordo da primeira missão tripulada enviada pela China para a sua estação espacial, que está a ser construída em órbita e que deverá estar operacional em 2022.
A LeoLabs mapeia os objetos que ocupam a Órbita Baixa da Terra, como satélites e pedaços de lixo espacial. O investimento nos Açores vai aumentar de 15 mil para 25 mil o número de objetos que consegue monitorizar.
A partir desta quinta-feira, dia 17 de junho, passa a ser possível fazer o pedido no portal do SNS24, assim como os certificados do teste PCR e de recuperação.
A solução da Roboscientific funciona como um detetor de fumos, mas neste caso “cheira” o ar à procura dos sinais libertados por pessoas infetadas com COVID-19.
O estudo realizado pela Universidade de Coimbra e pelo CENTIMFE, no âmbito do projeto TOOLING4G, revela que a utilização de supercomputação "traz grandes benefícios para a indústria nacional" e pode torná-la mais competitiva.
O Passaporte Verde vai facilitar as viagens dos cidadãos europeus durante as férias de verão, mas também poderá ser utilizado internamente para acesso a certos locais.
É a primeira vez que a NASA decide explorar a parte mais longínqua da Lua, planeando enviar três novas cargas com instrumentos científicas, abrindo caminho à exploração futura dos astronautas.
Manuel Heitor, que discursava no final da reunião entre a União Europeia e a União Africana sobre a observação da Terra, defendeu a necessidade de orientar os temas espaciais para as necessidades das populações, anunciando a aprovação do Manifesto de Lisboa sobre Observação da Terra.
A lua gigante que gira em torno de Júpiter foi fotografada pela sonda espacial Juno. As primeiras imagens reveladas pela NASA mostram o maior satélite natural do sistema solar em detalhe e há mais a caminho.
Amanhã ocorre um eclipse anular do Sol, o primeiro de 2021, que, em todo o território português será visível como eclipse parcial. O local onde se encontra não é o ideal para a observação do fenómeno em todo o seu esplendor? É também possível acompanhá-lo através da Internet.
Projeto nasce de uma parceria com a ClearBot. O robot é ainda um protótipo, mas a ideia é criar uma versão funcional, autónoma, capaz de detetar plástico no oceano por si só.
A assembleia do Parlamento Europeu deu a sua ‘luz verde’ ao certificado com 546 votos a favor, 93 contra e 51 abstenções. Documento vai permitir viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 01 de julho.
A Blue Origin está a leiloar um dos bilhetes para primeiro voo turístico espacial da New Shepard, mas o vencedor não será o único “sortudo” a dar uma volta na nave espacial: Jeff Bezos e o seu irmão, Mark Bezos, já têm um lugar marcado.
A sonda da NASA vai chegar a distância de 1.038 quilómetros da superfície da maior lua de Júpiter. Será a maior aproximação desde 2020, quando a Galileo ajudou a identificar a sua composição.
A NASA selecionou duas novas missões oficiais a Vénus no âmbito do programa Discovery. As missões VERITAS e DAVINCI+ receberão, cada uma, um orçamento de 500 milhões de dólares para o seu desenvolvimento e espera-se que sejam lançadas para o Espaço entre 2028 e 2030.
É apresentado como o mapa mais preciso do Universo até à data, usando a maior amostra de galáxias alguma vez obtida de uma parte do céu, e resulta da colaboração Dark Energy Survey, que conta com participação portuguesa.