O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
De acordo com dados avançados pela NASA, a energia gerada pela explosão de um meteoro que se fez ouvir em Pittsburgh, na Pensilvânia, era equivalente a a 30 toneladas de TNT. Caso o céu não estivesse nublado, teria sido possível observar uma “bola de fogo” 100 vezes mais forte do que o brilho emitid
O início do novo ano fica marcado pela “chuva de estrelas” das Quadrântidas, vista como uma das melhores no hemisfério norte, com o seu pico a acontecer hoje pelas 20h40 e com a duração de visibilidade do fenómeno a estender-se até ao dia 12 de janeiro.
O derradeiro teste, que vai juntar Starship e Super Heavy, validará a capacidade do sistema de transporte desenvolvido pela SpaceX para levar e trazer humanos da Lua ou de Marte, mas 18 mil comentários à consulta do regulador vão atrasar a emissão da licença.
Criado pela Movano, o Movano Ring apresenta-se como uma proposta desenvolvida em especial para mulheres. Para já, a empresa ainda está à espera da aprovação dos reguladores norte-americanos, mas prevê lançar uma primeira versão do anel inteligente na segunda metade de 2022.
O Jovem STEAM é um de dois programas de apoio à formação em áreas que o mercado precisa, onde se destacam as engenharias ou matemática. No total STEAM Jovem e Impulso Adultos já garantiram 22 milhões de euros, via PRR.
Informação partilhada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior indica que em 2020 a despesa de I&D ultrapassou pela primeira vez os três mil milhões de euros e atingiu "máximos históricos".
A NASA vai explorar, pela primeira vez, não um mundo feito de rocha ou gelo, mas um mundo feito de metal que mal se vê da Terra. E é já a partir do próximo verão, com a missão Psyche.
Depois de vários adiamentos, o lançamento do telescópio espacial James Webb foi remarcado para 25 de dezembro, dando início a uma jornada que se espera contribua para descobrir alguns dos segredos mais intrigantes do universo.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) implantou o seu primeiro “coração artificial”, o HeartMate, que constitui uma nova opção para doentes em insuficiência cardíaca terminal.
As sete janelas panorâmicas da cúpula da Estação Espacial Internacional (ISS) são um dos locais preferidos dos astronautas e permitem diferentes observações, explica a ESA, que partilha um vídeo do astronauta alemão Matthias Maurer naquele espaço.
Um ano depois de ser recolhida a cápsula da sonda que investigou o asteroide Ryugu, os cientistas revelaram que este tem alta porosidade e uma composição heterogénea ao nível microscópico. Descobertas podem ajudar na descoberta da origem do sistema solar.
Um professor e investigador da Universidade de Évora (UÉ) participa num projeto internacional, com a norte-americana NASA e a Agência Espacial Europeia, para estudar um asteroide e alterar a sua rota.
As leis que regem o Universo foram as mesmas em todo lado e durante todo o tempo de vida do Universo ou podem variar? Esta é uma das perguntas a que uma equipa internacional, que conta com a participação de vários investigadores do IAstro, está a tentar responder.
O Conselho de Governo dos Açores autorizou, na quarta-feira, a prorrogação por um ano, ou até à criação da Entidade Espacial Regional, do mandato da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, divulgou o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse hoje que propôs um regime jurídico das atividades espaciais porque houve “incompetência” dos governos regionais dos Açores para avançar com o porto espacial de Santa Maria.
Um problema de comunicação está na origem de mais um adiamento no lançamento do sucessor do telescópio Hubble, mas a NASA continua empenhada em manter o momento antes do Natal.
Descrito como uma espécie de “cabine alienígena”, o objeto captado pelo rover Yutu 2 da missão lunar chinesa Chang’e 4 está a intrigar os cientistas. A equipa responsável pelo rover já o comandou para se dirigir até ao local para ver o que se passa.
São projetos de curta duração que num horizonte de 12 meses vão desenvolver inovações em áreas como a saúde, IA ou espaço. Sobe para 77, o número total de projetos que a parceria com a universidade norte-americana já apoiou.
Uma nova solução poderá ajudar os astronautas da Estação Espacial Internacional a fazerem face a alguns dos problemas de visão que decorrem dos longos períodos de tempo passados no Espaço: tudo através de um saco-cama tecnologicamente avançado.
É na Tasmânia que vai ficar aquele que pode ser o testemunho para a posteridade da humanidade, se não for possível evitar uma catástrofe, consequência das alterações climáticas. Se não sobrevivermos, quem vier a seguir pode perceber em detalhe o que aconteceu.