O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Segundo a NASA, pela primeira vez, dois dos robots que compõem o sistema de "ajudantes" robóticos da Estação Espacial Internacional conseguiram operar de forma independente, trabalhando lado-a-lado com astronautas.
Os Estados Unidos realçam a colaboração no trabalho científico realizado na Estação Espacial Internacional entre as agências espaciais dos dois países, considerando que foram apanhados de surpresos com a decisão da Rússia.
A NASA ainda não recebeu uma notificação "oficial" da vontade dos russos de deixarem a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) depois de 2024, informou hoje uma alta funcionária da agência espacial norte-americana.
A Rússia vai deixar de operar a Estação Espacial Internacional (EEI) "a partir de 2024", anunciou hoje o chefe da Agência Espacial Russa (Roscosmos), Yuri Borissov
A SpaceX já concretizou com sucesso este ano mais missões espaciais que em todo o ano passado e este não é o único recorde de 2022 para a empresa de Elon Musk.
O projeto dos investigadores do Instituto Superior Técnico pretende ajudar na prevenção dos incêndios. O sistema é autónomo e inclui o uso de aplicações para smartphones, dados de satélite e a utilização de drones.
Espera-se que o núcleo do foguetão chinês Long March 5B reentre na atmosfera terrestre no prazo de uma semana, no entanto ainda é difícil prever onde vai cair.
Christopher, de apenas 7 anos, era o adversário. Responsáveis defendem que o rapaz devia ter esperado um pouco mais antes de jogar a sua peça, uma vez que as respostas rápidas vão contra as recomendações de segurança.
A China continua a construção da sua Estação Espacial. Este domingo enviou para órbita o módulo que vai acolher um dos dois laboratórios de I&D da estrutura.
A Universidade de Coimbra diz que o seu modelo inteligente permite otimizar o carregamento de frotas de autocarros elétricos em 30 a 40% e diminuir os custos de operação.
Na descoberta dos mistérios do cérebro e no tratamento das principais doenças neurológicas, a tecnologia que já usamos no dia-a-dia é aliada dos médicos na monitorização e acompanhamento dos pacientes e abre caminho a novos desenvolvimentos na neurociência. A Biogen é uma das empresas a trabalhar ne
Para cumprir o seu objetivo, as empresas planeiam utilizar um foguetão impresso a 3D e reutilizável, que dará “boleia” a um módulo e a um veículo espacial, até Marte.
A Neuraspace já levantou 2,5 milhões de euros junto de investidores em Portugal e está a desenvolver uma solução de gestão inteligente de tráfego para constelações de satélites. A startup diz que pode detetar até 50% mais colisões de alto risco e reduzir a intervenção humana até 75% usando uma fonte
As imagens partilhadas são impressionantes e mostram a onda de calor que está a afetar a Europa e a bater vários recordes. O risco de incêndio é hoje o mais elevado em vários países, mas Portugal não está incluído.
É hoje inaugurada em Troia a primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal. Chama-se Infante D. Henrique e vai ser um campo de experimentação para sistemas de segurança e defesa não tripulados e outras tecnologias em ambientes de subsuperfície, superfície (terrestre e molhado) e aéreo.
No ano passado, a Synchron já tinha colocado implantes cerebrais em pacientes na Austrália. Com o Stentrode implantado, o seu primeiro paciente norte-americano, um homem diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, poderá comunicar utilizando os seus pensamentos.
O Presidente russo, Vladimir Putin, demitiu hoje por decreto o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, conhecido pelo seu estilo abrasivo e nacionalismo extremo.
São mais de 2,6 toneladas de equipamentos científicos, abastecimento para a tripulação e outros objetos que seguem a bordo da SpaceX Dragon que partiu esta madrugada do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida. Entre as experiências transportadas está uma que vai estudar o pó da Terra.
A média de novos casos diários por milhão de habitantes na União Europeia mais que duplicou desde há três semanas. Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia estão no nível máximo de perigo.
Entre galáxias, exoplanetas, mortes de estrelas, "danças" cósmicas e nebulosas: as primeiras imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb mostram o Universo de uma forma nunca antes vista.
O 2022 NF apareceu “do nada” nos radares quando faltavam poucos dias para a sua passagem pela Terra. Desta vez não houve perigo, mas a surpresa deixou a comunidade científica desconfortável com a possibilidade da situação se repetir com um asteroide de maior perigo.
Está marcada para hoje a revelação das primeira imagens do supertelescópio Webb, mas ainda antes do evento oficial, às 15 horas de Portugal, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na Casa Branca a imagem de um cluster da galáxia SMACS 0723.
O primeiro protótipo do projeto já está a ser construído e os planos dos investigadores da Universidade de Aveiro preveem uma constelação modular de satélites que orbitará a Lua passando diretamente por cima da futura base lunar.
As primeiras imagens coloridas e espetros obtidos pelo telescópio espacial James Webb, que vão ser revelados na terça-feira, reportam-se a cinco objetos cósmicos, incluindo uma das maiores e mais brilhantes nebulosas e um planeta extrassolar gigante.