O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Já partiu a missão da NASA que leva a sonda Lucy para estudar asteroides cativos no campo gravitacional do gigante gasoso Júpiter, que se acredita guardarem os segredos da formação do nosso Sistema Solar, há 4,5 mil milhões de anos.
A nave Shenzhou-13 atracou com sucesso e os três astronautas já começaram a trabalhar na sua missão. Esta é a mais longa missão na nova estação orbital Tiangong.
Portugal recebe pelo segundo ano o European Rocketry Challange, que põe em competição estudantes de vários países da Europa. As equipas já desenvolveram os seus próprios foguetões, na prova são desafiadas a lançá-los.
A sonda BepiColombo registou o ambiente magnético e de partículas à volta de Mercúrio durante a sua passagem a 199 km da superfície, sendo depois convertido a som. Oiça o “som” do vento solar a bombardear o planeta mais próximo do Sol.
O trabalho, que contou com a participação de investigadores portugueses, aponta ainda para que a relação não seja direta, como se pressupunha até agora.
O Planetary Defence Office conta com novas instalações, expandido as ações da ESA na análise de dados de asteroides e coordenação internacional. Também vai servir de hub principal para as observações a partir de telescópio.
A missão NS-18 da Blue Origin parte hoje para o Espaço, levando uma tripulação onde se destaca William Shatner, conhecido pelo seu papel do Capitão James T. Kirk dos filmes e série original Star Trek, que se tornará na pessoa mais velha a viajar para o Espaço.
As imagens de satélite do Copernicus mostram ainda como as concentrações de Dióxido de enxofre, libertadas na atividade vulcânica, já chegaram perto do Algarve.
A Boeing e a NASA continuam a fazer progresso no que toca à investigação do problema que levou ao cancelamento do lançamento da cápsula Starliner para a Estação Espacial Internacional em agosto e apontam agora para uma nova data para a próxima tentativa.
A especialista em inteligência artificial (IA) Daniela Braga afirma que a Europa está "10 anos atrasada" em relação a esta tecnologia, destacando que agora há "uma vontade política", mas o processo ainda vai "devagarinho".
Diretamente da cozinha da ISS, o astronauta da ESA partilha a alegria de ter recebido alguns dos seus pratos preferidos, adaptados ao espaço por "chefs" conceituados, mostrando algumas das iguarias, que normalmente são guardadas para dias festivos.
O Zhello alia robótica e higienização numa solução autónoma que promete ajudar no combate a doenças causadas por bactérias, vírus e outros microrganismos. A eficácia de inativação de agentes patogénicos é de até 99,99%.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram que o smartphone pode ser usado como alternativa ao estetoscópio tradicional, ao ser capaz de gravar os sons pulmonares com qualidade e de capturar os sons anormais.
O ator William Shatner, imortalizado pelo seu papel de protagonista de Star Trek, vai finalmente fazer uma viagem ao espaço, à boleia do New Shepard NS-18 da Blue Origin.
Ainda antes de se aproximar de Mercúrio a uma distância de 199 quilómetros, a sonda BepiColombo, da ESA e JAXA, conseguiu captar algumas imagens pelo caminho. Esta foi a primeira de seis “espreitadelas” previstas antes da missão entrar em órbita em 2025.
As previsões meteorológicas são mais uma das áreas onde a inteligência artificial pode trazer grandes avanços. Um projeto no Reino Unido, que envolve uma empresa da Google, deixou pistas importantes sobre esse potencial.
Cientistas suíços desenvolveram uma tecnologia baseada num nanogerador sustentável que faz com que um chão de madeira seja capaz de produzir energia cada vez que é pisado.
Este será o primeiro de seis voos próximos de Mercúrio antes da missão principal prevista para 2025, numa parceria entre as agências espaciais ESA e a JAXA.
Além de rególito, ou poeira lunar, a amostra recolhida pela missão lunar chinesa Chang’e 5 inclui fragmentos de um material vítreo, que poderá ter originado em fissuras vulcânicas antigas, assim como elementos que podem ter resultado de impactos no passado.
De acordo com investigadores da Samsung e da Universidade de Harvard, o projeto impulsionar o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial que se comportam como cérebros reais e que têm a capacidade de se adaptarem a novas condições, assim como de aprenderem novos conceitos.