O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A Estação Espacial Internacional oferece uma perspetiva privilegiada da Terra, incentivando os astronautas a captar fotografias memoráveis. O francês Thomas Pesquet é um dos mais "ativos" na captação de imagens e tem um portfólio fantástico.
Integrado no programa Artemis, o Veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (VIPER) vai pousar no polo sul da Lua em 2023 para procurar água e outros recursos, anunciou ontem a agência federal norte-americana NASA.
Foram 3 dias de "passeio" no espaço, numa órbita acima da Estação Espacial Internacional e com uma volta à Terra a cada 90 minutos. Os 4 passageiros do Inspiration4 já regressaram e a empresa de Elon Musk prepara-se para repetir a experiência de turismo espacial.
Uma nova imagem gráfica, construída à escala, mostra a atmosfera da Terra numa perspetiva diferente, que inclusive “mistura” os voos turísticos experimentais ao espaço da Virgin Galactic e da Blue Origin. E ainda a possibilidade de haver vida noutros planetas.
A nave Shenzhou-12, que trazia a bordo os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo, pousou no deserto de Gobi, onde foi recebida por helicópteros e veículos.
Após recolher, com sucesso, a sua segunda amostra de rocha marciana, o rover Perseverance está agora pronto para espreitar “novas paragens”. Também anda satisfeito por ter superado a sua marca pessoal em modo “auto-piloto”.
Os três astronautas chineses estão de regresso à Terra, a bordo da nave espacial Shenzhou-12, depois da missão de 90 dias na estação espacial Tiangong.
A NASA salienta que devido à densidade atmosférica de Marte, cada vez menores devido às variações sazonais, os voos do pequeno helicóptero são mais difíceis de realizar.
Os quatro civis da missão Inspiration4 partiram para o espaço esta madrugada a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX e vão ficar em órbita durante três dias.
É uma estreia para a empresa espacial de Elon Musk. A primeira missão “civil” da SpaceX vai servir para angariar fundos para um hospital pediátrico e junta quatro pessoas, uma delas é o milionário que pagou as viagens.
Investigadores do INESC TEC procuram a ajuda de IA para diagnosticar, de forma precoce, o cancro gástrico, descrito como o terceiro mais mortal em todo o mundo. A tecnologia pretende reduzir o risco de falsos diagnósticos associados ao erro humano.
A maior distância de Marte traduz-se também em maiores atrasos nas comunicações com a Terra. Os astronautas terão por isso de ser mais autónomos na resolução de qualquer questão que possa surgir, com a realidade aumentada a dar uma ajuda.
As boas notícias continuam para os lados de Marte: o rover Perseverance da NASA conseguiu concluir com sucesso a recolha de mais uma amostra de rocha do planeta vermelho.
O Sistema Solar de Cidade Rodrigo, em Espanha, é uma das representações à escala mais importantes da Europa. O Sol, com quase cinco metros de diâmetro, é desenhado por cerca de 2.000 peças de latão em forma de mão. Já Marte tem “toque” português.
A procura por atividades turísticas que utilizam o céu noturno como principal recurso está a crescer em Portugal, com a "bandeira" da sustentabilidade e sem incomodar os residentes, e até os portugueses já se deixaram conquistar.
São vários os aspectos “estranhos” do 2021 PH21, a começar pelo tamanho: o asteroide recém-descoberto mede um quilómetro, uma dimensão que já justificaria a sua descoberta há mais tempo. A sua órbita extremamente pequena é, no entanto, a caraterística mais surpreendente.
Era a primeira missão da Firefly Aerospace e não correu bem. A empresa mostra agora em detalhe as várias fases da subida até à explosão, que foi afinal provocada.
A SpaceX prepara-se para fazer história através da Inspiration4, uma missão ao espaço totalmente comandada por civis, naquele que pretende ser mais um passo importante para o início do turismo espacial. E ao mesmo tempo, captar o mediatismo para causas sociais.
As primeiras informações enviadas pelo robot da NASA em Marte eram positivas mas agora uma nova imagem, com mais luz, confirma que a missão foi bem sucedida e que finalmente foi recolhida a primeira amostra.
A Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa são as que mais reforçam o número de vagas. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já tinha garantido que ia aumentar o número de vagas perante a procura excecional de jovens que pretendem entrar este ano em cursos do Ensino Superior.
A Europa quer reforçar a oferta de serviços de transporte espacial nos próximos anos, usando as suas naves Ariane 6 e Vega-C para diversos voos anuais.
Em causa pode estar uma situação pontual ou a segurança do próprio método de ascensão e descida dos foguetões da Virgin Galatic. A empresa do milionário britânico diz que há alarmismo e falsas conclusões.
Recentemente, a China aprovou três novos projetos espaciais de exploração do Planeta Vermelh , incluindo um drone com 2 rotores que tem um aspeto muito semelhante ao do helicóptero Ingenuity da NASA.