O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A Deep Space Station 43, o sistema de antenas que comunica com a Voyager 2, está em manutenção desde março. No final de outubro, os engenheiros decidiram voltar a testá-lo. Após uma espera de 34 horas, a sonda deu sinal de que tinha recebido a mensagem e executou todos os comandos enviados sem qualq
Desde que começou a operar, passaram pela ISS 240 pessoas, incluindo 18 astronautas da Agência Espacial Europeia que viveram e trabalharam no posto avançado orbital. Veja o vídeo dos últimos 20 anos em 60 segundos.
O sistema atingiu uma percentagem de fiabilidade superior a 98% nas análises conduzidas à tosse de pacientes com um diagnóstico médico confirmado de COVID-19. No caso dos pacientes assintomáticos, a inteligência artificial alcançou a marca dos 100%.
Para assinalar a época mais assustadora do ano, o Observatório Europeu do Sul revela uma das imagens mais “sinistras” da sua coleção: a Nebulosa da Caveira. A NGC 246 é também conhecida como primeira nebulosa planetária com um sistema estelar triplo hierárquico no seu centro.
Depois de uma aterragem que não correu como planeado, a sonda Philae da missão Rosetta acabou por “adormecer” para sempre. No entanto, deixou pistas valiosas para os cientistas da ESA que conseguiram identificar um novo marco no seu atribulado percurso pelo cometa 67P.
Embora os cientistas já tivessem encontrado concentrações da molécula ciclopropenilideno em nuvens de gás e poeira espacial entre sistemas de estrelas, nunca a tinham detetado numa atmosfera como a de Titã. A descoberta ajudará a NASA a preparar a missão Dragonfly que está prevista para 2027.
A sonda OSIRIS-Rex recolheu uma quantidade de amostras do asteroide Bennu muito superior àquela que a NASA esperava, fazendo com que algum do material recolhido “escapasse” para o Espaço.
A competição europeia de lançamento de rockets realizou-se pela primeira vez em Portugal mas já há data marcada para repetir em 2021. Os lançamentos de foguetões tiveram lugar no Portugal Air Summit, todos com sucesso.
A NASA dá agora a conhecer uma das mais recentes descobertas acerca da Lua, feita através do “observatório voador” SOFIA, e que representa um importante contributo para a preparação da chegada de astronautas ao satélite natural da Terra em 2024.
Durante a sessão Advanced Computing Portugal 2030, organizada pelo Programa INCoDe.2030, Khalil Rouhana, diretor-Geral Adjunto da DG Connect da Comissão Europeia, destacou o papel do contributo português para o desenvolvimento da computação avançada na Europa.
À medida que prepara a chegada do Homem a Marte, a SpaceX acredita que a criação de uma constelação de satélites Starlink vai permitir ligar quem viverá no Planeta Vermelho a quem está na Terra.
Durante a próxima década, estima-se que cerca 990 satélites sejam lançados todos os anos, significando que em 2028, poderão existir 15.000 equipamentos em órbita.
Durante a cimeira Portugal Air Summit foi anunciada a construção de uma nova unidade fabril, numa parceria entre a empresa brasileira Desaer e o CEiiA.
Os engenheiros e cientistas da NASA vão agora recorrer a um conjunto de técnicas para determinar se a quantidade recolhida pela OSIRIS-REx é suficiente. Caso contrário, a sonda vai tentar uma nova manobra a 12 de janeiro de 2021, desta vez numa zona diferente chamada Osprey, que se supõe que contenh
Vão ser hoje apresentados os oito projetos que são financiados com um total de 2,3 milhões de euros. As áreas de observação da Terra, clima, mobilidade e biodiversidade estão em destaque.
Para perceber alguns dos principais desafios que a Humanidade enfrenta à medida que as fronteiras entre Homem e máquina se esbatem, o SAPO TEK falou com Julian Savalescu, Professor da Universidade de Oxford e Catedrático no Uehiro Centre for Practical Ethics.
Para conseguir cumprir a sua missão, o braço robótico da OSIRIS-Rex terá de contornar múltiplos obstáculos à superfície. A descida à superfície do asteroide Bennu demorará cerca de quatro horas, no entanto, a complicada manobra de recolha dura menos de 16 segundos.
O primeiro relatório de acompanhamento da Agência Nacional de Inovação indica que os laboratórios colaborativos portugueses já empregaram mais de 341 técnicos. No final de agosto, 7 dos 26 CoLAB tinham cumprido o seu plano de contratações na totalidade.
O Sentinel-6 da ESA e da NASA tem como missão ajudar os cientistas a perceber o impacto das alterações climáticas no nível das águas do mar. O satélite vai também recolher dados acerca da temperatura e nível de humidade da atmosfera.
Na madrugada do dia 15 de outubro, a BepiColombo encontrava-se a uma distância de 10.720 quilómetros de Vénus. A segunda manobra de aproximação está marcada para 10 de agosto de 2021 e espera-se que a sonda passe a uma distância de 550 quilómetros da superfície do planeta.