O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A sonda estava à caça de metano mas acabou por descobrir traços de ozono e de dióxido de carbono na atmosfera do planeta vermelho. A descoberta foi considerada "intrigante e surpreendente"
O rover da NASA que vai explorar os mistérios do Planeta Vermelho vai partir à “boleia” do foguetão Atlas V já na próxima quinta-feira. Além de poder acompanhar o lançamento “ao vivo e a cores”, pode participar nas várias atividades que a NASA tem preparadas para assinalar a data especial.
Segundo a Portugal Space, a Active Space Technologies, a Critical Software, a Deimos Engenharia, a Frezite High Performance e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) vão desenvolver alguns dos componentes das novas missões do programa Copernicus, incl
Com uma dimensão de 370 metros quadrados, o Proteus quer ser o maior laboratório submarino do mundo. A equipa liderada por Fabien Cousteau, neto do famoso oceanógrafo Jacques Cousteau, e pelo designer Yves Béhar espera tê-lo pronto no espaço de três anos, com os custos do investimento a rondarem os
O Coronavirus Wearables Study já conseguiu reunir mais de 5.500 participantes, incluindo 31 pessoas diagnosticadas com o novo Coronavírus. Em 80% dos casos de pacientes com COVID-19, os dados recolhidos pelos wearables já indicavam sinais de infeção à medida que os primeiros sintomas surgiam ou aind
Um novo estudo revela que, devido à pandemia de COVID-19, os níveis de ruído sísmico provocados pelas atividades humanas reduziram significativamente entre março e maio. O silêncio começou em finais de janeiro na China e, em meados de março, já se tinha alastrado pelo resto do mundo.
Um novo relatório revela que o programa de identificação de fenómenos aéreos não identificados do Pentágono continua bem ativo, só que com um novo nome. Para lá dos aliens, a Task Force quer verificar se outros países estão a usar tecnologia aérea avançada para ameaçar os EUA.
A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) está envolvida na missão chinesa que vai explorar Marte. Pequim lançou ontem uma sonda que vai pousar no planeta vermelho mas há mais projetos.
O desenvolvimento da Starship é uma das prioridades da SpaceX. A empresa liderada por Elon Musk está a preparar um teste de lançamento do mais recente protótipo da nave que um dia levará o Homem a Marte.
Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter foi registado hoje a 800 quilómetros da sudoeste de Anchorage, capital do Alasca, provocando uma alerta de tsunami, indicou o centro geológico norte-americano (USGS).
A norte-americana Space Perspective tem planos para levar turistas espaciais à estratosfera a partir da nave espacial Neptune. A empresa prevê o primeiro teste tripulado em 2023. Espera-se que o serviço de voos espaciais esteja operacional já em 2024.
O sinal verde para a partida do Falcon 9 foi dado há cerca de uma hora e a SpaceX consegue mais um record com o tempo mais curto de utilização do booster da primeira fase, que tinha sido usado há dois meses na missão Demo-2.
A China já posicionou o foguete que vai lançar a sonda Tianwen-1 para Marte na próxima semana, juntando-se aos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que aproveitaram também condições favoráveis para iniciar missões ao Planeta Vermelho neste mês.
O Advanced Telescope for High-Energy Astrophysics, ou Athena, da ESA tem uma data de lançamento prevista para 2031 e vai ter um sistema óptico de precisão cuja conceção e desenho estão a ser liderados por Portugal, através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
O manifesto enviado ao Primeiro-Ministro reúne 50 cientistas e 50 empresários a pedir com urgência mecanismos financeiros e cooperação para “relançar o futuro de Portugal”.
Estas são as primeiras fotografias captadas pelos instrumentos da Solar Orbiter e revelam fenómenos que antes não eram visíveis em detalhe aos cientistas, como a presença de mini explosões solares omnipresentes, apelidadas de "fogueiras".
A forma como as pessoas se movimentam e os efeitos na disseminação da COVID-19 está a ser analisada em detalhe. Novos estudos publicados pelo Centro Comum de Investigação foram elaborados com base em dados cedidos por 14 operadoras europeias, entre as quais a Altice Portugal.
Embora o lançamento do telescópio espacial James Webb esteja previsto para março de 2021, a NASA admite que a pandemia de COVID-19 poderá alterar os planos. A equipa a cargo do desenvolvimento vai agora decidir se a partida para o Espaço vai mesmo avançar na data previamente estabelecida.
A passagem do NEOWISE pela Terra torna-se numa ocasião ainda mais especial, pois o cometa só regressa daqui a 6.800 anos. Para dar aos internautas a possibilidade de observar o fenómeno a partir da Estação Espacial Internacional, o artista Seán Doran criou um timelapse especial com imagens recolhida
A nova espécie identificada em Portugal é sensivelmente da mesma idade do que os registos de carcharodontossáurios mais antigos encontrados na Tanzânia, em África, e apresenta-se como a primeira prova da existência do grupo de dinossauros no Jurássico Superior do hemisfério norte.
Depois de uma análise mais profunda, investigadores da Chinese Academy of Sciences determinaram que a substância é o resultado do derretimento de rochas devido ao impacto de meteoritos ou de erupções vulcânicas. Porém, as conclusões não são definitivas.
Outrora um pequeno ponto brilhante a mais de 312 milhões de quilómetros de distância do Sol, o NEOWISE está de passagem pela Terra durante o mês de julho. A ocasião torna-se ainda mais especial pelo facto de o cometa só regressar daqui a 6.800 anos.