O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Dependendo da localização geográfica, hoje foi possível acompanhar o primeiro eclipse solar do ano, um dia depois do Solstício de Verão. Na hora de Portugal o eclipse teve início às 4h45 desta manhã.
O Solstício de Verão marca o arranque da estação no hemisfério norte e assinala-se hoje às 22 horas e 44 minutos. O momento é celebrado há séculos e Stonehenge é um dos locais centrais.
A hipótese foi colocada há alguns anos, e a resposta - teórica - chega agora: muitos dos exoplanetas conhecidos podem ser mundos oceânicos e, logo, candidatos na busca por vida extraterrestre.
O lançamento que levaria 53 novos satélites para o Espaço, incluindo as missões ESAIL e ɸ-sat-1 foi adiado por falta de condições atmosféricas favoráveis. Se tudo correr como planeado, a próxima tentativa acontecerá no sábado.
Se tudo correr como planeado, a missão da ESA será lançada no próximo dia 19 de junho, a partir do Spaceport de Kourou, na Guiana Francesa, a bordo do foguetão Vega VV16.
A SpaceX considera que a sua constelação Starlink vai oferecer baixa latência, pois só assim terá hipótese de concorrer a um leilão de acesso a um fundo de 16 mil milhões de dólares para suportar a conectividade rural.
A Astrobotic será a responsável pela criação do VIPER, o veículo do programa Artemis que visa encontrar recursos para uma estadia prolongada na Lua em 2023.
Gerir equipamentos de comunicação e apostar na investigação na área da microgravidade têm sido outras tarefas da equipa de cinco astronautas na Estação Espacial Internacional, depois da chegada dos dois astronautas da NASA que participaram na missão histórica da SpaceX e da NASA.
O estudo analisou imagens de satélite que demonstram um aumento do tráfego automóvel junto a hospitais, assim como o aumento da pesquisa de sintomas na Internet que poderão estar relacionados com a COVID-19.
Segundo Elon Musk, a Starship é a nova prioridade e o seu desenvolvimento deverá ser acelerado “dramática e imediatamente”. Com o recente sucesso da missão Crew Dragon, empresas privadas como a SpaceX poderão receber mais incentivos do Governo dos Estados Unidos para desenvolverem as suas missões es
Depois da SpaceX, chega a vez da Agência Espacial Europeia apostar na sustentabilidade dos equipamentos espaciais. A ESA está já a desenvolver o Prometheus: um "motor ultra low-cost" que será flexível o suficiente para ser compatível com vários foguetões, tendo potencial para ser reutilizável.
Em 2020, o Dia de Sobrecarga da Terra foi atingido três semanas mais tarde do que em 2019, com uma menor procura de madeira e com a redução de emissões de CO2.
A SpaceX voltou a enviar uma remessa de 60 satélites para a constelação Starlink e, pelo caminho, conseguiu recuperar o primeiro estágio do Falcon 9 pela quinta vez: tudo isto na data em se assinalam 10 anos desde o voo de estreia do foguetão.
Uma empresa do Canadá e o Instituto Espacial da Holanda estão a recorrer a satélites desde 2019 para analisar as emissões de metano em várias regiões do planeta. Os dados iniciais já são conhecidos mas ainda há um trabalho conjunto pela frente.
O FAST, também conhecido como Tianyan, ou “olho do céu” em português, concluiu o seu período de três anos de testes em janeiro e parece estar pronto para procurar vida no espaço já em setembro.
Os olhos estavam todos colocados na missão histórica que une a SpaceX e a NASA mas na última semana a Estação Espacial Internacional recebeu duas naves, a japonesa HTV-9 e a Crew Dragon, a primeira nave comercial tripulada a transportar astronautas para o laboratório que está a orbitar a Terra.
Pela primeira vez, os cientistas conseguiram identificar de antemão que a rota da Solar Orbiter iria coincidir com a do cometa Atlas. A ESA indica que a passagem pela cauda do objeto espacial acontecerá no início de junho.
Após uma espera de mais de duas horas depois da acoplagem, Bob Behnken e Doug Hurley já entraram na Estação Espacial Internacional onde foram acolhidos pelos "residentes" da Expedição 63. A SpaceX completou com sucesso a primeira missão comercial tripulada para a NASA.
À segunda foi de vez. Depois do falhanço na quarta feira devido ao mau tempo, hoje as condições meteorológicas permitiram o lançamento do Falcon 9 e da missão Crew Dragon que chega amanhã à Estação Espacial Internacional.