Há uma imagem que ficou para a história na indústria dos videojogos: a presença dos três líderes das principais consolas a partilhar o mesmo palco, durante o Video Games Awards de 2018. Shawn Layden, o presidente da Sony Worldwide Studios, Phil Spencer, o patrão da Xbox, e Reggie Fils-Aime, até então líder da Nintendo America (pouco tempo antes de se reformar) partilhavam a mensagem da unificação da comunidade gaming.

Foi mais que uma mensagem, mas uma promessa de cooperação em prol da mais poderosa indústria do entretenimento. O certo é há cada vez mais abertura e disposição em partilhar os seus exclusivos, um sinal que a indústria está a mudar.

Veja-se o acordo entre os eternos rivais Sony e Microsoft que em maio revelaram a assinatura de um acordo de parceria para o desenvolvimento de soluções de streaming de videojogos, tendo como base a plataforma cloud Azure da gigante de Redmond. O interessante neste acordo é que ambos reconhecem os respetivos serviços que na prática são concorrentes: a plataforma de jogos em streaming PlayStation Now da Sony e a futura solução xCloud da Microsoft. "Este compromisso contempla a construção de melhores plataformas de desenvolvimentos para a comunidade de criadores de conteúdos", sublinhou a Microsoft na altura.

Esta parceria serviu também como um pronúncio de que as fabricantes pretendem baixar a guarda para satisfazer um dos maiores desejos dos jogadores e produtores de videojogos: o cross-play, ou seja, ser possível os jogadores encontrarem-se nas partidas online no mesmo jogo, independentemente da plataforma que estão a usar.

E veja-se que ainda recentemente a Sony mantinha uma atitude ríspida ao não permitir que os seus utilizadores de Fortnite se “misturassem” com os da Xbox e Switch, causando mesmo transtornos de corrupção das contas dos jogadores na consola da Nintendo, obrigando a Epic Games a produzir uma ferramenta de migração das contas afetadas. Entretanto já são "todos amigos" e a Sony autorizou a compatibilidade cross-play entre a PlayStation 4 e restantes plataformas.

A nova estratégia da Microsoft, em direcionar os seus jogos para outras plataformas, seja o PC, como smartphones, recentemente tem vindo a partilhar o seu próprio catálogo com os rivais. O fenómeno Minecraft, por exemplo, está nas consolas da Sony e Nintendo, e relativamente à Switch, foi lançado recentemente Cuphead e anunciado durante a Gamescom esta semana a chegada em breve de Ori and the Blind Forest. Títulos que eram até então exclusivos da consola americana.

tek Ori
Ori and the Blind Forest é um exclusivo Xbox One que migra para a Switch, abrindo portas à chegada da sua sequela à consola da Nintendo, Ori and the Will of the Wisps.

Esta semana a Sony fez a importante aquisição da Insomniac Games, a produtora de Marvel’s Spider-Man, aprofundando o investimento nos exclusivos. No entanto, há uma nota muito curiosa de Shawn Layden à Bloomberg, revelando que embora mantenha a ideia de conservar os seus jogos exclusivos, os títulos produzidos pelos estúdios da gigante nipónica baseados em experiências multijogador poderiam ser lançadas em outras plataformas.

Muito provavelmente o líder da PlayStation estava a referir-se ao PC, e não propriamente dito às consolas rivais: “irão ver no futuro alguns títulos a serem lançados da nossa coleção de estúdios que poderão necessitar de uma maior base de instalação”. E até já há um exemplo, o lançamento previsto para outubro do recém-anunciado ReadySet Heroes à venda na Epic Store.

A entrada de novos players nos diferentes ramos da indústria tem agitado as águas, e a obrigarem às eternas fabricantes de consolas a adaptarem-se. A declaração de guerra da Epic Store ao Steam tem vindo a fragmentar ainda mais o negócio do PC, na procura de exclusividade. A Google apresentou o Stadia como alternativa ao consumo de jogos sem a necessidade de consolas, através de uma plataforma de stream, o que significa que seja nos smartphones ou “microndas” todos poderão desfrutar dos melhores títulos do mercado. São sinais dos tempos de mudança...

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.