Os serviços de TV paga continuam a ganhar assinantes, muito às custas da adesão e migração para ofertas suportadas em fibra, mostram os dados mais recentes da Anacom.
O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.
Os testes à velocidade da internet fixa e móvel a partir do Net.mede permitem concluir que, principalmente nos serviços de rede fixa, a velocidade média das ligações melhorou consideravelmente.
O serviço de mensagens escritas foi lançado em Portugal em 1995 em Portugal mas tem vindo a perder expressão nos últimos anos pela chegada de aplicações de mensagens instantâneas como o Messenger, WhatsApp ou Telegram.
Entre julho e setembro de 2022, o número de assinaturas 5G globais ascendeu a 870 milhões e espera-se que suba até mil milhões até ao final do ano. As assinaturas globais 4G também a cresceram tendo registado um aumento de cerca de 41 milhões no terceiro trimestre do ano.
A elevada capacidade, desempenho e baixa latência da fibra ótica combinada com o 5G, permitem às organizações desenvolverem novos casos de uso, assentes em redes e plataformas de nova geração, e criar novas oportunidades de negócio.
Jessica Rosenworcel, presidente da Federal Communications Commission, afirma que a nova proibição se afirma como uma parte importante das medidas que a entidade reguladora está a tomar para proteger os Estados Unidos de "ameaças à segurança nacional na área das telecomunicações".
Com uma média de 75% de cobertura, Portugal está acima da média da União Europeia que é de 72%. As operadoras continuam a expandir a cobertura no território nacional e a NOS já tem 85% da sua rede instalada.
A tendência é antiga. Foi atenuada durante a pandemia mas voltou a acelerar. Falamos cada vez menos ao telefone fixo, mas nem por isso o serviço deixa de estar disponível na maior parte dos lares.
O Governo anunciou hoje que as redes de comunicações das Forças Armadas vão ser utilizadas para reforçar “a resiliência e disponibilidade” do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).
A Comissão Europeia atualizou a decisão sobre o espectro das redes móveis a bordo dos aviões, reservando algumas frequências para tecnologia 5G nos voos.
Em relação ao mês de setembro, os preços desceram 0,6%, justificado, segundo o regulador, pelas alterações das ofertas de banda larga móvel disponíveis em dois operadores.
O primeiro de sete lotes do concurso de fornecimento de serviços ao SIRESP foi adjudicado à Motorola Solutions, mantendo-se dessa forma o cumprimento do calendário previsto para finalizar o concurso até ao fim de dezembro.
O estudo do Instituto Nacional de Estatística salienta o aumento de 0,9% na ligação à internet face a 2021 e mais 0,5% no uso de banda larga. E dos que têm internet, 84,6% é feito através de ligação de banda larga.
A associação de operadores de telecomunicações salienta a sólida liderança de Portugal na descida dos preços de banda larga fixa, comparando com o aumento da média europeia em 0,4%.
Os operadores devem cessar ofertas zero-rating e similares, que discriminem o tráfego de acesso à internet. As empresas têm um prazo de 20 dias úteis após decisão final para cumprirem as regras.
A SIRESP, S.A, admite que, embora existam algumas imprecisões em certos dados, o relatório onde são apontadas as falhas foi analisado, tendo sido identificadas fragilidades que precisam de ser resolvidas.
Depois de sucessivos adiamentos dos tarifários onde a utilização do 5G é cobrada, a Vodafone Portugal, NOS e MEO já confirmaram que o novo prazo para a experimentação gratuita é de 15 de janeiro de 2023.
A NOS "não se revê" na decisão da Anacom, que lhe aplicou uma coima de 5,2 milhões de euros e que "remonta a 2016 e reagirá nos tribunais em conformidade", disse hoje fonte oficial à Lusa.
A Vodafone Portugal "está convicta da legalidade da sua atuação", na sequência da coima de três milhões de euros aplicada pela Anacom e irá contestar a decisão "nas instâncias judiciais competentes", disse hoje à Lusa fonte oficial.
A MEO discorda "totalmente das imputações" que são apontadas pela Anacom na aplicação de uma coima de 6,677 milhões de euros e vai "impugnar judicialmente" a decisão, disse hoje à Lusa fonte oficial da Altice Portugal.
A MEO, NOS, Vodafone e Nowo foram multadas pela Anacom pela falta de informação prestada aos seus assinantes sobre a possibilidade dos seus contratos poderem ser rescendidos sem encargos, no caso de não concordarem com o aumento dos preços propostos.
A IDC alinhou um conjunto de 10 tendências que antecipam a forma como grandes mudanças, já em marcha ou a chegar, como o metaverso ou o trabalho híbrido, vão afetar as empresas e determinar prioridades de investimento.