A NOS deu hoje a conhecer que as providências cautelares colocadas na Justiça sobre o leilão do 5G não tiveram sucesso, mas ações em tribunal e na Comissão Europeia continuam, onde acredita que poderão ter sucesso.
O presidente da NOS defendeu hoje que o mercado de telecomunicações não tem capacidade para tantos operadores, mas que também não defende consolidação dos principais operadores.
Segundo dados do regulador, o serviço móvel teve um aumento de 647 mil assinantes, resultando num crescimento de 5,2%. A MEO lidera com a quota mais elevada dos acessos móveis ativos, registando 40,4%.
Houve um aumento de 1% em relação a 2020, sendo as comunicações eletrónicas aquelas que receberam mais reclamações. A NOS foi a operadora com mais queixas.
A dona da plataforma Snapdragon conta ter os primeiros produtos no mercado equipados com a sua 5ª geração de modems 5G no final deste ano. Promete rapidez, melhor conectividade e eficiência energética.
Com o objetivo de reforçar a capacidade dos serviços prestados sobre as gerações mais modernas da sua rede móvel, alcançar ganhos de eficiência e reforçar a capacidade de investimento, a Orange junta-se à lista de operadores com roadmap anunciado para pôr fim ao 3G.
No Mobile World Congress, em Barcelona, há vários sinais de apoio à Ucrânia, desde laços nas lapelas a cartazes com indicações para apoiar o país e a população. O stand da Rússia foi banido e agora a associação de operadores criou um fundo de 15,5 milhões de libras.
De acordo com a Anacom, a descida deveu-se sobretudo à diminuição do tráfego fixo-fixo. No ano passado, o tráfego nacional para números curtos e números não geográficos, assim como o tráfego internacional de saída também registaram descidas.
Chama-se Net Zero Space e junta várias entidades do setor espacial de todo o mundo, entre as quais está a GMV, com o objetivo de conseguir um uso sustentável do espaço.
As restrições da COVID-19 continuam a afetar a maior feira de tecnologia móvel na Europa e este ano são esperados cerca de 40 mil visitantes e 1.500 expositores onde a mais recente baixa será o pavilhão da Rússia, banido do evento. O metaverso e o 5G são palavras chave, assim como os smartphones dob
Através do Portal do Consumidor, a Anacom explica que, se recebe toques de números internacionais que não conhece, isto é números começados por "00" ou "+" e o indicativo do país, não deve devolver a chamada, pois pode tratar-se de um esquema fraudulento.
A entidade reguladora detalha que, em relação ao mês homólogo, os preços subiram 2,7%. Já a taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos doze meses foi de 0,8%.
A associação dos operadores de comunicações eletrónicas Apritel diz que Portugal teve a segunda média anual da União Europeia nos últimos 12 meses, apenas atrás da Bulgária, que baixou 5,8%.
As associações de vítimas dos incêndios de 2017 congratularam-se hoje com a multa aplicada à MEO por adoção de práticas comerciais desleais no território afetado pelos fogos, mas lamentam o baixo valor da coima de 48 mil euros, que atingiu o valor máximo legalmente permitido.
Depois de ter lançado os serviços de 5G no início de janeiro, a operadora diz agora que o 5G da MEO está disponível em todas as capitais de distrito, chegando a cerca de metade da população no território nacional.
A entidade reguladora afirma que está em causa a adoção de práticas comerciais desleais nas relações com os consumidores que, devido aos incêndios de outubro de 2017 na zona Centro do país, ficaram sem serviços de comunicações eletrónicas.
A erupção do vulcão subaquático danificou o cabo submarino de fibra ótica, responsável por 99% da circulação de dados internacionais. Reparações vão continuar nos próximos meses.
A Altice Portugal indica que que a rede 5G da MEO vai estar disponível em todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores até ao final deste ano. “A rede de fibra ótica irá atingir um valor superior a 97% de cobertura da população e a rede móvel 4G situa-se nos 97,33%, estando previstas 20 novas estaçõ
Os dados são da Analysys Mason que prevê que as operadoras móveis na Europa vão gastar um total de 34,8 mil milhões de euros pela compra das licenças de 5G e o acesso ao espectro para a quinta geração móvel. Em Portugal o valor ultrapassou os 566,8 milhões de euros com as licenças entregues a seis o
O regulador britânico Ofcom propôs hoje o reforço de medidas para combater fraudes através de chamadas telefónicas e envios de SMS, depois de quase 45 milhões de pessoas terem sido alvo destes esquemas no verão passado.
O Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM) anunciou hoje a atribuição de uma licença à empresa americana de prestação de serviços de Internet Starlink, um projeto da SpaceX.
A ANACOM aprovou um projeto de decisão onde impõe uma descida de 35 e de 20% no acesso a condutas e postes, as ofertas grossitas de ORAC e ORAP. A medida deverá ter impacto no desenvolvimento da cobertura de redes de alta velocidade no país, na disponibilização do 5G e na redução das "zonas brancas"
A Vodafone tem dito que não há indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos ou comprometidos, mas acredita que talvez nunca venha a saber a verdadeira razão do ataque que foi alvo.