Resta saber se o interesse acabará num projeto concreto ou desvanece, como já aconteceu em algumas outras cidades. Desta vez é Fort Lauderdale a entusiasmar-se com os túneis que permitirão cruzar a cidade de forma mais rápida.
O projeto é de uma equipa de investigadores da Eslováquia e pouco a pouco tem trazido a ficção para a realidade. Qualquer semelhança com o carro do batman, deve ser pura coincidência.
Perceber evolução do nível de risco na última semana e antecipar os próximos 15 dias são dois exercícios que podem ser feitos no eucovid.pt, um site desenvolvido pela Winning.
Os Estados-membros do Observatório SKA deram luz verde à construção dos dois telescópios que vão dar acesso a 710 petabytes de informação científica todos os anos e ajudar a desvendar os segredos do Universo.
Acabaram-se as “borlas” para produtos importados de baixo valor e o registo e pagamento de IVA pelos comerciantes que vendem na UE foi simplificado. Só uma destas medidas pode ter um impacto de 7 mil milhões de euros anuais na região.
Foram aprovadas 10 candidaturas, que vão fazer nascer outros tantos polos de inovação digital pelo país. Pelo caminho ficaram projetos em áreas como a inteligência artificial ou a ciência dos dados, que ainda podem ter luz verde para avançar, mas têm de se unir.
Muitos utilizadores da solução de armazenamento My Book Live da Western Digital queixam-se que os seus dados guardados no disco desaparecem. A empresa admite que algumas contas foram afetadas por malware e pede para desligar a internet.
Há sete países que ainda não têm uma estratégia nacional para a inteligência artificial. Portugal tem uma desde junho de 2019 com várias iniciativas em marcha, nem sempre fáceis de monitorizar em termos de resultados.
A ESA revelou esta manhã o número de interessados em prosseguir no processo de seleção de novos astronautas pela agência. Há 321 a representar Portugal.
O documento faz recomendações em áreas como o teletrabalho, o uso de inteligência artificial ou o reforço da capacidade do país para atrair nómadas digitais.
Os dados compilados num estudo do GP Bullhound mostram que as portuguesas Outsystems e Farfetech estão entre as mais valiosas da Europa. A empresa liderada por Paulo Rosado é a terceira mais valiosa, entre as não cotadas.
A visita de Joe Biden à Europa deu o mote para encontros com os responsáveis da Comissão Europeia e para a criação de um novo fórum de cooperação, onde uma das prioridades será a produção de chips, outro a inteligência artificial.
A Intel divulgou um vídeo que explica brevemente os desenvolvimentos da empresa na área da inteligência artificial, focando um dos tópicos quentes sobre a tecnologia: trabalhar para o bem comum. Um estudo sobre o mesmo tema mostra, no entanto, que de um modo geral, entre as intenções das empresas e
Chama-se Tabfund e quer contribuir para o financiamento da investigação, neste momento da Covid-19. A ideia de três empreendedores portugueses foi uma das finalistas a um prémio internacional e já angariou adeptos em 50 países.
A LeoLabs mapeia os objetos que ocupam a Órbita Baixa da Terra, como satélites e pedaços de lixo espacial. O investimento nos Açores vai aumentar de 15 mil para 25 mil o número de objetos que consegue monitorizar.
A Sony ainda não divulgou imagens do novo headset mas já mostrou os comandos que vão ajudar a tirar melhor partido de uma experiência de jogo que promete ser mais imersiva e há vários rumores com informação adicional, agora também sobre a data de lançamento do headset VR para a PlayStation.
Um estudo da Outsystems mostra que os gestores TI reconhecem cada vez mais o impacto negativo da chamada dívida técnica na sua capacidade de inovar e no orçamento disponível.
As propostas legislativas já foram entregues e têm agora de fazer o seu caminho, até poderem vir a tornar-se leis. Pretende-se impôr um conjunto de restrições para facilitar a entrada de novos atores no mercado e travar práticas hostis.
Os suspeitos do costume vieram à baila no relatório que resume os resultados de um inquérito da Comissão Europeia às empresas que vendem serviços e produtos de IoT na UE. O preço e a predominância de tecnologias proprietárias também preocupam as empresas.
O pacote de investimentos de 190 mil milhões de dólares para reforçar a competitividade da economia norte-americana em várias áreas foi aprovado por republicanos e democratas. Dele faz parte um bolo de 52 mil milhões de dólares para produzir mais chips no país e depender menos da China.
No ano passado as FAMGA (Facebook, Amazon, Microsoft, Google e Apple) continuaram a investir em força, protagonizaram mais negócios com valores acima dos mil milhões de dólares e distribuíram capital por projetos promissores.
As universidades têm renovado currículos e isso contribuiu para aumentar e diversificar recursos, reconhecem as empresas portuguesas que trabalham em inteligência artificial, mas a concorrência é cada vez maior e não está só em Portugal.
A ambição de criar um hub de IA em Portugal existe e os contactos para levar a ideia em diante também. O caminho percorrido por empresas e academia podem facilitar o sucesso da ideia. A ausência de estratégia, de investimento, ou de um sistema fiscal competitivo podem atrapalhar. Falta saber o que p