O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A inteligência artificial está a transformar-se numa ferramenta útil em muitas áreas, nomeadamente na física de partículas. No LHC do CERN a tecnologia está a ser usada para procurar partículas parceiras do bosão de Higgs.
As estrelas enormes podem obrigar estrelas jovens de pequena massa a viverem quase solitárias, sem a companhia de planetas gigantes, confirma um estudo com a participação de uma investigadora portuguesa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Em comparação com 2023, a primeira fase da edição de 2024 do Astronauta por um Dia recebeu mais 14,31% candidaturas, com a competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa a atingir um novo recorde.
Além de ser um ingrediente chave para a vida na Terra, pensa-se que a água desempenha também um papel importante na formação planetária. Com a ajuda do telescópio ALMA os astrónomos ficaram mais perto de provar essa ligação.
Conhecido como Planum Boreum, o terreno que rodeia o polo norte de Marte é fascinante pelas suas caraterísticas únicas. A beleza da paisagem foi retratada pela sonda Mars Express numa nova imagem.
Investigadores estão a estudar a aplicação de biomateriais que um dia podem ser impressos e utilizados como componentes de construção de casas. Para já estão a ser usados em interiores, para preenchimentos mais leves, desde janelas, persianas e sistemas de painéis acústicos.
Sem proteção contra o frio intenso, a sonda japonesa SLIM surpreendeu os cientistas ao sobreviver à noite lunar, que dura duas semanas e tem temperaturas abaixo de -170°C.
Agora, os interessados podem fazer a sua inscrição na competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa até ao dia 28 de fevereiro. As candidaturas devem ser submetidas no website oficial www.astronautaporumdia.pt.
Algumas anãs brancas, remanescentes de estrelas como o Sol que arrefecem lentamente, estão a canibalizar pedaços dos seus sistemas planetários. Uma equipa de cientistas descobriu agora que o campo magnético da estrela desempenha um papel fundamental no processo.
O telescópio espacial James Webb localizou traços de uma estrela de neutrões no centro de uma nebulosa em redor de uma supernova. Até agora não tinha sido possível observar o fenómeno que os astrónomos já tinham antecipado em modelos teóricos.
Afinal nem tudo correu bem com a alunagem da sonda que marca o regresso à Lua dos Estados Unidos depois de 5 décadas. A Intuitive Machines admitiu que a Odysseus caiu de lado e pode estar encostada a uma rocha, o que pode complicar a transmissão de dados.
O Programa de Cirurgia Robótica da Unidade Local de Saúde (ULS) São João arrancou em janeiro do ano passado. Desde então, já se realizaram mais de 200 cirurgias robóticas.
O principal objetivo da missão Clementine envolvia testar o desempenho de pequenos componentes e sensores no espaço profundo, mas foi além disso. Há 30 anos, a nave não tripulada devolveu 1,6 milhão de imagens, fornecendo os primeiros mapas multiespectrais e topográficos globais da Lua.
Lançado em abril de 1995, o ERS-2 forneceu dados importantes sobre a superfície terrestre, temperatura dos oceanos, camada de ozono e extensão do gelo polar que revolucionaram a nossa compreensão do sistema terrestre. Também foi chamado a monitorizar e a ajudar na resposta a desastres naturais.
A Neuralink de Elon Musk não é a única a desenvolver interfaces cérebro-computador, muito menos a primeira a colocar implantes cerebrais em humanos, mas continua a chamar a atenção. O que significa o mais recente passo dado pela empresa e como é que a comunidade científica olha para a sua evolução?
É mais uma missão de simulação e desta vez os astronautas análogos da NASA vão viver em Mars Dune Alpha, um habitat impresso em 3D de 158 metros quadrados, e enfrentar desafios como se estivessem em Marte, nomeadamente recursos limitados ou atrasos na comunicação.
De olhos colocados na Lua, com a previsão de atingir a órbita a 21 de fevereiro, a missão IM-1 da Intuitive Machines partilhou imagens impressionantes do momento em que deixa a Terra para trás.
Estava escondido mas à vista de todos. Só com a ajuda do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) é que os astrónomos conseguiram medir o brilho deste quasar que dizem ser o objeto mais luminoso alguma vez observado.
Duram apenas uma fração de segundo, mas podem liberar tanta energia quanto o Sol num ano. De onde vêm as chamadas explosões de rádio rápidas e porque acontecem são perguntas que podem ter resposta em breve.
A região de formação estelar relativamente próxima, conhecida como IRAS 16562-3959, que fica na constelação do Escorpião, a cerca de 5.900 anos-luz da Terra surge numa nova imagem como só o telescópio Hubble conseguiria “pintar”.
Estudar a relação entre pessoas e o consumo de criaturas vivas, algo que é costume em algumas culturas, tem vários desafios. Uma equipa de cientistas japoneses propõe uma solução: analisar as interações entre humanos e robots comestíveis.
A Google e o Environmental Defense Fund (EDF) juntam agora forças num novo projeto concebido para mapear emissões globais de metano a partir do Espaço, com recurso ao satélite MethaneSAT.
Inicialmente prevista para o dia dos namorados, a tentativa da NASA regressar à Lua com o Nova-C seguiu viagem na madrugada desta quinta-feira, à boleia de um foguetão Falcon 9, da SpaceX.