O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A sonda da NASA em órbitra desde 2016 está equipada com uma câmara que permite aos cientistas trabalharem os dados brutos não processados e revelarem novas imagens da beleza do planeta escuro e tempestuoso.
Os cientistas vão poder submeter os seus projetos ao Observatório Astronómico Nacional da China e, em agosto, a organização dará a conhecertoda a calendarização de utilização do radiotelescópio. Cerca de 10% de todo o tempo de observação planeado será alocado a investigadores internacionais.
Se tudo correr como planeado, o novo design dos propulsores poderá ainda ajudar a SpaceX a reutilizá-los imediatamente assim que regressem à Terra, um processo que a empresa ambiciona fazer em menos de uma hora.
A agência espacial norte-americana pretende compreender melhor o Sol e a Terra como um sistema interconectado, assim como aprofundar o conhecimento das correntes elétricas que dão origem às auroras.
Os especialistas japoneses por trás do projeto afirmam que, ao contrário dos satélites comuns, os esquipamentos em madeira que estão a ser desenvolvidos ardem por completo ao entrar na atmosfera do nosso planeta sem deixar partículas ou outros resíduos tóxicos.
Desde imagens que revelam o Sol com uma resolução nunca antes conseguida até fotografias que ilustram a missão histórica da NASA e SpaceX, o catálogo da Reuters é internacional e não se “esquece” dos planetas vizinhos.
Desde uma figura de um anjo a efeitos natalícios no Sol, a agência espacial norte-americana recorda fotografias que dão conta que o espírito de Natal não tem fronteiras espaciais.
Apesar de não faltarem as típicas meias natalícias no vídeo, os astronautas celebram esta época de forma mais “recatada”, lembrando também aqueles que perderam a vida este ano.
Alguns canais no YouTube ainda estão a transmitir em direto o fenómeno conhecido por "Estrela de Natal", mas tem sempre a oportunidade de olhar para o céu nos próximos dias e contemplar a olho nu.
O “incidente” aconteceu na Atlântico Sul, perto de território britânico entre a Antártica e a Argentina, e há imagens que mostram o novo pedaço de gelo que se separou daquele que deixa de ser o maior iceberg do mundo, agora aproximadamente com 3.700 km2.
A conferência promovida pelo EIT Health contou com uma montra de projetos nacionais que estão a ajudar a melhorar os cuidados de saúde. Discutidos foram ainda os desafios pós-pandemia e a necessidade de as soluções tecnológicas serem adaptadas para uma escala maior no SNS.
A falha causou uma degradação da trajetória do foguetão, invertendo os comandos do controlo, levando à perda do veículo, que transportava dois satélites.
A missão InSight da NASA anda a fazer o seu trabalho e terá descoberto que a crosta de Marte é feita de camadas tipo um bolo. Uma revelação importante para desvendar como o planeta se formou e evoluiu com o tempo.
Os investigadores criaram um design assente em átomos interlaçados que pode ajudar os cientistas a detetar matéria negra e estudar o efeito da gravidade com maior precisão.
Apesar de haver um alinhamento entre os planetas a cada 20 anos, só a cada 400 anos ficam a uma “distância” muito curta. E este ano é particularmente especial, pois foi há 800 anos que se registou o fenómeno durante a noite. Marque no calendário o dia 21 para observar o culminar do fenómeno.
Desde que chegou à Estação Espacial Internacional em novembro, o astronauta Soichi Noguchi tem mostrado aquilo que vê diariamente e que poucos têm a oportunidade de presenciar.
A cápsula espacial chinesa Chang’e 5 que transporta as primeiras amostras da superfície lunar em mais de quatro décadas iniciou ontem a sua viagem de regresso à Terra. Hoje já teve de corrigir a órbita.
Por enquanto o Reino Unido é o único país onde a funcionalidade está disponível, mas a empresa garante que vai ser lançada noutros países, à medida que a vacina vai sendo disponibilizada.
A esperança de que o protótipo conseguisse aterrar intacto era muito baixa e depois do voo a uma altitude de 13 km, a nave acabou por explodir no contacto com o solo.