O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Há mais um fenómeno cósmico a intrigar a comunidade científica. Em princípio a deslumbrante StDr 56 é uma nebulosa planetária, mas rodeada de desconcertantes incógnitas.
No vídeo captado pela Solar Orbiter em novembro do ano passado, o ponto mais brilhante representa Vénus, que se encontrava a uma distância aproximada de 48 milhões de quilómetros. Já a Terra estava a 251 milhões de quilómetros e Marte, o ponto brilhante mais pequeno dos três, a 332 milhões de quilóm
As gerações Apple Watch 7 e Samsung Galaxy Watch 4 poderão analisar o sangue dos utilizadores e apresentar os resultados no equipamento, segundo as respetivas patentes.
A cerca de 200 anos-luz de distância da Terra, os cientistas estão a estudar um sistema com seis exoplanetas que têm uma "configuração muito especial" e um ritmo de órbita que tem semelhanças com as luas de Júpiter. A estranheza vem também das diferentes densidades, com planetas "fofos"
Estudo aponta o aumento da temperatura atmosférica como o principal fator para o declínio do gelo.Perda de gelo nas últimas décadas cumpre os "piores cenários" científicos
De acordo com o Global Risks Report 2021, em 2020 o mundo assistiu aos efeitos catastróficos causados pela COVID-19, por ignorar riscos a longo-prazo, tais como as pandemias.
Investigadores procuram, há vários anos, um dos maiores e mais ameaçadores buracos negros que se pensa existir. Perante as hipóteses existentes, vai ser o futuro telescópio espacial James Webb a “tirar teimas”.
Um novo relatório da Agência Internacional da Energia revela que, apesar de uma diminuição de 10% a nível mundial durante 2020, a indústria dos combustíveis fósseis continua a ser um dos principais “culpados” das emissões de metano.
Os hospitais de Stratford-upon-Avon e de Warwick no Reino Unido serão dos primeiros a usar o sistema para monitorizar a distribuição das vacinas contra a COVID-19, assim como para garantir que estão a ser conservadas a uma temperatura correta.
Córnea sintética, desenvolvida pela startup israelita, CorNeat, vai ser testada em outros 10 pacientes, em 2021. Empresa almeja conseguir a certificação necessária para comercializar o implante nos mercados europeu, norte-americano e chinês.
De acordo com um estudo da Icahn School of Medicine do Hospital Mount Sinai, os Apple Watches são capazes de detetar mudanças na variabilidade das frequências cardíacas, um dos indicadores do funcionamento do sistema imunitário de um indivíduo.
Há duas novas galáxias gigantes identificadas e, afinal, estas estruturas cósmicas impressionantes podem ser mais comuns do que o inicialmente pensado. Basta ter a geração certa de radiotelescópios.
Desde janeiro de 2020 que o foguetão da NASA está a passar por uma série de testes essenciais chamada “Green Run”. O teste a 16 de janeiro representava o oitavo e último momento da série. Para já, as equipas responsáveis ainda estão a investigar os motivos do incidente.
Depois de ser lançado para o espaço em 2015, o projeto da NASA, ESA e Agência Espacial Italiana, revela resultados positivos e mostram a importância das nanopartículas.
De acordo com a NASA, o solo de Marte apresenta uma tendência inesperada para se aglomerar, dificultando a vida à “toupeira”. Depois de várias tentativas falhadas, a equipa responsável pela sonda viu-se obrigada a pôr um fim à missão do componente.
Os vencedores do prémio de investigação científica vão ser anunciados em março de 2021 e, se o contexto de pandemia assim o permitir, premiados num evento em formato presencial.
Com 2.358 kg de dados científicos e outras cargas, e uma capacidade superior às naves anteriores, a Dragon regressou de forma segura a "casa". Os cientistas vão agora dar continuidade na Terra às investigações que tiveram início no espaço.
Resultantes de uma parceria entre o executivo comunitário e o Fundo Europeu de Investimento, as verbas vão ser alocadas a dois fundos de tecnologia espacial.
A primeira fase da missão foi completada com sucesso. Segue-se agora a entrada na atmosfera da Terra e o “mergulho” na costa da Flórida para trazer consigo dados científicos do espaço.
Diretamente do espaço, o satélite Copernicus Sentinel-2 mostra o nevão em Madrid de uma outra perspetiva, numa altura em que o país enfrenta temperaturas de 16 graus negativos.