O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
As altas temperaturas diurnas na Lua são tudo menos propícias para “guardar” água, mas um novo estudo da NASA mostra como o satélite natural pode esconder o precioso líquido na sua superfície, neste caso na forma de gelo.
Estava marcado para ontem o lançamento da CST-100 Starliner, que deveria testar a capacidade da Boeing de transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional. Depois do adiamento para hoje a missão foi mesmo cancelada.
A matéria vai ser testada em laboratório, mas o plano de desenvolvimento contempla a construção de um troço de 400 metros para testar a eficácia do alcatrão no carregamento de camiões elétricos.
As duas sondas serão colocadas na órbita de Vénus no fim de 2025 com o intuito de estudarem o seu campo magnético e a sua exosfera (camada mais externa da atmosfera). As empresas portuguesas Critical Software, Active Space Technologies e Deimos Engenharia estiveram envolvidas em vários componentes d
As “chuvas de estrelas” já andam por aí e com a entrada de agosto vão intensificar-se. A segunda semana do mês será a melhor altura para olhar para o céu à noite no que às Perseidas diz respeito, mas também há Aquáridas e planetas para observar a olho nu.
Foram necessários quatro anos de investigação e 4,9 toneladas de aço inoxidável para construir a ponte. Os investigadores querem agora perceber se a técnica pode ser aplicada a outro tipo de construções.
A partir de hoje a humanidade vive a crédito. O cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra é da ONG norte americana Global Footprint Network que confirma que a a humanidade consumiu os recursos planetários disponíveis para este ano.
A Synchron, que desenvolveu um tipo de implante cerebral concebido para ser implantando de modo menos invasivo, conseguiu aprovação para testar a sua tecnologia num conjunto de seis voluntários humanos no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque, ainda neste ano.
Dois parques para a produção a baixo custo de hidrogénio verde, com tecnologia desenvolvida em Portugal e considerada “inovadora e pioneira” no mundo, estão em instalação no concelho de Évora, num investimento de 4,8 milhões de euros.
A empresa de Elon Musk foi selecionada pela NASA para levar para o Espaço a missão de exploração da lua Europa de Júpiter, num contrato de 178 milhões de dólares.
Esta semana está agendada a nova tentativa de teste não tripulado da Boeing Starliner, depois de adiamentos sucessivos. Em dezembro de 2019 foi feita uma primeira tentativa, mas depois de lançada e já a caminho da ISS, foi detetada uma anomalia e cancelado o seu trajeto.
Também a nave de carga Progress 77, que se encontrava desde fevereiro na ISS, acoplada à doca Pirs, do lado russo da Estação Espacial, partiu em direção à Terra, para se desintegrar na atmosfera.
O Ingenuity continua a responder positivamente aos desafios colocados pelos cientistas da NASA. Ao décimo voo, levantou-se mais alto no solo e percorreu 95 metros.
A InSight permitiu aos cientistas definir a composição da crosta, manto e núcleo de Marte, que é agora conhecido com mais detalhe, revelando-se diferente da Terra.
Conhecido como “Pingdemic”, mais de 600 mil britânicos foram submetidos a isolamento, mesmo os já vacinados, devido aos sinais da app de rastreio. Para diminuir impacto no sector alimentar, trabalhadores têm de fazer teste diário.
Dentro das próximas duas semanas, o rover Perseverance da NASA vai deslocar-se até uma secção da Cratera de Jezero onde se acredita que existem algumas das camadas rochosas mais profundas e antigas. Prevê-se demore cerca de 11 dias para completar o processo de recolha.
O rádio-observatório ALMA ajudou os astrónomos a detetar pela primeira fez o fenómeno fora do nosso Sistema Solar. Os cientistas afirmam que estas observações ajudam a compreender como as luas e planetas se formam em sistemas solares jovens.
Naquele que se afirma como o primeiro teste ao booster Super Heavy, a SpaceX usou um protótipo composto por três motores Raptor. O teste de ignição dos motores durou apenas alguns segundos, mas demonstrou à empresa de Elon Musk que tudo está a correr como planeado.
Um grupo de investigadores norte-americanos desenvolveu um novo sistema que permite gerar energia a partir do suor da ponta dos dedos. No futuro, a tecnologia poderá ser usada para alimentar wearables, como relógios inteligentes ou pulseiras fitness, enquanto o utilizador dorme ou realiza atividades
Parecia um mistério, mas o problema encontrava-se na Unidade de Controlo de Energia, um componente que faz parte do computador principal do telescópio e que garante que todos os elementos de hardware que o compõem recebem energia suficiente. Felizmente, a equipa conseguiu voltar a ligar um dos módul