O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Chamam-lhe "morte por esparguetificação" e o nome pode parecer estranho para um fenómeno raramente observado, de uma explosão luminosa de uma estrela a ser desfeita por um buraco negro supermassivo. O estudo pode ser uma “pedra da Rosetta” para interpretar observações futuras de eventos de perturbaç
O mais poderoso telescópio da NASA continua a superar os testes e o mais recente foi um passo importante para manter o calendário de lançamento ao espaço no próximo ano, ainda que "assombrado" pela pandemia.
A missão que junta a ESA e a congénere japonesa JAXA, e que leva a bordo tecnologia portuguesa, está em fase de aproximação ao planeta Vénus, onde vai fazer algumas observações e aproveitar para tirar fotografias.
As chuvas de meteoros das Dracónidas e das Oriónidas vão “enfeitar” o céu noturno em outubro. A primeira pode ser observada até o próximo dia 10, atingindo o seu ponto máximo amanhã, dia 8. Mas não é tudo: ao longo do mês poderá observar planetas como Vénus, Marte, Júpiter e Saturno a olho nu.
O grupo de investigadores da Universidade de Roma Tre em Itália afirma que a descoberta abre a porta à possibilidade de existir todo um sistema de antigos lagos subterrâneos que poderá ter milhões ou talvez milhares de milhões de anos.
A missão chinesa Tianwen-1 encontra-se agora a mais de 24 milhões de quilómetros de distância da Terra e conta com uma uma data de chegada prevista a Marte em fevereiro de 2021, mas a sua aterragem deve acontecer apenas em maio.
A descoberta feita através do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul é uma peça importante no puzzle que os astrónomos estão a tentar construir acerca da formação e crescimento dos buracos negros depois do Big Bang.
Já se sabe que a fuga de ar na Estação Espacial Internacional está no compartimento de trabalho do módulo russo Zvezda. Agora só falta encontrar a fonte exata do problema. E resolvê-lo.
Esta é a primeira colaboração de Portugal com a Agência Internacional de Energia Atómica, o organismo da ONU dedicado à utilização pacífica das radiações, que passa a ter um um centro colaborador na Universidade de Coimbra.
Depois de ter lançado este ano uma sonda para Marte, um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024.
Quatro astronautas fazem história no domínio espacial, ao ser o primeiro voo com uma tripulação internacional a voar numa nave e foguetão privados com certificação da NASA e a serem enviados ao espaço a partir de solo americano.
"Watts on the Moon" é uma iniciativa que visa encontrar alternativas funcionais à energia solar, uma vez que esta não é uma fonte consistente no satélite natural da Terra.
O observador de exoplanetas lançado pela ESA já começou a mostrar trabalho, ao descobrir um sistema planetário com um dos mais quentes e extremos mundos extraterrestres.
A animação foi criada partir de observações feitas entre 2009 e 2013 e pretende demonstrar como mudaram os contornos do buraco negro ao longo dos anos.
Esta medida não proíbe qualquer pessoa de ter um carro poluente, nem impede que estes carros possam ser vendidos na sua condição de "usados". Em Portugal, a data para o fim da venda de veículos poluentes é 2040.
Há décadas que em vários países, nomeadamente Portugal, se adiantam ou atrasam relógios, para acompanhar o horário de verão. A mudança tem sido colocada em causa e agora mais vozes contra.
Há novas evidências sobre a formação da Lua que apontam para a teoria da colisão entre a Terra, nos seus primórdios, acabada de se formar, e um outro jovem planeta.
O projeto Invisible, de Elvira Fortunato, atual diretora do Cenimat - Centro de Investigação de Materiais da Universidade Nova de Lisboa, da qual é também vice-reitora, permitiu desenvolver o primeiro ecrã transparente a partir de materiais ecosustentáveis.
O lançamento marcado para o próximo dia 24 de setembro reveste-se de uma grande importância para a Blue Origin, pois é a sétima vez que a empresa espacial liderada por Jeff Bezos vai reutilizar o New Shepard, batendo assim o recorde estabelecido pela SpaceX.
A NASA apresentou os detalhes mais recentes do seu programa Artemis de regresso à Lua em 2024, que inclui “colocar” a primeira astronauta mulher na superfície lunar.
Depois de ter cancelado uma primeira tentativa de envio dos satélites Starlink devido a problemas no sistema de recuperação do Falcon 9, o estado do tempo levou a SpaceX a adiar mesmo toda a operação. A empresa de Elon Musk vai anunciar uma nova data de lançamento assim que as condições ideais estiv
Segundo dados do satélite Copernicus, algumas das principais cidades da Europa apresentaram concentrações de dióxido de nitrogénio inferiores aos registados no ano passado, durante o período da pandemia.