Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
O Projecto-Lei apresentado no Estado americano visa criar uma lei de segurança electrónica que proíba o registo e acesso de indivíduos acusados de crimes sexuais a espaços de interacção social como o MySpace ou o Facebook.
Segundo documentos oficiais publicados pelo jornal The Times, o Parlamento britânico irá exigir aos ISPs a recusa de serviço a utilizadores que descarreguem conteúdos ilegais. A medida é semelhante à proposta em França.
Ao longo do dia, realizam-se várias actividades em todo o país com o intuito de alertar os utilizadores para os perigos da Internet. Um dos destaques é o lançamento do site Jovens Seguros Online, promovido pela Seguranet em parceria com a Microsoft.
Mais de 40 países têm preparadas para hoje inúmeras iniciativas com o objectivo sensibilizar o público para a utilização segura da Internet. Portugal também faz parte das regiões associadas ao projecto, tendo por isso acções programadas para hoje.
Universal, Sony BMG, EMI e Warner Music vão ser investigadas pelo Departamento de Justiça norte-americano por alegada posição dominante no mercado. A marca Total Music e o peso que esta representa do mercado são os dois pontos centrais do processo.
Procurar casa nunca foi uma tarefa fácil. Para ajudar a torná-la menos aborrecida, aproveite os momentos em que navega online para descobrir alguns sites que o podem ajudar. Existem várias ferramentas que permitem poupar algum tempo.
A Eurostat publicou os dados de um estudo referente ao consumo de bens e serviços online na UE. Os resultados mostram que o crescimento de e-shoppers foi de 7% nos últimos dois anos com a Holanda a ganhar destaque.
Na apresentação do Simplex 2008, o Governo deixou claro que a maioria das medidas focam os cidadãos e empresas. A marcação de consultas online, a renovação das cartas de condução e a criação da sucursal na hora são alguns destaques para este ano.
O novo serviço do Clix permite o envio de mensagens escritas de e para qualquer rede móvel e de forma gratuita. O modelo de negócio é suportado por marcas que patrocinam o serviço em troca da inserção de uma pequena assinatura nas SMS enviadas.
O projecto português para uma Internet mais segura registou desde Julho mais de 7.200 visitas e um largo espectro de denúncias. Três centenas seguiram para investigação. Apenas 37 correspondiam a conteúdos potencialmente ilegais alojados em Portugal.
Quem não teve já uma dúvida de português? A nossa sugestão de hoje leva-o num passeio por alguns dos sites mais experientes no tratamento destas incertezas, para que não perca tempo à procura de respostas.
O CITIUS é o projecto que o MJ está a implementar para acelerar desmaterialização dos processos nos tribunais judiciais. Com esta plataforma será possível entregar documentos via Internet, o que acabará por representar uma redução dos custos de até 50%.
Até ao dia 22 de Fevereiro os cidadãos da UE podem votar no desenho que pretendem ver na moeda comemorativa da primeira década do euro. Quem votar poderá ser premiado com uma edição limitada de moedas de ouro para coleccionadores.
Se já deu por si a pensar como seria bom ter outra vida, menos monótona, pode começar a sorrir. É certo que na realidade as coisas não são tão lineares, mas pelo menos pode ter uma segunda oportunidade. Como? Através dos mundos virtuais.
Um estudo efectuado na Europa demonstra que os utilizadores estão confusos quanto à protecção dos seus dados. Um dos factores que exemplifica esta realidade é o facto de os cidadãos não saberem em que instituições devem confiar.
Tire os auscultadores, desligue o MP3 enquanto trabalha e ligue antes as colunas. Pode ser que a sua família ou os seus colegas entrem no ritmo e comecem também a aderir às músicas e tendências que passam nas rádios online.
Para evitar a difusão da propaganda terrorista online, a ministra Michèle Alliot-Marie quer reforçar as competências em cibercriminaldade do país. Um dos passos será reunir-se com as autoridades dos EUA, país que aloja grande parte das páginas Web.
À semelhança do que já acontece nos EUA, o YouTube vai pagar aos utilizadores parte das receitas publicitárias resultantes dos anúncios associados aos vídeos. Para isso, o internauta terá de se esforçar por obter o maior número de visualizações mensais.
Um debate promovido pela APDSI mostra que se mantém a divisão entre quem defende a manutenção na Constituição da República da proibição de uso de um Número Único para identificar os cidadãos e os que acreditam que este é um direito anacrónico.
O MAI apresentou dois novos sites que têm como objectivo facilitar a ligação entre os cidadãos e as autoridades. O primeiro permite a denúncia de crimes, enquanto que o segundo é um sistema de registo de objectos perdidos ou achados.
O browser continua a ganhar público na Europa e já viu a sua taxa de utilização aumentar 5% desde o final de 2006. Mundialmente a taxa de penetração da aplicação só é superior na Oceânia. Em Portugal, o Firefox é usado por 21,4% dos internautas.
Foi travada pelo Governo a liberalização do registo de domínios em .pt, medida inserida no Simplex 2007. Por recomendação do Governo o processo está agora em consulta junto de associações e não tem nova data para avançar.
Se quer acompanhar vários blogs de tecnologia sem ter de saltitar entre páginas vale a pena colocar nos seus Bookmarks o endereço de alguns planetas que agregam os contributos de vários bloggers.
A decisão do Tribunal de Justiça declara que os ISPs não são obrigados a revelar os dados dos clientes que usam P2P a menos que os Estados-membros criem normas nesse sentido. Nesses casos terão de ser balanceados os direitos privados e os de autor.