Os setores das telecomunicações, serviços postais e energia lideraram, no primeiro semestre deste ano, as reclamações apresentadas no Livro de Reclamações, que desceram 16% em relação ao período homólogo, segundo dados da Direção-Geral do Consumidor.
China, Índia e Indonésia foram os motores de crescimento do mercado móvel num segundo trimestre marcado pelo forte crescimento do 5G e dos serviços móveis de dados, segundo a Ericsson.
A T-Mobile vai integrar a sua rede 5G na segunda geração de satélites Starlink que chegam no próximo ano. Serviços de satélite da empresa de Elon Musk estão agora mais baratos.
Os 13 perfis de utilização de internet de banda larga listados pela Comissão Europeia colocam Portugal nos grupos de “dispendioso” e “relativamente dispendioso”.
Baseado em dados da Eurostat, a associação de operadores de telecomunicações destaca que os preços dos serviços de banda larga fixa caíram 4,1% no último ano. Apenas a Eslovénia está à frente.
Os dados partilhados hoje pelo Eurostat referem-se a 2021, destacando que 70,2% das casas da União Europeia já tinham internet de alta velocidade. Portugal assume a sétima posição dos países com maior cobertura de rede.
O regulador afirma que não está a realizar contactos com os consumidores ou a recolher dados para estudos de qualidade dos serviços de telecomunicações.
O presidente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), Paulo Viegas Nunes, garantiu hoje que a rede "não tem falhas na sua construção" nem rejeita chamadas, e nem falhou nos incêndios deste ano.
O Governo anunciou que o SIRESP vai ter um novo investimento de 4,2 milhões de euros em equipamentos de redundância para assegurar as comunicações via satélite em caso de falha dos circuitos terrestres.
No final do ano passado, o mercado não residencial de comunicações eletrónicas tinha 1,3 milhões de acessos de telefone fixo, 668 mil de Internet fixa, 471 mil de TV por subscrição, além de 568 mil clientes de redes de alta velocidade.
Os contratos feitos por um vendedor à porta podem ser cancelados sem encargos num prazo de 30 dias seguidos, mas se for por telefone ou internet o prazo para o direito de arrependimento é de 14 dias, ambos a contar a partir da data de assinatura.
Quando questionado se o governo estaria disposto a receber um pedido de prolongamento dos prazos de cobertura, o Ministério das Infraestruturas e Habitação reitera que esta é “uma matéria em primeira linha da responsabilidade da Anacom, que definiu as regras do leilão e respetivas obrigações".
O novo relatório do Observatório Europeu do 5G revela que Portugal já completou alguns objetivos no que toca às redes de quinta geração móvel, mas ainda tem um longo caminho para garantir total cobertura até 2030.
A Defesa do Consumidor diz que um dos principais problemas do sector é a dificuldade na mobilidade dos clientes entre operadoras, algo que a nova Lei das Comunicações que está para entrar em vigor não acautela.
Nova lei das fidelizações foi aprovada no Parlamento e vai permitir rescindir contratos com as operadoras de telecomunicações em caso de desemprego, doença prolongada e outros motivos sem penalizações.
Estados Unidos e Rússia apresentaram candidatos à liderança da União Internacional de Telecomunicações (UIT), mas o candidato russo parece ter poucas hipóteses de ficar à frente da agência que determina os padrões da Internet.
Durante as festas do Bodo, os visitantes de Pombal vão poder experienciar as festividades em realidade virtual, numa iniciativa alimentada pelo 5G da NOS.
O Ministério da Educação pagou cerca de 1,3 milhões de euros por contratos de conectividade dos computadores destinados a alunos, relativo a um período em que o serviço não foi usado, alerta o Tribunal de Contas (TdC).
O regulador afirma que depois de analisar os preços do serviço de Televisão Digital Terrestre oferecidos pelo operador MEO, concluiu na sua avaliação anual que estes cumprem os requisitos e abre consulta pública aos interessados pelo assunto até ao dia 23 de agosto.
A candidatura tinha sido submetida em março por um consórcio que integra várias organizações portuguesas e recebeu agora luz verde da Comissão Europeia, estando prevista implementação até 2026.
Apesar da descida em relação a maio, a Anacom afirma que, em comparação com junho de 2021, os preços das telecomunicações aumentaram 2,1%, numa subida influenciada pelo aumento de preços por parte da MEO, NOS e Vodafone.
A associação de operadores de comunicações recorre a números do Eurostat para dizer que Portugal lidera descida de preços de banda larga fixa na Europa, com uma quebra de 4,4% nos últimos 12 meses.
Embora indique que as 19 entidades que participaram na consulta pública se manifestam “maioritariamente favoráveis à disponibilização da faixa dos 26 GHz", existem múltiplos pontos de divergência, o que poderá atrasar a atribuição de espetro para 2024 ou mais tarde.