Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
Num acordo considerado estratégico para as duas empresas, a T-Systems e a KPN decidiram combinar os seus serviços de comunicações e de Tecnologias da Informação, o que abrange a partilha de infra-estrutura de rede na Europa.
A Retek é o novo alvo da Oracle, que pretende impedir que esta passe para as mãos da SAP. A empresa alemã ofereceu 8,5 dólares por acção pela companhia americana, uma proposta que a Oracle cobre disponibilizando-se a pagar mais 0,5 cêntimos por acção.
O presidente da Microsoft aproveitou um auditório de 400 participantes para explicar como vê a Microsoft o futuro das comunicações nas empresas e apresentar novas soluções de colaboração em tempo real.
Alguns dos intervenientes que ontem se reuniram na Gulbenkien para discutir a e-Educação deixaram transparecer o seu cepticismo quanto à introdução da disciplina de TIC no final da escolaridade obrigatória, havendo mesmo quem a considerasse "aberrante".
Ao longo dos últimos seis meses a Europa vem assumindo um peso cada vez mais significativo na tabela de regiões responsáveis pelo envio de spam. No topo da lista estão países como França, Reino Unido ou Espanha.
Em 2004 a Reditus saiu do vermelho e registou lucros de 9,4 milhões de euros, que comparam com 2,6 milhões de euros negativos no ano anterior. A empresa, que também melhorou o EBITDA, pretende manter o foco na prestação de serviços em outsourcing.
A Nokia anunciou hoje que o seu smartphone 6630 é o primeiro equipamento do mundo a concluir com sucesso o recente programa de certificação do GCF, para 3G WCDMA. A certificação garante a boa interoperabilidade entre rede e dispositivo.
Noventa por cento dos serviços públicos da UE têm já presença online e diz o último relatório da CE que 40% estão totalmente online. Portugal acompanha a média e obtém uma pontuação de 68% na sofisticação dos serviços.
Os vírus entraram definitivamente no mundo dos telemóveis. Depois do Cabir, as empresas de segurança identificaram agora o "CommWarrior", um código malicioso que se propaga através de ligações Bluetooth mas também por mensagens MMS.
Com uma facturação de 55,9 milhões de euros em 2004, a SAP Portugal pretende crescer 4 por cento em 2005, identificando como áreas estratégicas a Administração Pública, o sector financeiro e as pequenas e médias empresas.
Em resultado da parceria, existirão ao todo sete packs diferentes que possibilitam o registo, alojamento e administração de sites, tanto a utilizadores domésticos como a profissionais, com custos mensais associados entre um e 15 euros.
Dois novos worms contemplam mais uma vez a aplicação de instant messaging da Microsoft. O aviso parte da empresa de segurança Trend Micro que classifica as duas ameaças, em propagação nos Estados Unidos e Ásia, como de médio risco.
Um senador americano colocou à discussão uma proposta de legislação que pune severamente os crimes de phishing - quer o desenho de sites falsos, quer o envio de mensagens falsas - com penas de prisão que podem ir até aos cinco anos.
Em mais uma iniciativa para diversificar fontes de rendimento, a Yahoo criou um estúdio para o desenvolvimento de jogos para telemóveis. O Yahoo Games Studio já fez títulos para a Verizon e em breve deverá oferecer os seus serviços a outros operadores.
A directiva europeia de patentes de software voltou hoje à agenda do Conselho Europeu da Concorrência. O documento foi aprovado com os votos contra de Espanha e Áustria e segue agora para o Parlamento Europeu que fará uma segunda leitura do texto.
A BPI chegou a acordo com 23 utilizadores de redes P2P, que quiseram livrar-se dos processos que os acusam da troca online de música protegida por direitos de autor. Os visados desembolsaram em média 2.900 euros cada um.
A versão definitiva do serviço de pesquisas para desktop do Google é lançada hoje, com melhorias ao nível da segurança e mais abrangente no que respeita às possibilidades de busca oferecidas ao utilizador.
O Governo Socialista que deverá tomar posse ainda esta semana atribui a área da Inovação à Economia, com a implementação do Choque Tecnológico, e traz de volta o Ministério da Ciência e Tecnologia, novamente dirigido por Mariano Gago.
As vendas de PDAs em 2004 voltam a confirmar que este é um segmento em trajectória descendente. A In-Stat aponta para 8,7 milhões de unidas vendidas e estima que até 2009 as vendas caíam a um ritmo de 21,5% ao ano.
Um dos principais destaques da TechFest foi o protótipo de um "robot ama", em peluche, que além de servir para brincar pode vigiar os movimentos das crianças com o sistema de reconhecimento facial que integra.
Ao longo de cinco dias, a próxima edição da Semana Informática do IST contará com conferências, apresentações, exposições e demonstrações técnicas em redor do tema "Vida Digital", tentando reflectir sobre os efeitos das novas tecnologias para a sociedade.
Os bancos portugueses que nos serviços online optam por um regime de acesso de alguma forma sustentado num sistema de teclado virtual ou scrolling garantem uma maior protecção dos utilizadores contra o Tofger.AT.
O Governo britânico tem analisado e discutido a manutenção da tradicional taxa da televisão. Com a crescente penetração da banda larga e a distribuição de conteúdos via Internet é possível que a taxa se desloque da televisão para os PCs.
A Direcção Geral do Tesouro tem mais de cem entidades a concorrer à actualização da lista de fornecedores e equipamentos informáticos do Estado, que irá realizar-se num concurso online. A plataforma de suporte já recebeu 80 mil documentos.