Deveria ser lançado hoje o Cheops, o novo satélite da Agência Espacial Europeia que pretende medir os planetas fora do sistema solar. A missão parte de Kourou, na Guiana Francesa e estava prevista para perto das 9 horas, mas foi adiada.
A computação foi o principal dinamizador do crescimento da HP nos últimos 3 anos, impulsionado pela procura de um mercado a necessitar de renovação. José Correia, diretor geral da HP Portugal diz que o crescimento do emprego teve também impacto.
A TCL está a crescer a um ritmo significativo nos segmentos de TV e este ano lançou uma nova linha de smartphones, complementar às TVs. Kevin Wang, CEO da TCL Eletronics esteve em Portugal e partilhou com o SAPO TEK a ideia de que quer investir no mercado e crescer mais de 30% na Europa.
O negócio com a Morgan Stanley Infrastructure Partners foi conhecido hoje e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2021, mas já em 2020 está previsto o pagamento de 1.565 milhões de euros.
Mesmo para quem esteve durante os três dias no Web Summit era humanamente impossível assistir a todas as melhores conferências dos mais de 1.200 oradores, em 23 palcos diferentes. Mas agora pode recuperar tudo.
A poluição em algumas zonas do globo já ultrapassou há muito os níveis aceitáveis e as cidades são uma das zonas onde a qualidade do ar é mais prejudicial para a saúde. Este mapa mostra informação de todo o mundo.
O segmento de portáteis da Huawei foi um dos destaques da empresa em 2018 mas o conflito com os Estados Unidos colocou os planos de desenvolvimento em modo de suspensão. Agora a intenção é reiniciar a venda de computadores, com reforço das oferta.
O Huawei P30 Pro e o Mate 20 Pro são os primeiros smartphones da marca a fazer o update para Android 10, mas mais modelos se seguem no início do próximo ano. A empresa está também a reforçar contactos com developers para portarem as apps para o Huawei Mobile Services.
Jogos, frases do Joker e até Animoji e Memoji, fazem parte das apps da semana recomendadas pela equipa do SAPO TEK. E se quer controlar o tempo que passa no smartphone também temos uma sugestão para si.
Chamam-se Magic 2 LAN triple e Magic 1 WiFi mini e vêm completar a linha de adaptadores powerline da Devolo trazendo mais velocidade, uma versão mais acessível e a mesma lógica de "instalar e usar".
Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da Google, vão deixar as funções executivas que mantinham na Alphabet, que agregava as várias participações entretanto colecionadas pela gigante tecnológica.
Nem sempre é fácil para quem está fora da comunidade científica lembrar-se que existe uma forma de procurar toda a produção de artigos, teses e dissertações a partir de uma única fonte. Chama-se RCAAP e liga vários diretórios em Portugal e no Brasil.
O open source está a crescer e a ser adotado de forma transversal, influenciando novas categorias de software, da Inteligência Artificial à Cloud. Edgar Antunes Ivo explica as apostas em Portugal e o impacto da aquisição da Red Hat pela IBM.
O Surface Neo e o Surface Duo são as propostas da Microsoft para PCs e smartphones dobráveis e de duplo ecrã, e a empresa quer abrir portas aos programadores que desenvolvam para este novo conceito.
Está marcado para hoje depois das 15 horas o primeiro passo do processo de migração da Televisão Digital Terrestre que pode ter impacto em mais de 13% dos lares que hoje vão sofrer um "apagão" do sinal.
Nos próximos dez anos o investimento público de Portugal na ESA vai aumentar 20% para os 250 milhões de euros, mas o objetivo é alavancar um investimento global muito maior e dar lugar à criação de cerca de mil empregos qualificados.
Como o SAPO TEK já tinha antecipado, o smartphone dobrável da Samsung vai chegar a Portugal e é a principal atração da nova loja da marca. As pré-vendas começam a 6 de dezembro.
O "Contrato para a Web" de que o criador da WWW tem vindo a falar é hoje apresentado oficialmente em Berlim. São 76 cláusulas que pretendem corrigir tudo o que está errado na Internet e a fundação conta com apoio de gigantes tecnológicas
Recolher, treinar e exportar. São os três passos necessários para usar esta ferramenta web desenvolvida pela Google, os resultados depois podem ser usados em qualquer projeto.
O debate entre os CEOs dos operadores de comunicações, desta vez sem os CTT, voltou a assistir a uma sintonia de acusações ao regulador e às decisões sobre o 5G, mas também à avaliação sobre os preços dos serviços em Portugal.
Os operadores voltaram a mostrar sintonia relativamente ao atraso do lançamento do 5G, mas do lado da regulação defende-se que o tema mais relevante é a quantidade de espectro que vai estar disponível. E existe preocupação sobre a possibilidade de ser criada de forma artificial uma escassez do espec
Os dados da Anacom mostram que nos últimos 10 anos se registou um crescimento de 12,5% nos preços das comunicações, mas os operadores acusam o regulador de estar a fazer uma avaliação com base em pressupostos errados e a “desenhar mercado”.
A visão sobre o calendário, o potencial do 5G e a partilha de rede foi consensual entre os responsáveis técnicos dos três operadores móveis, que deixaram a garantia de que está tudo pronto para avançar. A Altice até mostrou em palco o 5G a funcionar.
O 5G foi um dos temas fortes no discurso de João Cadete de Matos, presidente da Anacom, na abertura do Congresso da APDC, que hoje tem início em Lisboa.