A revista Nature assinalou esta semana os 150 anos e para comemorar a data tem um site onde mostra a evolução das publicações científicas e a ligação entre elas, num mapa 3D que vale a pena ver.
O SAPO TEK já teve acesso à nova funcionalidade nos últimos dias mas só hoje é que a assistente do Google, em português de Portugal, passa a estar disponível, abrindo a porta à entrada de mais equipamentos inteligentes no mercado que suportam a interação por voz.
O grupo que foi dinamizado pelo Facebook já conta com mais de 500 parceiros e as implementações comerciais das soluções de rede aberta começam a alargar-se. A Vodafone é uma das operadoras que mais aposta nesta tecnologia e vai avançar com a implementação de OpenRAR no Reino Unido e Irlanda.
Bernardo Bacalhau, um vloger de viagens e youtuber português, ganhou o primeiro prémio no Peugeot Drone Film Festival com o filme Calçada Portuguesa, onde usou drones para captar as imagens de Lisboa.
A Altice já tem uma antena fixa no Altice Arena e durante o Web Summit tivemos a possibilidade de experimentar os serviços e comprovar a velocidade da rede.
Já é considerado por muitos uma "feira de vaidades" mas ano após ano o Web Summit continua a bater recordes e a trazer uma multidão de entusiastas, entre repetentes e estreantes que fazem da cimeira um evento incontornável.
As multas impostas às gigantes da tecnologia, mas também a análise de comportamentos e mercados como a criptomoeda Libra, foram analisadas por Margrethe Vestager, onde reforçou a sua convicção sobre a necessidade de taxar de forma homogénea todas as empresas.
Edward Snowden, Rui Pinto e a proteção dos whistleblowers, a regulação da inteligência artificial e dos dados, estiveram em destaque na conferência de Vera Jourová, comissária europeia da Justiça, no Web Summit.
Já é o quarto ano do Web Summit em Lisboa e desde 2016 as equipas da Altice Portugal têm assegurado as comunicações, sobretudo o Wi-Fi, e este ano voltaram a bater-se recordes.
Estamos numa época de revolução tecnológica e muitas vezes os políticos não entendem a tecnologia. É preciso criar sistemas de regulação mais flexíveis porque os antigos não vão funcionar, defende Tony Blair.
A tecnologia que cria oportunidades também traz perigos e são as empresas e as pessoas que trabalham nesta área que têm a responsabilidade de criar as condições para o futuro. Se o fizemos mal todas as gerações futuras vão sofrer com isso, defende o presidente da Microsoft, Brad Smith.
A preparação da rede que suporta as comunicações no Web Summit já começou há 3 ou 4 meses para que tudo corresse na perfeição e continuasse a justificar a confiança que a organização coloca nesta área. E no primeiro dia e meio já há recordes batidos.
“Oceanos” de pessoas, mudanças de horários não assinalados e (des)organização geral ainda afrontam a cimeira tecnológica no seu quarto ano em Portugal. Este ano mais "cheia" do que nunca.
Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal, partilhou hoje no SITA Euro IT Summit a sua visão da evolução da tecnologia na indústria de transporte aéreo e a experiência da companhia portuguesa.
Com o número de passageiros a crescer, as companhias aéreas e os aeroportos têm novos desafios para garantir a melhor experiência na viagem, e o investimento em TI está a aumentar com foco em Cloud, Cibersegurança e Business Intelligence.
Edward Snowden não poupou palavras para explicar à audiência do Web Summit a forma como a privacidade e segurança de todos é posta em causa pelos governos e a sua ligação a empresas, numa concentração de poder que gera controle e influência dos cidadãos.
Paddy Cosgrave já fez as “honras da casa” e deu o sinal de que está aberta mais uma Web Summit, a quarta em Lisboa. Mas já passaram pelo palco duas dezenas das startups mais promissoras, entre as quais algumas portuguesas para os primeiros pitch de 2019.
Usando dois telemóveis, a operadora do MEO fez hoje uma ligação por videochamada entre a sede em Picoas e a Altice Arena, onde hoje começa o Web Summit.
A nova área do SAPO é vista como uma oportunidade por vários órgãos de comunicação social que já entraram na nova parceria e disponibilizam conteúdos exclusivos no SAPO Prime.
As novidades da nova distribuição do Ubuntu, a exploração das várias plataformas e muitos “how to” dominam uma agenda de quatro dias onde o open source e as tecnologias abertas estão no ar que se respira.
No terceiro trimestre venderam-se 68 milhões de computadores a nível global. A Gartner diz que é o ciclo de renovação do Windows 10 que continua a dinamizar o mercado.
A integração de componentes de inteligência artificial está a acelerar no portfólio da SAP e atravessa vários produtos. Markus Noga admite que há um potencial fantástico a explorar e que a empresa simplificou o trabalho dos programadores e dos clientes.
A tecnologia de blockchain é uma das apostas de futuro da SAP que pretende oferecer aos clientes maior flexibilidade no desenvolvimento e consumo de aplicações. E já tem casos para mostrar.