Não deixar ninguém para trás, garantir a formação em competências digitais e aumentar a especialização são algumas das áreas de foco no programa lançado em 2017 e que hoje estão em destaque na conferência do InCoDe.2030.
Os primeiros projetos de aplicação de inteligência artificial na administração pública já estão no terreno mas vão ser abertos mais dois concursos nesta área.
O ano fiscal ainda não acabou mas Miguel Coelho, responsável da unidade de PCs em Portugal diz que está “a correr muito bem”, consolidando o segundo lugar no mercado, embora ainda não em todos os segmentos.
Esta noite, o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia chegaram a um acordo político sobre a lei da cibersegurança que reforça o mandato da ENISA e cria alguns mecanismos inovadores de certificação e cooperação entre os Estados membros.
É a primeira vez que uma missão a Marte consegue enviar informação do som do vento captado no Planeta, uma estreia que acabou por surpreender os cientistas e que é um bónus da missão InSight.
A Europa já tem um plano de ação para a Inteligência Artificial, baseado no acordo alcançado em abril deste ano, mas a Comissão Europeia quer agora que os Estados membros se comprometam com metas em meados de 2019. O tratamento de cancro é uma das áreas prioritárias.
Já estão escolhidos os municípios que vão receber os primeiros vales de 15 mil euros do WIFI4EU para implementarem redes de acesso gratuito à Internet. Mais de 120 são portugueses e pode ver aqui a lista.
A Huawei não tem tradição no mercado de PCs mas a marca já mostrou que sabe fazer bem também nesta área e tudo indica que veio para conquistar mercado. O MateBook X Pro é um caso sério no alinhamento de ultraportáteis e bate-se de igual para igual com os nomes mais sonantes do segmento.
O smartphone da linha Mate 20 mais virado para multimédia e produtividade não tinha comercialização prevista em Portugal mas “a pedido de muitas famílias” vai chegar às lojas já a 13 de Dezembro. E traz um “brinde”.
A Huawei confirmou hoje que está a alargar a gama de equipamentos comercializados em Portugal com a venda de computadores portáteis da linha MateBook. O primeiro chega às lojas já esta semana e é um sério desafio à concorrência na gama de ultraleves.
Entre as conferências, workshops e exposição do ICT 2018 há também espaço para os programadores mostrarem as suas capacidades de desenvolvimento. O Fiware Challenge desafia perto de 20 equipas a responder a 4 desafios.
Em Abril a União Europeia apresentou um plano de desenvolvimento para a Inteligência Artificial mas o seu desenvolvimento já está a dar frutos. Sexta feira vai ser divulgado o plano de ação e até ao final do ano deve ser publicado o draft das recomendações éticas.
Esta semana foram conseguidos alguns desenvolvimentos no acordo necessário para o programa de financiamento da inovação, o Horizon Europe, mas o tema do investimento no programa Digital Europe voltou a ser central na abertura do ICT 2018. E não faltaram avisos de que sem um compromisso mais sério a
Só nos primeiros 10 segundos o projeto que pretende garantir acesso à internet gratuito em espaços públicos recebeu 4 mil candidaturas. Ao todo foram 13 mil as inscrições para ter acesso aos vouchers de 15 mil euros.
Um crescimento de 16,2% face a uma média europeia de 4,2% faz com que Portugal seja o país com o desenvolvimento mais rápido da comunidade de programadores. O Porto surge destacado como o terceiro polo que mais cresce na Europa em membros ativos.
Os três astronautas que integram a expedição 58 partiram esta manhã do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e seis horas depois chegavam à Estação Espacial Internacional, desta vez sem incidentes.
Chama-se Wonderscope e é uma das novas aplicações a tirar partido da realidade aumentada para transformar os lugares normais em espaços extraordinários.
A ação judicial já entrou em tribunal e exige uma compensação pela utilização abusiva de dados no caso Cambridge Analytica. Já há 16 mil inscritos na lista da DECO para receberem pelo menos 200 euros por cada ano de registo na rede social.
Os vídeos publicados pelo wuant e outros youtubers nos últimos dias vieram reacender em Portugal as dúvidas sobre a legislação que está a ser preparada na Europa, mas há muitos argumentos falsos e pressupostos errados.
Para assinalar os 30 anos do domínio .pt a DNS.pt organizou uma conferência onde quis debater os lados opostos da utilização (ou não) da Internet, mas o certo é que neste casos as diferenças parecem não ser muitas.
Qual deve ser a estratégia das empresas de TICE para crescerem e avançarem no mercado internacional? Em entrevista ao SAPO TEK, José Salas Pires, presidente da ANETIE, faz o retrato do sector e alinha as propostas da associação para os próximos anos.
A atração de centros de competências internacionais para Portugal é vista pelo presidente da ANETIE como uma “estratégia profundamente errada”, levando o talento que é o recurso mais precioso em Portugal.