O debate sobre a proposta de uma nova diretiva para o copyright tem escalado de tom e gerado movimentações de lobbies a favor e contra o relatório que hoje volta a ser discutido no PE. Os artigos 13 e 11 continuam a gerar mais polémica.
Na última semana a IFA dominou novamente as atenções centrando em Berlim grande parte do mundo das tecnologias e da eletrónica de consumo. Entre gadgets estranhos há novidades interessantes a marcar tendências.
A feira de consumo continua a crescer e no ano passado teve de optar por separar a exposição de componentes e fabricantes OEM e ODM. A “outra” IFA não tem muito para oferecer ao consumidor final mas é ponto de passagem obrigatório para profissionais do mercado.
A proposta de diretiva não passou ainda no Parlamento Europeu e vai voltar a ser votada em setembro. Hoje os artistas e associações portuguesas juntaram-se para pedir aos eurodeputados a sua aprovação, numa sintonia raramente vista.
Nos últimos dias a discussão tem estado ao rubro, com pressões das gigantes da internet e sociedade civil sobre os eurodeputados para não aprovarem a nova directiva para os direitos de autor. Mas para já tudo fica adiado para Setembro.
Acusações de censura, filtragem de conteúdos e possibilidade de aplicar uma taxa por links mobilizaram milhares de pessoas para convencer os eurodeputados a votar contra a lei. No Parlamento Europeu diz-se que é uma campanha orquestrada pelas gigantes da Internet.
Com a entrada em efeito da novas Regras Gerais da Proteção de Dados, diversas normas de privacidade associadas a serviços digitais e aplicações foram modificadas. Conheça todos os seus direitos para começar a aplicá-los plenamente.
As gigantes tecnológicas são acusadas de coagir os utilizadores a aceitarem as suas políticas de privacidade. A possível violação do RGPD pode originar multas até 7.000 milhões de euros.
Depois de dois anos de preparação, começa hoje a ser aplicado o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. E como se viu nos últimos dias há algum “pânico”. Mas será que já se podem aplicar multas?
Com as novas regras europeias a terem efeito a partir desta sexta-feira, dia 25 de maio, algumas apps já estão a impedir os utilizadores de avançar sem dar o consentimento expresso do uso dos dados. O Instagram já começou a bloquear acesso e o Facebook e Messenger estão na lista dos que se seguem.
Está a decorrer o primeiro Exercício Nacional de Cibersegurança que pretende preparar as organizações portuguesas para cenários de ataques informáticos.
O pedido de demissão tinha sido apresentado em Janeiro mas só agora foi concretizado, coincidindo com o primeiro Exercício Nacional de Cibersegurança 2018 que se está a realizar desde ontem.
Sem grande organização prévia, está a surgir em Portugal um cluster ligado a soluções de smart cities, que junta os municípios e a indústria. Mas é preciso financiamento para dinamizar as ideias e garantir capacidade de internacionalização.
No último ano Portugal evoluiu muito no campo das smart cities e está a conseguir dinamizar um cluster virado para as cidades inteligentes que tem grande potencial de internacionalização.
Não é revolucionário, mas desta vez nada falha no novo Galaxy S9+. A experiência prolongada com o novo smartphone da Samsung mostra que é difícil melhorar um smartphone que já está no top dos melhores do mercado.
Esta era uma das dúvidas na transposição do Regulamento Geral de Proteção de Dados para o enquadramento português que fica hoje esclarecida com a Proposta de Lei do Governo. Foram também definidos os mínimos das multas para as empresas.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Lei para o Regulamento Geral de Proteção de Dados. A Ministra da Presidência espera que possa ser aprovada pelo Parlamento antes de 25 de maio.
A aposta da Huawei no mercado de smartphones é recente mas ambiciosa. A empresa já definiu a sua pretensão de ser número um, sem marcar prazo para isso, e no centro da estratégia está uma visão de desenvolvimento de um ecossistema mais inteligente.
Os cursos tecnológicos ainda são os que atraem menos raparigas e isso reflete-se nos empregos e nos cargos de direção. A situação está (lentamente) a mudar e algumas mulheres já têm cargos de topo, e contam ao SAPO TEK a sua experiência.
Com stand próprio, maior ou menor, ou integradas nas iniciativas de outros expositores, a participação de empresas portuguesas registadas no MWC este ano ronda uma dúzia. Mas é claro que há muito mais empreendedores à procura de oportunidades em Barcelona.
Os carros de condução autónoma ainda têm provas para dar e há legislação a desenvolver, mas a Huawei já está a experimentar colocar a inteligência de visão e leitura da estrada no smartphone. E resulta.
A Samsung voltou a acertar com a fórmula que lhe permite renovar todos os anos a linha Galaxy S. Sem grandes transformações os novos smartphones trazem novidades e uma aposta na usabilidade que podem justificar a manutenção da empresa na primeira posição do mercado móvel.
A inauguração oficial do laboratório de inovação do grupo Altice já foi há dois anos, mas herda uma história longa de sucessos da PT Inovação. Hoje o Altice Labs estende-se a mais três cidades em Portugal mas a ambição continua a ser conquistar o mundo.
Um estudo recente mostrava que apenas 2,5% das organizações portuguesas se consideravam preparadas para o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Daniel Reis, da PLMJ, aponta em entrevista algumas das prioridades.