A certeza de que a inteligência artificial veio para ficar fez-se ouvir no palco do Portugal Digital Summit, com exemplos para diferentes áreas, acompanhados da expectativa de transformação pela positiva da vida das pessoas e das empresas.
Tal como previsto, a NASA revelou esta quarta-feira os primeiros resultados sobre as amostras do asteroide Bennu, recolhidas durante a missão OSIRIS-REx, com direito a transmissão em direto.
O TikTok é uma “arte” que ainda não domina, mas enquanto isso Luísa Correia, mais conhecida como Louise L’amour, espalha um pouco da magia do colorido e brilhante burlesco no Instagram. Em nome próprio e em nome do The Spectacular Cabaret Fest.
Depois de 30 anos, o PoSAT-1 é o único satélite lançado por Portugal até hoje, mas o cenário está prestes a mudar, com vários projetos prontos para “descolar”.
Ao contrário de há 30 anos, quando foi lançado o PoSAT-1, hoje existem infraestruturas, orçamento e todas as condições para mostrar aquilo que Portugal é capaz no sector espacial. Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior “não há desculpa possível”.
Muitos de nós estamos preocupados com o futuro dos nossos postos de trabalho e temos razão para estar, diz Zoltan Istvan. Sem “paninhos quentes” o autor do livro “The Transhumanist Wager” fez questão de “incendiar” o palco da Q-day Conference ao falar de todas as faces da IA.
A plataforma virtual chega a Portugal no início de outubro com um curso 100% online sobre as bases fundamentais e os modelos de inteligência artificial, machine learning e prompt engineering, com a parceria da Microsoft. Cibersegurança e Web3 serão áreas a abordar mais para a frente.
Além de um primeiro prémio geral, o concurso Astronomy Photographer of the Year 2023 teve vencedores em mais 10 categorias diferentes, que retrataram desde galáxias cintilantes a auroras resplandecentes, em paisagens “do outro mundo”.
Portugal destaca-se no estudo “Tech Talent Outlook” como o sétimo país a nível global com as previsões de contratação mais otimistas no sector das TI para o último trimestre de 2023. Cibersegurança, suporte técnico e gestão de bases de dados são as áreas mais procuradas.
Alguns dos fungos que vivem na ISS podem estar lá desde o início da construção da plataforma, enquanto outros são “transportados” desde a Terra pelos novos astronautas ou cargas que chegam.
Trabalha bem sobre pressão e “já” consegue viver do que ganha online (passados seis anos). Quando um hater a insulta é pessoa para ir lá e agradecer “porque um comentário é engajamento” e acha que o seu maior foco de atração como LiliOnScreen é “não levar as coisas muito a sério”.
Se tudo correr bem, a sonda da missão SLIM deverá entrar na órbita da Lua daqui a cerca de três ou quatro meses. A “chegada” ao satélite natural da Terra está prevista para março de 2024, marcando a primeira alunagem do Japão.
Criada numa parceria entre as agências espaciais JAXA e NASA, com a participação da ESA, a missão XRISM tem objetivos ambiciosos: observar os objetos e eventos mais energéticos do cosmos. Foi lançada com sucesso e já está posicionada para cumprir o seu desígnio.
O espetacular álbum de fotografias do espaço acaba de ser reforçado pelos nossos telescópios espaciais favoritos. Enquanto o “velhinho” Hubble deu de caras com uma enorme bola de estrelas, James Webb apontou a uma supernova conhecida, revelando novas estruturas.
Agosto encerra como começou: com uma superlua. Além de ser especial por ser a segunda no mesmo mês, esta superlua azul é considerada como a maior e mais brilhante de 2023.
Dois novos estudos mostram que implantes cerebrais alimentados por inteligência artificial já estão a ajudar pessoas com paralisia a falarem mais rápido e com maior precisão. As equipas de investigação explicam como funcionam os sistemas criados.
A Crew-7, formada por uma astronauta da NASA, um astronauta da ESA, um astronauta da JAXA e um cosmonauta da Roscosmos, segue para a Estação Espacial no próximo lançamento, que está a cargo da SpaceX.
Está identificada a primeira estrela magnética massiva de hélio. Adicionalmente, a descoberta traz pistas sobre a origem das magnetars: estrelas mortas compactas permeadas por campos magnéticos de força colossal, consideradas os maiores ímanes do universo.
A sonda vai voltar a usar a gravidade de Vénus para estreitar a sua órbita em redor do Sol. A futura passagem será a mais próxima do astro-rei até agora.
Conhece a expressão “photobomb”? Um termo em inglês usado para dizer que alguém (ou algo) aparece na foto sem ser convidado, ao género do nosso “emplastro” em Portugal. Numa das últimas imagens do supertelescópio James Webb é precisamente isso que acontece.
Lidar com o imenso e detalhado conjunto de dados que as observações da missão Euclid trarão não será tarefa fácil. A pensar nisso, foi criada uma das simulações de computador mais precisas e abrangentes de sempre do Universo em larga escala. A ESA explica como funciona.
Os motores Raptor do foguetão Super Heavy da SpaceX voltaram a mostrar a sua força num teste estático, enquanto se preparam para “empurrar” a Starship numa segunda tentativa de voo, antes que a nave comece a rumar até novos mundos.
O primeiro voo tripulado da Starliner, que irá transportar astronautas até à ISS para a NASA, esteve inicialmente previsto para julho de 2022 e depois para fevereiro de 2023, tendo sido “adiado indefinidamente” no passado mês de junho.
Tecnologias digitais para a saúde, estimuladores de implantes, sondas neuronais, redes distribuídas e avaliação automática de visualizações são algumas das áreas exploradas pelos novos projetos de investigação financiados pelo Programa CMU Portugal.