Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
Vila Nova de Famalicão e Lagoa têm em marcha os seus projetos de transformação para cidades inteligentes. As estratégias são muito diferentes mas mostram que as visões de médio/longo prazo já não são exclusivas dos grandes centros.
As cidades inteligentes ainda estão a dar os primeiros passos. Promover a interoperabilidade de dados continuará a ser um dos grandes desafios deste percurso, que terá outros testes de fogo, como a segurança, favorecidos pelo potencial de tecnologias que ainda estão a mostrar o que podem fazer pelas
Cidades como Lisboa e Porto já estão a orientar as suas estratégias de Cidades Inteligentes para tirar mais e melhor partido dos dados que vêm recolhendo ao longo dos últimos anos. Os planos para o futuro passam por uma aposta ainda maior nesta área.
Nos últimos anos surgiram diferentes aplicações e plataformas para apoiar a transição digital das cidades, muitas já estão a ser usadas um pouco por todo o país para melhorar a mobilidade, promover eficiências ou gerir recursos de forma inteligente, mas não só.
O tema das Smart Cities voltou a estar na moda mas desta vez o volume de projetos no terreno é grande e a urgência de algumas mudanças é maior ainda. Veja o que já está a mudar nas cidades portuguesas e o que falta fazer para escalar resultados e aproveitar a onda de entusiasmo.
A empresa de serviços de Tecnologias de Informação está a reforçar a sua posição no mercado, registando um volume de negócios acima dos 200 milhões de euros no ano fiscal de 2022. Para já quer recrutar mais 100 técnicos.
A empresa pretende criar uma coleção com momentos icónicos da taça espanhola, competição que já foi vencida por nomes como Cristiano Ronaldo, Paulo Futre, Maradona e Messi.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que duas bases aéreas situadas no centro do país foram hoje atacadas por ‘rones’(aeronaves não-tripuladas) ucranianos, fazendo três mortos.
Segundo novos dados avançados por um especialista da equipa de resposta a incidentes de segurança informática do setor financeiro polaco (CSIRT KNF), há a possibilidade de os dados do WhatsApp expostos serem informação “reciclada” de uma fuga no Facebook em 2019.
Os testes à velocidade da internet fixa e móvel a partir do Net.mede permitem concluir que, principalmente nos serviços de rede fixa, a velocidade média das ligações melhorou consideravelmente.
O centro de investigação e desenvolvimento de Braga vai ter uma nova equipa no início de 2023 para sistemas de segurança de veículos de passageiros, bem como para futuros automóveis autónomos.
A marca de eletrónica de consumo entrou em Portugal há 8 anos e está agora a avançar também para o mercado francês. Em 2022 a SPC prevê faturar 5 milhões de euros em Portugal, com um crescimento de dois digitos que prevê manter em 2023.
A cápsula que transportava os astronautas da missão Shenzhou-14 aterrou ontem no deserto de Gobi, no norte da China. O comandante Chen Dong e os astronautas Liu Yang e Cai Xuzhe completam uma missão de seis meses no espaço.
O volume e intensidade de investimento em I&D em portugal colocam o país a meio da tabela na análise do Eurostat, onde se revela que a UE aumentou em 6% o volume total de fundos para a apoiar investigação em 2021.
O serviço de mensagens escritas foi lançado em Portugal em 1995 em Portugal mas tem vindo a perder expressão nos últimos anos pela chegada de aplicações de mensagens instantâneas como o Messenger, WhatsApp ou Telegram.
Passatempo inédito da Valve vai dar oportunidade aos utilizadores do Steam que assistam aos “Óscares” dos videojogos, a oportunidade de ganhar uma das 120-150 consolas disponíveis.
O projeto da Toyota insere-se na estratégia de desenvolvimento de veículos sem emissões de carbono, promovido pelo governo britânico. Os primeiros protótipos de automóveis comerciais elétricos movidos a hidrogénio chegam em 2023.
A Electronic Arts submeteu novas patentes de acessibilidade baseadas em machine learning e feedback háptico para ajudar jogadores com deficiências físicas a jogarem os videojogos.
A aprovação por parte da Food and Drug Administration é fundamental para a Neuralink conseguir avançar nos testes da tecnologia de implantes cerebrais em humanos. Segundo Elon Musk, a empresa pode ter "luz verde" no próximo ano.
Foi criada uma iniciativa para recolher donativos de computadores, smartphones e tablets que possam ser usados pelos professores e alunos ucranianos nas escolas, mas também em outros serviços públicos, entre os quais os hospitais. O foco são as zonas mais afetadas pela guerra e são precisos mais de