O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Dezembro promete ser um mês “em cheio” para os entusiastas da observação astronómica. Em destaque está a chuva de meteoros das Úrsidas, que atinge o seu pico de intensidade máxima no dia 22. Ainda antes será possível observar a passagem do recém-descoberto cometa Leonard.
Depois de vários adiamentos devido a condições meteorológicas adversas, os novos satélites Galileo já foram lançados e vão fazer crescer o sistema europeu de navegação para 28 “elementos”.
A ECDC revelou os mapas semanais sobre a evolução da COVID-19, demonstrando as áreas entre o amarelo e o vermelho escuro, que corresponde ao nível mais grave da escala. A Europa está cada vez mais “vermelha”.
Através de observações feitas por sondas e dos resultados de experiências levadas a cabo na Terra, cientistas sugerem que o vulcão Idunn Mons em Vénus tem estado ativo ao longo das últimas centenas de anos.
A Universidade de Coimbra vai realizar um ensaio clínico, pioneiro em Portugal, de um equipamento médico para treinar o cérebro de crianças com doenças relacionadas à hiperatividade, autismo e défice de atenção, sem saírem de casa.
Foi utilizado lasers para encolher gás lítio, bloqueando a sua capacidade de se espalhar pela luz. O sistema pode ser utilizado em sistemas de proteção de dados ao nível de computação quântica.
A ECDC já divulgou os mapas semanais de controle da evolução da COVID-19 que mostram uma Europa onde a larga maioria dos países já está pintado de vermelho, ou vermelho escuro, o nível mais grave da escala.
As condições atmosféricas de Marte favorecem a predomínio dos tons azuis quando o Sol se põe, mas nem sempre é assim. Esta exceção foi registada pelos instrumentos do rover Perseverance.
A 19ª missão do New Shepard será a primeira da Blue Origin a transportar seis astronautas, um passo importante nos planos da empresa espacial de Jeff Bezos.
Vinte e três representantes de estados-membros da Agência Espacial Europeia (ESA) subscreveram hoje o “Manifesto de Matosinhos". O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou hoje que Portugal está disponível para aumentar em 50% o financiamento atribuído anualmente à a
O rover Perseverance prossegue com a sua missão de recolher amostras da superfície marciana e desta vez o exemplar rochoso está a intrigar a comunidade científica, ou mais especificamente a sua origem.
A missão espacial Plato da ESA parte em 2026 e tem como objetivo procurar outros planetas como a Terra, escondidos na luz entre estrelas semelhantes ao Sol. Investigadores dizem que é necessário conhecer as propriedades das estrelas para saber mais sobre os seus planetas.
Elon Musk admitiu, no entanto, que existem “muitos riscos associados" ao primeiro voo orbital da Starship e que o lançamento pode até não correr como esperado. “Mas acredito que faremos muito progresso”, enfatizou.
A Agência Espacial Europeia vai reunir em Matosinhos os seus 22 Estados-Membros para definir estratégias de resposta às alterações climáticas, às catástrofes naturais e ao lixo espacial.
Chamam-se semicondutores de carboneto de silício e vão contribuir significativamente para aumentar a eficiência energética dos equipamentos e sistemas onde forem integrados. Até 2025, a procura destes chips deve crescer 30% ao ano e a Europa está a desenhar toda uma cadeia de fornecimento para respo
Dos rovers Perseverance e Curiosity ao lander InSight, sem esquecer as sondas que orbitam o planeta: a NASA tem um conjunto de exploradores que recolhem dados essenciais para perceber as dinâmicas do clima em Marte.
O grupo português ISQ está responsável por acompanhar a segurança das operações do James Webb Space Telescope, considerado o maior e mais complexo telescópio espacial construído até à data e destinado a desvendar as origens da vida.
De acordo com um novo estudo levado a cabo por astrónomos norte-americanos, o asteroide Kamo'oalewa, originalmente descoberto em 2016, poderá ser um fragmento da Lua.
O rover Perseverance encontrou um novo conjunto de rochas marcianas cujo aspeto despertou o interesse dos cientistas da NASA e tem estado ocupado a verificar se este será um bom local para recolher uma amostra.
Portugal participa num projeto internacional que vai avaliar o impacto do ensino à distância na aprendizagem durante a pandemia de covid-19 e das variantes do novo coronavírus nos tratamentos e vacinas.