O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Este indicador do Doomsday Clock é usado para ilustrar a vulnerabilidade do mundo a uma catástrofe oriunda das armas nucleares, alterações climáticas e tecnologias disruptivas em outros domínios.
Um novo estudo demonstra que 5.301 “comboios” de satélites Starlink aparecem em imagens captadas pelo observatório Zwicky Transient Facility, nos Estados Unidos, entre novembro de 2019 e setembro de 2021.
O Centro de Controle de doenças europeu divulgou o mapa desta quinta-feira, mostrando a Europa Ocidental totalmente a vermelho, representando mais de 500 casos positivos de COVID1-9 por 100 mil habitantes.
O exoplaneta, que toma o nome TOI-2180 b, estava “escondido” entre dados recolhidos pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS). No futuro, a NASA espera poder usar o telescópio espacial James Webb para estudar a descoberta ao detalhe.
A Agência Espacial Europeia (ESA) deverá lançar o seu robot de exploração de Marte em setembro deste ano, anunciou hoje a direção do organismo, rejeitando que a tensão com a Rússia prejudique a missão.
A erupção do vulcão subaquático, perto de Tonga no oceano Pacífico, criou tsunamis em direção à costa. A onda de choque foi captada pelo satélite geoestacionário japonês Himawari-8.
Os vários robots que exploram o solo de Marte dão uma perspetiva mais próxima do terreno no planeta vermelho, mas as imagens captadas a partir dos satélites em órbita continuam a revelar detalhes impressionantes.
A Comissão Europeia disse hoje ter sido notificada de que os problemas em Portugal na emissão de certificados COVID-19 da União Europeia (UE) com a informação da dose de reforço da vacina estão já resolvidos, não existindo constrangimentos.
Bruxelas admitiu os problemas na emissão dos certificados de COVID-19 em Portugal, no que diz respeito à prova da dose de reforço da vacina. Os técnicos da instituição já estão em contacto com as autoridades portuguesas.
A ECDC revelou os mapas semanais sobre a evolução da COVID-19, demonstrando as áreas entre o amarelo e o vermelho escuro, que corresponde ao nível mais grave da escala. A Europa ocidental está totalmente pintada a vermelho.
É um velho conhecido dos astrónomos, que há quase 20 anos lhe estudam a rota e, como tal, sabem com precisão por onde vai passar, um mapa útil para quem quiser pegar no telescópio e tentar a observação. Veja onde e como pode observar o (7482) 1994 PC1.
A confirmação é dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) que adianta que já foram emitidos mais de 13,7 milhões de certificados digitais, a grande maioria a atestar a vacinação contra a COVID-19.
O planeta encontra-se na constelação de Hercules, sendo o primeiro a ser descoberto com esta deformação. A sua estrela, WASP-103 é 200 graus mais quente e 1,7 vezes maior que o Sol.
O mais recente relatório do Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas confirma que 2021 integra um ciclo de sete anos consecutivos classificados como os mais quentes de sempre.
Ao longo das últimas semanas, o rover chinês Yutu 2 esteve à procura de uma resposta para uma descoberta que estava a intrigar os cientistas. Porém, a “cabine alienígena” captada em dezembro era nada mais, nada menos do que um conjunto de rochas lunares com um formato curioso.
A dança mecânica para abrir o escudo solar de cinco camadas do James Webb Space Telescope, com aproximadamente o tamanho de um campo de ténis, começou a 28 de dezembro último e terminou com sucesso esta terça-feira.
De acordo com dados avançados pela NASA, a energia gerada pela explosão de um meteoro que se fez ouvir em Pittsburgh, na Pensilvânia, era equivalente a a 30 toneladas de TNT. Caso o céu não estivesse nublado, teria sido possível observar uma “bola de fogo” 100 vezes mais forte do que o brilho emitid
O início do novo ano fica marcado pela “chuva de estrelas” das Quadrântidas, vista como uma das melhores no hemisfério norte, com o seu pico a acontecer hoje pelas 20h40 e com a duração de visibilidade do fenómeno a estender-se até ao dia 12 de janeiro.
O derradeiro teste, que vai juntar Starship e Super Heavy, validará a capacidade do sistema de transporte desenvolvido pela SpaceX para levar e trazer humanos da Lua ou de Marte, mas 18 mil comentários à consulta do regulador vão atrasar a emissão da licença.