O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
O planeta extrassolar tem uma massa maior do que a da Terra e está suficientemente distante da sua estrela para permitir a presença de água à sua superfície e uma atmosfera.
Tem o tamanho de um pequeno melão, com cerca de 500 gramas e foi visto sobre a zona de Bordéus. Astrónomos amadores do Sky Watch captaram o momento em vídeo mas ainda não conseguiram encontrar a rocha, apesar dos modelos precisos que foram desenhados e do envolvimento de muitos voluntários.
O Perseverance chegou a Marte há duas semanas mas o rover da NASA tem estado quietinho a fazer as primeiras verificações de segurança. Agora começa a fase de testes e a missão de procura por sinais de vida.
No ano passado a supergigante vermelha Betelgeuse, a mais brilhante da constelação Orion, despareceu durante semanas. Agora o mesmo acontece com uma estrela de Canis Major.
Depois de Portugal ter estado no top da lista dos países com mais infeções o mapa da ECDC mostra que a situação está a melhorar a península ibérica e em várias regiões da Europa.
Apesar do seu equipamento de última geração, o rover tem um processador PowerPC 750, com apenas um núcleo, a 233 MHz. E é o mesmo que o seu irmão Curiosity utilizou.
A equipa da Crew-2, que será composta por astronautas da NASA, JAXA e ESA, vai permanecer na ISS durante seis meses, conduzindo uma série de experiências e investigações científicas antes de regressar à Terra no Outono de 2021.
Seja na monitorização da cobertura terreste, do Oceano Atlântico, das emissões de gases poluentes ou até na melhoria da qualidade de vida nas cidades, as tecnologias emergentes e espaciais desempenham um papel cada vez mais importante na Europa. Portugal não é uma exceção à regra.
O satélite desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em colaboração com a Agência Espacial Brasileira (AEB) faz parte da Missão Amazónia, que pretende também lançar para o Espaço mais dois satélites de monitorização terrestre, o Amazónia-1B e o Amazónia-2.
Há quase um ano que o país vive entre confinamentos devido à pandemia. Quais são os contributos das empresas portuguesas para atenuar o efeito da doença nos espaços públicos?
A ECDC acaba de publicar os novos mapas que reúnem informação dos últimos 14 dias relativos aos novos casos positivos para a COVID-19 e Portugal já não está a vermelho escuro, a classificação mais grave.
A investigação, que permitiu identificar 1,3 milhões de sistemas binários de estrelas, recorreu ao mais recente conjunto de dados do satélite Gaia, o qual data de dezembro de 2020.
A julgar pelas conclusões de um novo estudo, planetas como a Terra têm agua desde o seu início. A descoberta deixa “cair” encontros estrondosos com meteoritos e coloca a possibilidade de a Via Láctea estar repleta de outras “Terras”.
Foram hoje nomeados os membros do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) que vai funcionar em colaboração com os ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Alguns micróbios da Terra poderão sobreviver temporariamente na superfície de Marte, revela hoje um estudo com participação portuguesa. O trabalho realça a importância da compreensão da resistência dos microrganismos a ambientes hostis para o sucesso de futuras missões espaciais.
A primeira parte da missão do Mars 2020 Perseverance está completa com a chegada com sucesso ao solo do Planeta Vermelho. O rover já enviou as primeiras imagens em Marte mas a NASA vai partilhar todo o filme e também o som recolhido pelos instrumentos.
Falta pouco para que o rover Perseverance aterre na cratera Jazero, mas apesar de este ser um momento crítico é apenas o início da missão em Marte. Saiba mais sobre a Missão Mars 2020 da NASA.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças já atualizou os mapas com dados sobre o número de novas infeções do novo coronavírus, e também da positividade após testes, e Portugal continua no topo da lista dos países mais afetados nos últimos 15 dias.
O pequeno Ingenuity que a NASA enviou para Marte tem uma missão especial: mais de um século depois do primeiro voo motorizado na Terra, a agência espacial quer provar que é possível fazer um veículo voar noutro planeta.
A Colaboração Pierre Auger acaba de tornar públicos 10% dos seus dados, recolhidos com o maior detector de raios cósmicos dos mundo. A organização não quer limitar a informação aos cientistas da física e astronomia, abrindo o acesso a projetos educativos e a toda a comunidade interessada.