O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A informação está a circular online e indica que hoje, às 12h15 minutos de Portugal Continental, a maioria da população do mundo recebeu luz do Sol em simultâneo. O dia é especial mas a percentagem dos que vão pensar que é noite ainda é elevada.
Ao todo, o concurso Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia recebeu 460 candidaturas de jovens com idades entre os 14 e os 17 anos. Os futuros astronautas, hoje revelados, foram escolhidos do grupo de 60 candidatos que passaram nas duas últimas fases de seleção.
A matéria escura é um ingrediente fundamental para a receita do cosmos e, apesar de nunca ter sido observada diretamente, sabe-se que a sua influência gravitacional dita o movimento das grandes estruturas de matéria do universo e age como uma cola que mantém as galáxias coesas.
O número de casos positivos de COVID-19 aumentou 30 % nas últimas duas semanas a nível global. Na Europa a ECDC mostra a progressão das infeções e grande parte dos países continuam no vermelho escuro, o nível máximo de gravidade.
As lentes de contacto da Mojo utilizam um ecrã microLED do tamanho de um grão de areia para oferecer informações relevantes aos utilizadores, mesmo à frente dos seus olhos. A tecnologia é apontada como um dos futuros possíveis para os wearables.
Depois de um momento em que se acreditava que o futuro da missão à Lua poderia estar comprometido, a NASA dá a conhecer que conseguiu restabelecer a comunicação com o satélite CAPSTONE.
O pequeno cubo da NASA é essencial nos planos do programa Artemis e vai fazer uma longa viagem nos próximos meses, prevendo-se a chegada à órbita da Lua em novembro.
O projeto de ciência cidadã demonstra que, ao reunir professores do 1º ciclo, astrónomos e comunicadores, é possível contribuir para a produção de nova ciência, mudar atitudes e disseminar conhecimentos científicos.
Já passaram 10 anos sobre a descoberta do bosão de Higgs através do acelerador Large Hadron Collider do CERN mas a investigação continua e é fundamental para perceber os segredos do universo. Amanhã avança uma nova fase do LHC e as expectativas são elevadas.
A NASA pretende aterrar em Vénus em junho de 2031, uma missão que pela primeira vai estudar o planeta em sobrevoos espaciais e com uma sonda de descida à superfície, adiantou hoje o cientista James Garvin.
Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à COVID-19, informou hoje a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Segundo os mais recentes dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, Portugal, Itália e França continuam no vermelho escuro, que corresponde à existência de mais de 300 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes
Investigadores do INESC TEC desenvolveram um novo sistema para permitir que pacientes com doença de Parkinson monitorizem os sintomas associados à doença e enviem os dados, em tempo real, para os profissionais de saúde que os acompanham.
O pequeno cubo pesa apenas 25 quilos e vai testar o caminho da órbita elíptica lunar para a estação espacial Gateway. Tem pela frente uma viagem de cerca de quatro meses.
O Conselho da União Europeia deu hoje luz verde ao prolongamento por mais um ano das regras relativas ao Certificado Digital COVID-19, considerando que este documento é “particularmente importante” no contexto das viagens.
O primeiro voo espacial da NASA a partir de um local comercial fora dos Estados Unidos descolou hoje de um território no interior da Austrália, um momento "histórico" para a indústria espacial do país.
O objetivo do NIRPS (Near-Infrared High Resolution Spectrograph) passa por ajudar os cientistas a estudar exoplanetas rochosos, que se julga serem a chave para decifrar a formação e evolução planetária.
A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou hoje que a missão que vai explorar o asteroide metálico Psyche, não vai acontecer em 2022, como planeado, devido ao "atraso da entrega do software de voo" e do equipamento da nave.
A primeira das imagens partilhadas foi captada pela BepiColombo a uma distância de 920 quilómetros da superfície de Mercúrio e, nela, é possível observar as múltiplas crateras que existem na superfície do planeta que resultam de impactos de astroides e cometas.